Sexta-feira, 05 de Dezembro de 2025 Fazer o Login

Conquista que ultrapassou fronteiras: Vereador Guilherme Santana levou o nome de Araguari à conferência mundial da ONU, a COP30

sáb, 15 de novembro de 2025 11:28

Da Redação

Em um feito inédito para Araguari, o vereador Guilherme Santana foi convocado para compor a delegação oficial brasileira na COP30, a maior conferência climática do planeta, organizada pelas Nações Unidas e realizada este ano em Belém do Pará. Após um rigoroso processo de seleção que analisou a fundo o histórico, a capacitação técnica e a atuação concreta em causas ambientais de milhares de candidatos, o vereador foi convocado, e conquistou seu lugar na exclusiva Blue Zone — o coração das negociações globais, espaço restrito a chefes de Estado, ministros e delegações oficiais durante a COP30. Mais do que uma conquista pessoal, a oportunidade surgiu como reconhecimento direto ao seu trabalho consistente e à sua expertise comprovada, credenciando-o a integrar o seleto grupo de vozes que participaram das decisões que definiram os rumos ambientais do planeta.

 

Presidente da Comissão de Meio Ambiente do Legislativo araguarino, Guilherme leva na bagagem anos de atuação e compromisso com causas ambientais. Sua presença na COP30 é fruto de mérito e dedicação pessoal, resultado de uma trajetória marcada por luta, estudo e ação concreta em defesa do meio ambiente.

 

Na grandiosidade de um evento como a COP30, a voz de um representante local como o vereador Guilherme Santana agregou um ingrediente fundamental: a realidade do dia a dia. Enquanto grandes autoridades discutem o planeta, é quem está no município, sentindo no dia a dia os efeitos das mudanças climáticas, que consegue agregar experiência prática ao debate. Essa troca é uma via de mão dupla: ele levou as necessidades da nossa cidade para o centro das decisões mundiais e traz de volta ideias inovadoras e contatos valiosos.

 

Em sua participação nos debates, o vereador destacou os expressivos avanços de Araguari na agenda ambiental, com ênfase na bem-sucedida Política de Resíduos Sólidos e na implantação da coleta seletiva 100%, legado de sua gestão à frente da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Sua presença na COP30, no entanto, vai além da divulgação dessas conquistas; teve como propósito central prospectar inovações e estabelecer parcerias que possam subsidiar novas políticas públicas. O objetivo foi garantir que o município não apenas mantenha seu ritmo de avanços, mas também se posicione na vanguarda, incorporando as melhores práticas e tecnologias discutidas em fórum global, para benefício direto da população araguarina.

 

Em meio aos complexos desafios ambientais globais, Guilherme identificou uma barreira crítica: a profunda polarização que paralisa a ação prática. Ele alerta que, atualmente, a implementação de soluções urgentes esbarra na incapacidade de setores opostos se comunicarem de forma construtiva. “O maior obstáculo não é técnico, mas humano, enquanto não superarmos a resistência ao diálogo e não aprendermos a ceder em pontos divergentes, projetos essenciais continuarão travados.” Guilherme defende que a verdadeira transformação só ocorrerá quando houver uma ponte genuína entre visões distintas, transformando conflitos em colaboração para o bem comum.

 

Um dos temas centrais da COP3 foi a crise hídrica, onde participando ativamente de painéis e missões técnicas, o vereador pode absorver conhecimentos de ponta sobre gestão de recursos hídricos, tecnologias de reuso e modelos de conservação que agora integrarão sua atuação legislativa e fomentarão futuros projetos. Essa experiência reforça seu compromisso com as riquezas naturais do município e da região do Triângulo Mineiro e a defesa intransigente de nossos recursos e a busca por inovação para preservá-los e expandi-los.

 

O que parecia distante – um jovem vereador do interior de Minas entre as principais lideranças mundiais – mostrou-se um feito histórico concretizado. Mais do que representar Araguari, elevou o Triângulo Mineiro ao patamar das discussões globais. Este não é um ponto de chegada, mas o início de uma nova etapa. Guilherme retorna não apenas com a honra de ter representado nossa terra, mas com a missão renovada de transformar todo esse conhecimento em ações concretas.

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: