Sexta-feira, 20 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Combate à dengue é realizado no Distrito de Piracaíba

ter, 2 de fevereiro de 2016 08:20

Da Redação

O último sábado, 30, foi um dia de trabalho intenso para a equipe da secretaria de Saúde que trabalha no Combate à Dengue. Enquanto a maior parte dos agentes de endemias estava no Distrito de Piracaíba, para uma ação de combate e educação, outros ficaram em Araguari e promoveram a limpeza da cobertura dos pontos de ônibus de diversos bairros.

Quantidade de lixo encontrado nas coberturas dos pontos de ônibus impressionou os agentes

Quantidade de lixo encontrado nas coberturas dos pontos de ônibus impressionou os agentes

Aproximadamente 40 servidores visitaram os 426 domicílios do Distrito entre às 8 e 12h. Enquanto possíveis criadouros e focos eram eliminados, a equipe de Educação e Saúde orientava os moradores sobre como manter o mosquito afastado a partir de cuidados simples e atenção com os quintais.

Segundo o coordenador do Controle de Zoonoses, Wellington Colenghi, o distrito possui algumas características de zona rural, mas em relação ao acúmulo de lixo em residências, Piracaíba apresentou menos quantidade do que setores da cidade. “Existe acúmulo de água em peças de tratores, pás de máquinas escavadeiras. Encontramos muitos focos devido ao veraneio, porque chove e faz calor,” explica.

Enquanto isso, uma equipe dava continuidade a uma frente de trabalho na cidade. A partir de uma reclamação de acúmulo de água na cobertura de um ponto de ônibus no bairro Goiás, outros pontos também passaram por limpeza.

A quantidade de lixo encontrada nessas coberturas impressionou os agentes. Latas de refrigerante, sacolas e até mesmo restos de um guarda-roupas. Com isso, o lixo entupiu o buraco do escoadouro e colaborou para a situação.

Em janeiro, a secretaria de Saúde recebeu 58 notificações, das quais 29 foram confirmadas para dengue. “Mais uma vez, a irresponsabilidade das pessoas acabou contribuindo para a criação de novos criadouros. Pedimos que além dos cuidados com a dengue, que as pessoas comecem a pensar no bem estar da comunidade. Quem estiver esperando o ônibus e quem é vizinho desses pontos pode acabar ficando doente,” concluiu Colenghi.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: