Quinta-feira, 11 de Dezembro de 2025 Fazer o Login

Combate à violência contra pessoa idosa é tema de encontro em Araguari

qui, 3 de julho de 2014 00:15

TALITA GONÇALVES – Cerca de duas semanas após o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, em 15 de junho, a secretaria de Trabalho e Ação Social e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, deram atenção especial ao tema em um evento realizado ontem na Chácara do Pedrão, próximo ao km 36 da BR-050. Em um espaço aconchegante e muito bem decorado, cerca de 250 idosos desfrutaram de uma tarde em clima de festa junina.

Os participantes eram internos de asilos e projetos sociais e participantes das atividades promovidas pelo Centro de Convivência do Idoso e Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

Assuntos como o envelhecimento saudável, direitos para a pessoa idosa, bem como políticas públicas e a importância da realização de programas de combate à violência foram tema de palestras, ministradas respectivamente pela médica Idelizia da Cunha Cardoso e a assistente social e especialista em gerontologia, Iara Borges.

A secretária de Ação Social, Mirna Valente, falou sobre o objetivo das palestras. “Quando um idoso é agredido ou sofre usurpação, se sente constrangido e não consegue buscar ajuda. Tivemos uma explicação bem objetiva para que isso possa se modificar. Ao mesmo tempo é importante resgatar a autoestima de cada um, buscando então um contato com a natureza.”

Juntamente com a seriedade do ponto de partida que orienta essa iniciativa, cujo tema é “Rompendo o Silêncio”, houve também espaço para sorteio de brindes, quadrilha, baile e um farto café da tarde com comidas típicas da festa alusiva à São João, São Pedro e Santo Antônio.

De acordo com Rita Abdalla, assistente social e coordenadora do Centro de Convivência do Idoso, o poder público possui políticas voltadas para a terceira idade. “O idoso sempre é deixado à margem da sociedade, mas o que não falta são políticas públicas, basta fazer com que elas sejam colocadas em prática,” complementou.

Maria Imaculada da Silva Pereira, de 69 anos, foi para o evento assim que saiu do trabalho. Aposentada, exerce a função doméstica no período da manhã e revela com orgulho participar das atividades do Centro de Convivência desde a sua criação, em outubro de 2011. “Temos dança, a convivência com amigas, enfim, é ótimo. Quem dera todos os idosos quisessem participar,” concluiu.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: