Coluna: Pergunte ao Doutor (01/10)
qui, 1 de outubro de 2020 09:50
1-Qual a diferença entre Climatério e Menopausa, ainda existe confusão a respeito?
Climatério é o período que antecede a menopausa, tem duração variável e está associada a irregularidade menstrual, calores, unhas e cabelos mais fracos e alterações de humor. A menopausa já é caracterizada por 1 ano sem a presença da menstruação, podendo ocorrer os sintomas associados ou não.
2-Por que a menopausa ocorre?
A menopausa ocorre porque, com o avanço da idade, os ovários param de produzir estrogênio e progesterona, sendo que os ovários são incapazes de exercer a função de ovulação (produção de um óvulo por mês) por um longo tempo. Quando os ovários de uma mulher não podem responder a sinais hormonais do cérebro, para a produção de hormônios femininos (estrógeno e progesterona). A causa dos sintomas da menopausa é a diminuição dos níveis desses hormônios na corrente sanguínea. Durante os anos antes da menopausa, a produção de estrogênio e progesterona começa a variar e a menstruação e a ovulação ocorrem com menos frequência. As menstruações e a ovulação acabam cessando permanentemente e não há mais a possibilidade de ocorrer gravidez de forma natural. A última menstruação pode ser identificada apenas posteriormente, quando não tiver ocorrido qualquer menstruação durante um período mínimo de um ano. (A mulher que não deseja engravidar deve usar métodos anticoncepcionais até um ano após sua última menstruação.)
3-A menopausa pode vir associada a outras doenças?
Sim, a menopausa está associada a mudança do perfil lipídico da mulher, portanto aumenta o risco de doenças cardíacas em mulheres predisponentes. Ocorre também perda de massa óssea associada a Osteoporose. Após a menopausa aumenta-se o risco de determinados tipos de câncer, como de mama e endométrio.
4-Quais são os exames periódicos indicados para esta fase da vida?
É importante que a mulher após a menopausa vá́ ao ginecologista anualmente e realize: papanicolau, mamografia, densitometria óssea, ultrassom pélvico e de abdome total, assim como ultrassom das mamas. Importante realizar também uma série de exames laboratoriais que incluam: hemograma, colesterol, exames tireoidianos, dosagens de vitaminas e exame de fezes.
5 – A diminuição na produção de hormônios afeta o desejo sexual a partir dos 60 anos? É possível continuar a ter uma vida sexual ativa?
O desejo sexual da mulher diminui após a menopausa pela queda na produção dos hormônios. É possível manter vida sexual ativa repondo hormônios em pacientes que não tem contraindicações para usá-los; fazendo uso de lubrificantes vaginais na hora da relação; e, o mais importante, mantendo-se ativa, com hábitos de vida saudável, exercícios físicos e alimentação balanceada.
6 – Quando a reposição hormonal é necessária? Existem métodos alternativos? Quais recomendações para uma boa saúde e qualidade de vida na terceira idade?
A reposição hormonal é indicada para mulheres que apresentam sintomas como perda de massa óssea, alterações de humor, aumento de risco cardíaco, mas só deve ser usada por mulheres que não tenham contraindicações ao uso hormonal. Como medidas gerais para esta fase manter-se ativa, praticar exercícios físicos, cuidar da alimentação são essenciais para se adaptar e prevenir as complicações associadas a menopausa.
7-O que você pode fazer para tornar mais fácil a menopausa?
Exercícios físicos regulares, andar de 20 a 30 minutos três ou quatro vezes por semana pode melhorar a saúde e adicionar anos à sua vida. Exercício fortalece os ossos, aumenta a qualidade de vida e faz com que você durma melhor.
Comendo o alimento certo é importante. Para a saúde dos ossos, o corpo precisa de cerca de 1.500 mg de cálcio por dia que vêm de produtos lácteos e queijos.
Coma muita fruta e legumes. Estudos recentes mostram que a ingestão de cinco frutas ou vegetais por dia pode prevenir essas doenças.
Não fumar, porque não é bom para a saúde.
Ter uma atitude positiva pode ajudar a mudar vidas. A menopausa é o início de uma nova etapa de vida e você pode fazer ainda grandes projetos.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Importações mantêm pressão sobre produtores qua, 28 de janeiro de 2026
- Fatura da conta de luz tem novo modelo qua, 28 de janeiro de 2026
- Prefeitura de Estrela do Sul intensifica manutenção de estradas rurais durante o período chuvoso qua, 28 de janeiro de 2026
- Monte Carmelo Celebra a entrega do Parque da Matinha como referência regional em sustentabilidade qua, 28 de janeiro de 2026
- DA REDAÇÃO – 28 DE JANEIRO qua, 28 de janeiro de 2026
- Polícia Militar prende acusado de furtos na zona rural de Indianópolis qua, 28 de janeiro de 2026
- Polícia aborda veículo e ocorrência resulta em apreensão de drogas em Araguari qua, 28 de janeiro de 2026
- Vereador Alex Peixoto apresenta série de requerimentos e homenageia a Família Scopel pelos 60 anos no setor imobiliário qua, 28 de janeiro de 2026
- Semana Internacional de Networking do BNI conecta Uberlândia ao mundo com debates sobre empreendedorismo qua, 28 de janeiro de 2026
- Bem IMEPAC amplia acesso ao curso de Medicina em Araguari qua, 28 de janeiro de 2026
> > Veja mais notícias...
