Comércio em Araguari se prepara para Black Friday e espera que a data “impulsione” vendas no natal
ter, 2 de novembro de 2021 08:37Da Redação
A “Black Friday” é uma das principais datas comerciais do ano, especialmente quando os comerciantes e empresários começam a se recuperar da crise causada pela pandemia de Covid-19 em todo o país.
Em Araguari, a data é sempre esperada com boas expectativas pelos lojistas e comerciantes do município, que apostam na ‘queima de estoque’ com descontos significativos, o que, geralmente, é um atrativo para o consumidor.
A reportagem da Gazeta do Triângulo, para entender como a classe empresarial se prepara para a data, ouviu representantes do setor, que relataram as movimentações no seguimento. “A ‘Black Friday’ é uma promoção que, ao longo dos anos, vem sendo explorada de maneiras diferentes por diversos lojistas. Muitos se mantêm fiéis ao dia correto: a última sexta feira do mês de novembro, estendendo a promoção para o sábado posterior à data”, explica Pedro Luiz, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Araguari). “Com o cenário adverso, acreditamos que a Black Friday desse ano funcionará como uma promoção propulsora para as compras de natal, onde muitos aproveitarão a movimentação do mês de novembro para ampliar o período promocional para uma semana inteira, ou até mesmo o mês todo, estratégia que já [era ocasionalmente] adotada nos anos anteriores, mas que deverá aumentar neste ano”, ressaltou.
De acordo com o empresário e presidente da entidade, existe uma “excelente expectativa para as vendas, não somente pela ‘Black Friday’ em si, mas também por muitas [pessoas] já estarem com sua primeira parcela do 13º salário na conta”.
Outro empresário ouvido pela reportagem, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Araguari (ACIA), Carlos Vieira, também destacou que as boas expectativas existem, mas que a alta do dólar é um fator negativo. “A data é uma tradição americana que os brasileiros estão incorporando em seu calendário. As expectativas são boas sim, mas há também a crise econômica com a alta do dólar”, ponderou.
De fato, o aumento do valor da moeda norte americana causa o encarecimento dos produtos em geral, o que diminui o poder de compra da população e defasa o salário recebido pelos trabalhadores. Apesar disso, os empresários se preparam para a “Black Friday” em Araguari e esperam receber, tanto nas lojas físicas quanto nos pedidos online, o consumidor araguarino.
O dólar americano chegou a valer R$5,67 (cinco reais e sessenta e sete centavos) nesta segunda-feira, 1º. O valor, que já se aproxima dos seis reais, encarece diversos produtos como eletro eletrônicos e veículos, matéria prima como ferro e alumínio, e combustíveis.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- 18,7 mil capacitadas no Triângulo qui, 19 de dezembro de 2024
- Municípios mineiros recebem royalties qua, 18 de dezembro de 2024
- Polícia Militar continua ações da Operação Natalina qua, 18 de dezembro de 2024
- Eleitos no pleito de 2024 são diplomados em Araguari qua, 18 de dezembro de 2024
- PIB de Minas avança 1,2% no trimestre ter, 17 de dezembro de 2024
- Coluna: Radar (17/12) ter, 17 de dezembro de 2024
- Sine Araguari disponibiliza diversas vagas de emprego ter, 17 de dezembro de 2024
- Prefeitura celebra o encerramento do Projeto Esporte em Ação 2024 ter, 17 de dezembro de 2024
- Diplomação dos eleitos de Araguari e Indianópolis acontece nesta terça-feira, no Fórum Oswaldo Pieruccetti ter, 17 de dezembro de 2024
- BR-050 é palco de novos acidentes com vítimas feridas ter, 17 de dezembro de 2024
> > Veja mais notícias...