Terça-feira, 24 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Comitê se reúne nesta quarta-feira para analisar perfil epidemiológico municipal

qua, 10 de junho de 2020 01:28

Da Redação

Comitê se reúne nesta quarta-feira para analisar perfil epidemiológico municipal

Comitê se reúne hoje para traçar novas estratégias

A quantidade de casos relacionados à covid-19 continua crescendo segundo o novo levantamento da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), publicado nesta terça-feira, 9. O documento mostra que já são 16.102 infectados em Minas Gerais, sendo que 8.340, ou seja, mais da metade dos pacientes ainda está sob acompanhamento. Dados do relatório apontam também que o coronavírus atinge, atualmente, mais de 520 das 853 cidades mineiras.

Araguari também aparece entre estas cidades, no entanto, a reportagem verificou que os números ainda não foram atualizados pela pasta estadual. No município são 34 casos confirmados, 15 em acompanhamento e 18 pacientes que se recuperaram da doença. Em contrapartida, a Secretaria Municipal de Saúde ressalta que os casos positivos da doença já atingiram a marca de 139 pacientes infectados, que tiveram diagnóstico positivo após a realização de exames laboratoriais e testes rápidos.

O boletim municipal mais recente da secretaria traz informações mais completas relacionadas à todas as notificações recebidas pelo município, como por exemplo, os casos recuperados (43), os casos em monitoramento sob responsabilidade da Vigilância Epidemiológica (328) e as internações, que atualmente são 10 pacientes, sendo um de Cumari (GO). Além disso, no município há dois óbitos em investigação e, até o momento, apenas um teve confirmação. Outros 17 foram descartados.

Além de ser uma ação para manter a população informada, a divulgação do boletim com os dados mais completos atende ainda a um pedido da própria comunidade, que demonstrou certa preocupação devido à divergência de dados contabilizados pelo município e pelo estado. Para traçar novas ações de enfrentamento à doença, o Comitê pretende se reunir nesta quarta-feira, 10, juntamente com representantes do Executivo e as equipes técnicas que irão analisar novamente o perfil epidemiológico do município. “Vamos verificar como a doença está evoluindo em Araguari, sobretudo entender a transmissão, pois, estamos no período mais crítico da pandemia, devido ao aumento de casos da covid na região e estado. É um momento de tensão, então, vamos fazer essa análise e possivelmente não teremos deliberações quanto a flexibilização de atividades, mas vamos discutir a pauta de acordo com as solicitações dos membros do comitê”, disse o secretário de Saúde, Guilherme Afonso.

Quanto aos dados estaduais, o número de óbitos causados pela Covid-19 alcançou a marca de 399 ocorridos em 130 municípios segundo o balanço da SES-MG. O relatório estadual aponta para a confirmação de novas 19 mortes em decorrência do coronavírus. Três delas aconteceram em Belo Horizonte, três em Uberlândia, três em Ipatinga e três em Betim. As outras aconteceram os municípios de Formoso, Poços de Caldas, Santa Cruz de Minas, Capitólio e Carmo do Rio Claro – há ainda um último óbito que consta no balanço como pertencente a “outros estados”.

No ranking das principais cidades que possuem maior número de casos da doença está Belo Horizonte, onde são quase 2.500 casos confirmados e 62 óbitos. A ocupação dos leitos de UTI destinado a tratamento de pacientes com coronavírus chegou a 72% em Belo Horizonte e atingiu pela primeira vez o nível de alerta vermelho desde o início da pandemia na capital.

Logo atrás aparece Uberlândia, que concentra 1.184 casos e 29 mortes para a doença. O terceiro lugar é ocupado por Juiz de Fora, que ultrapassou a marca de 700 casos e 37 mortes ocorridas na cidade em decorrência da Covid-19.

Dados nacionais

O Brasil tem 37.359 mortes por coronavírus e 711.696 casos confirmados até as 8h desta terça-feira, de acordo com levantamento feito pelas secretarias estaduais de Saúde. São Paulo é o Estado com mais infecções e mortes registradas (9 188 óbitos e 144.593 casos), seguido do Rio (6.781 mortes e 69 499 infectados) e do Ceará (4.192 mortos e 66.218 contaminados). O Brasil é o terceiro país com mais mortos pelo vírus, atrás apenas dos Estados Unidos e do Reino Unido.

 

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: