Conclusão de curso avançado de aviação acontece em Araguari
sex, 16 de outubro de 2015 08:47por Mel Soares
Há três meses, uma equipe, composta por dez oficiais, iniciou o curso avançado de aviação no Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEX), escola responsável pela formação, aperfeiçoamento e especialização de todos os recursos humanos desta área.
Segundo o capitão Vila Nova, oficial da comunicação social e piloto de aeronave, pela 4ª vez consecutiva, o CIAvEX, sediado em Taubaté, São Paulo, escolheu o 2ª Batalhão Ferroviário para realizar as últimas etapas do curso, promovido nesta semana.

Oficiais do Centro de Instrução de Aviação do Exército participam de atividades no município
A unidade local tem oferecido apoio de qualidade, principalmente, no que se refere a logística e a receptividade, conforme informações do Coronel Geraldo. “O Batalhão não mediu esforços, forneceu todo suporte logístico para a nossa equipe de instrutores e alunos. Novamente, a unidade de engenharia, permitiu o coroamento de mais uma turma avançada de oficiais da aviação do Exército”.
Em entrevista, os alunos exemplificaram sobre um dos treinamentos realizados em Araguari. “Estamos simulando conflito entre fronteiras e executamos algumas estratégias de combate. Nesta simulação, o Triângulo Mineiro teria sido tomado por outro país e o nosso objetivo é resgatá-lo”.
O trabalho de segurança em diversos eventos, como a Copa do Mundo no Brasil e o apoio em controle de fronteira junto a Polícia Federal e Receita Federal, contaram com a parceria do CIAvEX. Chefiar a segurança das Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro, é uma das próximas missões da Unidade.

Aeronaves, modelos Pantera e Esquilo, fizeram parte do treinamento em Araguari
Curso Avançado de Aviação
Criado em 1992, o Curso Avançado de Aviação conta com mais de 150 militares formados ao longo de mais de duas décadas de funcionamento e aprimoramento. Cada ano são formados dez novos alunos. Cada um deles é preparado ao longo de 13 semanas nos conhecimentos doutrinários da Força Aérea Brasileira, objetivando o maior entendimento de seu funcionamento para melhor solicitar seu apoio e integração nas operações conjuntas.
Também é preparado no entendimento da Defesa Aeroespacial através do conhecimento de todo o Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro (SISDABRA), incluindo-se aí, o emprego da Artilharia Antiaérea. Observa-se ainda, uma grande carga horária para a Guerra Eletrônica, Fotointerpretação, Logística Militar Terrestre e de Aviação, que somadas se tornam grandes ferramentas para o desenvolvimento do Processo de Tomada de Decisão Militar, sendo coroado com o planejamento de operações aeromóveis no nível Unidade Aérea em exercício na carta em Sala de Aula e no Terreno.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Filarmônica de Varginha em turnê histórica sáb, 13 de dezembro de 2025
- Trem Ouro Preto/Mariana pode voltar sex, 12 de dezembro de 2025
- Araguari terá novo reajuste nas contas de água e esgoto a partir de 2026 sex, 12 de dezembro de 2025
- DA REDAÇÃO – 12 DE DEZEMBRO sex, 12 de dezembro de 2025
- Jogo do ARAGUARI VÔLEI EVA contra Praia Grande é adiado sex, 12 de dezembro de 2025
- Anabolizantes e aparelhos celulares são apreendidos com grupo de Araguari sex, 12 de dezembro de 2025
- Prefeitura, IMEPAC e Polícia Civil iniciam parceria para proteger jovens dos riscos digitais sex, 12 de dezembro de 2025
- Agora é Lei! Vereador Guilherme Santana tem Lei sancionada: Política Municipal de Prevenção de Quedas entre Pessoas Idosas e tem aprovado Projeto de Lei sobre Conscientização da Psoríase sex, 12 de dezembro de 2025
- RADAR – 12 DE DEZEMBRO sex, 12 de dezembro de 2025
- Motorista morre em capotamento de carreta na BR-050 entre Araguari e Uberlândia sex, 12 de dezembro de 2025
> > Veja mais notícias...
