Comércio não deve abrir no dia dos finados em Araguari
sex, 30 de outubro de 2020 16:07Da redação
Na sexta, 30, comemora-se o “Dia do Servidor Público”, e logo após o final de semana, na segunda, 2, comemora-se o dia de finados. No período, os órgãos públicos não essenciais da prefeitura entram em recesso com o chamado “feriado prolongado”, sendo o ponto facultativo na sexta. O comércio abre no sábado,31.
É importante ressaltar que as determinações se aplicam somente às secretarias, coordenadorias e repartições públicas municipais, uma vez que os serviços considerados essenciais à população funcionarão em regime de plantão.
Ainda, serão asseguradas as ações de unidades que tenham urgência e emergência da secretaria de Saúde, como a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), secretaria de Trânsito e a Superintendência de Água e Esgoto (SAE).
A reportagem da Gazeta entrou em contato com Pedro Luiz de Souza, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Araguari (CDL), entidade que representa o comércio municipal. “A forma como acontecerá neste ano, foi votada no ano passado, por outra gestão. Segunda, 2, o comércio não abre. No sábado, 31, funciona até as 13h. Porém, estamos lutando para conseguirmos uma alteração na lei para que o comércio funcione até às 18h”.
Ao ser perguntado a respeito das expectativas de vendas, o presidente da CDL também comentou o fechamento dos cemitérios, que foi anunciado pela administração municipal: “Temos uma boa expectativa, mas depende também de uma reunião que faremos hoje,29, para tentar conseguir a abertura dos cemitérios”.
Os cemitérios, segundo Expedito Castro, secretário de obras em Araguari, permanecem fechados no “fim de semana de finados”, conforme foi noticiado pela Gazeta no início da semana. A decisão não seria alterada, ainda de acordo com o secretário municipal.
“Eu entendo que o Executivo poderia fazer algo organizado para a abertura do cemitério, justamente para fomentar os setores do comércio que já estão impactados pela pandemia”, ponderou Pedro Luiz, a respeito do fechamento dos cemitérios em Araguari. “A pandemia foi um fator que afetou o comércio neste ano, e setores de vendas de flores, velas, dentre outros, serão impactados ainda mais com essa decisão”, finalizou.
Os cemitérios não seriam abertos para evitar aglomerações em massa durante o período de pandemia, segundo instruções da Vigilância Sanitária e da Secretaria Municipal de Saúde, conforme explicou o secretário de obras.
Segundo o último boletim epidemiológico municipal, divulgado na terça, 27, Araguari já registrou mais de 4.300 casos de infectados pelo novo coronavírus e 97 óbitos causados pela doença, outras 2 mortes estão sendo investigadas.
1 Comentário
Deixe seu comentário:
Últimas Notícias
- 18,7 mil capacitadas no Triângulo qui, 19 de dezembro de 2024
- Municípios mineiros recebem royalties qua, 18 de dezembro de 2024
- Polícia Militar continua ações da Operação Natalina qua, 18 de dezembro de 2024
- Eleitos no pleito de 2024 são diplomados em Araguari qua, 18 de dezembro de 2024
- PIB de Minas avança 1,2% no trimestre ter, 17 de dezembro de 2024
- Coluna: Radar (17/12) ter, 17 de dezembro de 2024
- Sine Araguari disponibiliza diversas vagas de emprego ter, 17 de dezembro de 2024
- Prefeitura celebra o encerramento do Projeto Esporte em Ação 2024 ter, 17 de dezembro de 2024
- Diplomação dos eleitos de Araguari e Indianópolis acontece nesta terça-feira, no Fórum Oswaldo Pieruccetti ter, 17 de dezembro de 2024
- BR-050 é palco de novos acidentes com vítimas feridas ter, 17 de dezembro de 2024
> > Veja mais notícias...
Quem proíbe abrir cemitérios? Permite abrir bares, noites, bancos, a carreatas políticas. Que país é esse? Ou para tudo ou nada