Sexta-feira, 13 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Com fechamento de dez leitos de UTI para Covid-19, Araguari tem novas restrições a partir hoje

sáb, 17 de abril de 2021 15:12

Da Redação

Após MG receber mais de 700 mil doses, vacinas podem ser entregues na próxima semana

Já no início deste fim de semana, a população araguarina recebeu uma triste notícia no âmbito da saúde pública e do enfrentamento à pandemia da Covid-19: o fechamento de dez leitos de UTI na Santa Casa voltados para pacientes acometidos pelo novo coronavírus.

Em reunião com secretariado nesta sexta-feira, 16, prefeito Renato Carvalho delibera novas restrições para o combate à pandemia.

 

Assim, a Saúde em Araguari que operava com 30 vagas, agora possui apenas 20 leitos disponíveis, estando ainda 19 delas ocupadas, além de outros 23 leitos de enfermaria lotados, de um total de 54.

Em vídeo que circula nas redes sociais, publicado nesta sexta-feira, 16, o prefeito de Araguari, Renato Carvalho (Republicanos), anunciou que a partir de hoje vigoram novas restrições na cidade. Isso ocorre em razão do fechamento dos dez leitos de UTI na Santa Casa de Misericórdia. “Não podemos perder as rédeas da situação, que é grave”, disse o chefe do Palácio dos Ferroviários.

A Santa Casa alertava para o fechamento dos leitos desde a última sexta-feira, 9. “O hospital alega falta de insumos e recursos humanos. A prefeitura se colocou à disposição para sanar os problemas, mas não obtivemos êxito até o momento, e os leitos foram perdidos”, explicou o prefeito no vídeo.

 

RESTRIÇÕES

As novas restrições incidem nos fins de semana (sábados e domingos) e feriados, com a proibição do comércio de bebidas alcóolicas (lei seca) em qualquer horário e estabelecimento. Os bares, restaurantes e similares só funcionam até as 22h nos sábados, domingos e feriados. Os serviços de delivery funcionam normalmente, porém, sem entregas de bebidas alcóolicas no período dos finais de semana e feriados.

Os serviços não essenciais pelo programa “Minas Consciente”, como o comércio varejista em geral, vão funcionar normalmente. As academias, clubes, indústrias e outros comércios e prestadores de serviços também seguem normalmente. O funcionamento deve continuar seguindo o rígido protocolo sanitário, que envolve desde distanciamento social, uso de máscaras o tempo todo e com oferta de álcool em gel aos funcionários e consumidores.

De acordo com a Administração do Município, as medidas mais restritivas que foram adotadas e que serão publicadas neste sábado logo cedo vêm de encontro a necessidade de evitar aglomeração de pessoas em bares, restaurantes e em festas particulares.

A fiscalização será intensificada e as penalidades serão aplicadas de acordo com a legislação vigente, com PROCON, Vigilância Sanitária e outros órgãos reguladores. Estão proibidas mesas e cadeiras fora da área determinada pelo imóvel (comércio), além de outras restrições impostas pelo Código de Posturas do Município. Em qualquer situação, a primeira notificação gera o fechamento total do local por 5 dias, pela reincidência 10 dias e pela terceira notificação, o fechamento até o fim do período de pandemia.

 

VACINAÇÃO

Ontem, 16, teriam chegado em Minas 701.200 doses de vacinas. O governador Romeu Zema (Novo) acredita que com o novo lote poderá iniciar a imunização de idosos entre 60 e 64 anos, além de continuar a das forças de segurança e dos profissionais da saúde. Com a nova remessa, mais vacinas podem ser entregues ao município nos próximos dias.

A reportagem procurou a prefeitura de Araguari, que acredita que uma nova remessa pode ser entregue na semana que vem.

Na segunda-feira, 19, a vacinação continua apenas para quem foi vacinado no dia 5 de abril ou anteriormente e vai receber a segunda dose para completar a imunização contra a Covid-19.

É importante ter em mãos documentos de identificação, comprovante de endereço e cartão de vacinação, uma vez que o documento comprova a aplicação da primeira dose bem como a data em que foi realizada.

 

CENÁRIO MUNICIPAL

Boletim epidemiológico de Covid-19 divulgado nesta sexta-feira, 16.

Araguari já soma 11.029 casos de infecção pelo novo coronavírus, atualmente com 2.427 pacientes em monitoramento, sendo 1.294 confirmados e 1.133 suspeitos. No que diz respeito à ocupação dos leitos de UTI, são 19 pacientes na Santa Casa de Misericórdia nas 20 vagas disponíveis. Também, estão ocupados 23 dos 54 leitos de enfermaria disponíveis nos hospitais de Araguari, sendo quatro no Santo Antônio, três na UPA, 14 no Hospital de Campanha e dois no São Sebastião. Ainda, foram computados 318 óbitos confirmados para a doença, nenhum nas últimas 24 horas. As informações constam no último boletim epidemiológico municipal, divulgado pela prefeitura nesta sexta-feira, 16.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: