Terça-feira, 09 de Dezembro de 2025 Fazer o Login

Comunidade prestigia Mostra da Educação que celebra desenvolvimento integral dos alunos

ter, 9 de dezembro de 2025 08:00

Da Redação

Foto 1: Alunos encantam a comunidade em evento da Rede Municipal de Ensino.

A educação em tempo integral é um modelo escolar em que os estudantes permanecem na escola por mais horas do que no ensino regular, participando de atividades acadêmicas, esportivas, culturais e de lazer. Esse formato não apenas amplia o aprendizado, mas também contribui para o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais, além de oferecer um ambiente seguro e estruturado para crianças e adolescentes. Ao promover maior engajamento e inclusão, a educação em tempo integral ajuda a reduzir desigualdades educacionais e garante uma formação mais completa, preparando os alunos para os desafios acadêmicos e da vida.

A Prefeitura de Araguari, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou nos dias 5 e 7 a Mostra Educação em Tempo Integral – Pedagogia do Encantamento, evento que destacou o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo e celebrou o aprendizado, a criatividade e o desenvolvimento integral dos estudantes da Rede Municipal de Ensino.

Os encontros reuniram um público expressivo e contaram com a presença da secretária Municipal de Educação, Cristiane Nery, da subsecretária Thais Carvalho, da equipe do Departamento de Educação em Tempo Integral, além de servidores da educação, diretores, equipes escolares, alunos, familiares e comunidade. Juntos, celebraram uma missão cumprida com sucesso: oferecer uma educação que inspira, emociona e transforma vidas.

Participaram da mostra as escolas municipais João Ribeiro de Araújo (Piracaíba), Neusa Rodrigues Teixeira, Ondina Moutinho Vieira, Papa João XXIII, Realino Elias Carrijo (Amanhece), Rosângela de Fátima Cardoso Rodrigues e Tenente Coronel Vilagran Cabrita. Cada unidade apresentou, por meio de performances artísticas, o impacto positivo da educação integral no fortalecimento do desenvolvimento emocional, social e cultural de crianças e adolescentes.

No dia 5, cerca de 280 alunos encantaram o público com apresentações marcadas por sensibilidade, expressividade e emoção. A programação incluiu a apresentação de ballet, coordenada pela professora Stefany Gabrielly Matias, do Instituto Mãos Solidárias – Polo Araguari, com alunas da E.M. Tenente Coronel Vilagran Cabrita. Houve também as Oficinas do Emcantar, conduzidas por Marco Aurélio e pelos arte-educadores Renata Ribeiro, André Salomão e Carlim Ribeiro, que integraram comentários, reflexões e vivências entre as músicas apresentadas, incluindo canções como O Anel; Marinheiro Só; Abóbora Faz Melão; Sabiá Lá na Gaiola; Guarda-Chuva; Pra Voar; Sol, Lua e Estrela; Meninos; Versim; Pout-Pourri e Agora é Tchau! O encerramento do evento contou com uma vibrante roda de capoeira, orientada pelo Mestre Zorro, que trouxe energia, movimento e alegria ao público.

No dia 7, mais 50 alunos encantaram novamente a plateia em apresentação realizada em praça pública, exibindo o delicado e emocionante resultado das oficinas do Emcantar. A comunidade compareceu em peso, prestigiando cada gesto, cada nota e cada sorriso das crianças.

Com suavidade e encantamento, os estudantes interpretaram um repertório repleto de poesia e ternura, transformando cada apresentação em momentos harmoniosos e emocionantes, que tocaram profundamente o coração do público presente.

Mais do que apresentações artísticas, a Mostra Educação em Tempo Integral – Pedagogia do Encantamento reafirmou o compromisso da Rede Municipal de Araguari com uma educação integral, humana e transformadora, celebrando com orgulho os frutos de um trabalho realizado com dedicação, sensibilidade e excelência.

Foto 2: Ballet, música e capoeira marcam a Mostra Educação em Tempo Integral.

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: