Quinta-feira, 12 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Com mais dois óbitos nas últimas 24 horas, Araguari atinge 395 mortos por Covid-19

ter, 22 de junho de 2021 09:07

Da Redação

Leitos de UTI registram 100% de ocupação nesta segunda-feira

O Brasil ultrapassou a marca das 500 mil mortes por Covid-19 no último fim de semana, enfatizando um momento de luto e tristeza por tantas vidas perdidas para a doença desde o início da pandemia causada pelo vírus.

Diante desse cenário caótico, prefeituras e estados em todo o país lutam para vacinarem a população o mais rápido possível, visando deixar a pandemia no passado e retomar a economia e as atividades sociais.

Minas Gerais distribuiu para as Unidades Regionais de Saúde, no último sábado, 19, a 25ª remessa de vacinas contra a Covid-19. O lote contém, segundo informado pelo governo mineiro, 508.170 doses, sendo 273.000 da CoronaVac e 235.170 da Pfizer. Araguari recebeu imunizantes, porém, até o fechamento da edição, ainda não havia informações sobre a quantidade de cada vacina que teria sido entregue ao município ontem, 21.

Doses de vacinas contra Covid-19 são distribuídas aos municípios, possibilitando o avanço da vacinação

 

Tanto as vacinas da CoronaVac quanto da Pfizer serão destinadas à continuação da imunização dos grupos prioritários, como pessoas com comorbidades e deficiência permanente, trabalhadores de Educação e Forças de Segurança e Salvamento e gestantes e puérperas (45 dias após o parto) com algum acometimento na saúde.

A partir desta terça-feira, 22, pessoas com 54 anos completos são vacinadas em Araguari. A imunização continua no aeroporto, entre 8h e 16h, em sistema ‘drive-thru’ (dentro do veículo) ou para pedestres. O cadastro é feito pelo portal da prefeitura: araguari.mg.gov.br. Além do comprovante do cadastro, é preciso apresentar documento pessoal com foto e comprovante de residência no nome da pessoa.

Os demais grupos continuam sendo vacinados no mesmo local, sendo compostos por professores e técnicos do EJA e ensino superior (que atuam em Araguari), professores e trabalhadores da educação do ensino infantil ao ensino superior (que lecionam em Araguari), pessoas com comorbidades ou deficientes físicos com idade entre 18 e 59 anos (primeira dose), agentes de segurança e de salvamento (primeira dose, apenas com agendamento prévio), profissionais da saúde e idosos que receberam AstraZeneca há mais de 84 dias (intervalo ideal para retorno, não sendo preciso aguardar a data no cartão de vacinas).

As gestantes devem ser imunizadas nas UBSF do Bairro Maria Eugênia e Paraíso (o agendamento é feito com base no cadastro; por telefone ou mensagem são informados dia, local e horário para aplicação da dose contra a Covid-19).

Apesar dos esforços da gestão municipal para vacinar os araguarinos e araguarinas, os casos positivos da doença ainda aumentam diariamente. Contudo, os boletins epidemiológicos do fim de semana não apresentaram óbitos para Covid-19 nos dias 18, 19 e 20, porém, nesta segunda-feira, 21, duas mortes foram confirmadas para a doença.

Apesar da regressão para a Onda Vermelha do programa estadual Minas Consciente, na última quinta-feira, 17, aglomerações foram notadas na cidade no fim de semana.

 

CENÁRIO MUNICIPAL

Boletim epidemiológico municipal, divulgado pela prefeitura nesta segunda-feira, 21

Araguari já soma 15.111 casos de infecção pelo novo coronavírus, atualmente com 3.864 pacientes em monitoramento, sendo 1.723 confirmados e 2.141 suspeitos. No que diz respeito à ocupação dos leitos de UTI, são 20 pacientes na Santa Casa de Misericórdia nas 20 vagas disponíveis. Também, estão ocupados 24 dos 54 leitos de enfermaria disponíveis nos hospitais de Araguari, sendo seis no Santo Antônio, seis na UPA, sete no Hospital de Campanha, três na Santa Casa e dois no São Sebastião. Ainda, foram computados 395 óbitos confirmados para a doença, sendo dois nas últimas 24 horas. As informações constam no último boletim epidemiológico municipal, divulgado pela prefeitura nesta segunda-feira, 21.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: