Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Coluna: Radar (30/04)

sex, 30 de abril de 2021 08:17

NA PONTA

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Veritá, em 12 cidades da região, avaliou o desempenho dos prefeitos e suas ações de combate à COVID-19. A média geral foi nota 7,0. De acordo com o resultado da pesquisa, o prefeito de Araguari, Renato Carvalho (Republicanos), está mais bem avaliado que o prefeito Odelmo Leão, de Uberlândia, e que a prefeita Elisa Araújo, de Uberaba.

 

BOLADA À VISTA

Recentemente comentei que o procurador Leonardo Borelli, com aval do prefeito Renato Carvalho, vai buscar via justiça o recebimento de valores de ajustes que o município tem direito através dos royalties proveniente das usinas. Em sua gestão, o então prefeito Raul Belém (PSC) recebeu cerca de 53 milhões. A previsão agora é que o valor possa atingir a casa dos 60, ou até 100 milhões. O processo é lento, mas, segundo informações, essa bolada pode pintar entre 2022 ou 2023.

 

PRATO CHEIO

O reitor do IMEPAC, José Júlio Lafayette, iniciou uma campanha de distribuição de mil cestas para famílias de baixa renda na cidade. Diante do cenário de pandemia que vivemos há mais de um ano, o reitor relatou que, por onde ele andou até o momento, ficou assustado com a dificuldade que algumas famílias estão passando.

 

APONSETADORIA?

Com foco em realizar um mandato da melhor maneira possível, alguns dos veteranos da Câmara Municipal já projetam “pendurar as chuteiras” no término da atual legislatura. Por outro lado, um velho ditado diz que política é igual nuvem, e o amanhã pode trazer algo novo, uma vez que o resultado das eleições para deputado, no próximo ano, pode sim trazer novidades para as eleições municipais de 2024.

 

EM RUÍNAS

Não é de hoje que a conhecida ponte Quinca Mariano, que liga os estados de Minas e Goiás, vem sendo alvo de reclamações, devido as condições de sua estrutura. É bom lembrar que, o Ministério Público local acionou os dois estados pedindo providencias urgentes para segurança, incluindo até a iluminação da mesma. Existe até pagamento de multa, no caso de não cumprimento. Ontem, 29, um vídeo com vários carros com pneu furados, devido buracos na ponte, circulou nas redes sociais.

 

SEM LIMITES

Recém-reformada e reaberta para o público, a Casa do Artesão, antiga casa do Papai Noel na Praça Getúlio Vargas, vem sendo alvo de andarilhos. Recentemente, recebi uma foto, que flagrava o exato momento que um deles defecava na varanda da casa.

 

ÁGUA MOLE PEDRA DURA…

Depois de quatro anos denunciando uma invasão de área do município em um dos bairros nobres da cidade, o Interlagos, o vereador Claudio Coelho (SD) comemorou a ação do prefeito Renato Carvalho, que desocupou a área onde a prefeitura, em 2016, doou pouco mais de seis mil metros para construção de uma empresa,  todavia foram fechados quase cinquenta mil metros. A prefeitura usou maquinas para derrubar os muros que cercavam o local.

 

FERROVIA E ARAGUARI

Amanhã, 30, no Dia do Ferroviário, a FAEC promove um evento, restrito a 30 pessoas, que vai reunir ferroviários, autoridades e entusiastas para celebrar a ferrovia e sua história e, além de tudo, o profissional ferroviário que construiu as fitas de aço, que ergueram e progrediram nossa história. A celebração será transmitida pelas redes sociais, a partir das 9h, e pelos canais de mídia da cidade. A celebração será no Museu dos Ferroviários. Araguari e a ferrovia tem uma história que teve início no ano de 1896, quando a Cia Mogyana chegou na cidade. No ano em que se celebra 125 anos da chegada da ferrovia no município, a Prefeitura, por meio da Faec, fará uma comemoração ao dia, em parceria com o biógrafo e historiador da ferrovia em Araguari, o escritor Edmar Cesar Alves. Além dos 125 anos da chegada da ferrovia em Araguari, o ano de 2021 marca os 110 anos do primeiro trecho da Estrada Ferro de Goyaz, que Araguari a Engenheiro Bethout. O Museu dos Ferroviários fica localizado no Palácio dos Ferroviários, é aberto ao público, e apresenta itens e relíquias da antiga ferrovia, contado a história do modal de transporte e da nossa Araguari.

4 Comentários

  1. Anônimo disse:

    Foi só o governo federal assumir acabou. Foi só virar RFFSA dentro de dez anos virou tudo sucata.

  2. Anônimo disse:

    Araguari se dividi em antes do IMEPAC e depois do IMEPAC. Essa tem ajudado a cidade na urbanização e em tudo. IMEPAC é tudo de bom.

  3. carlos roberto felice disse:

    Avise o pessoal que nunca existiu “Estrada de Ferro DE Goiás. A vida toda foi mais simples: “Estrada de Ferro Goiás”. Quem duvidar é só procurar os ferroviários mais antigos… muitos deles donos dessa história

  4. carlos roberto felice disse:

    Qualquer dúvida é só pesquisar no Wikipedia “Estrada e Ferro Goiás”

Deixe seu comentário: