Coluna: Ortopedia em Foco (15/02)
ter, 15 de fevereiro de 2022 10:56
Ortopedia em Foco

Por Renato Mason Rodrigues da Cunha * Ortopedista especializado em cirurgia do quadril
É com muito carinho e satisfação que inicio hoje neste espaço, que terei como objetivo esclarecer a vocês, leitores, dúvidas sobre a medicina, especialmente dentro da Ortopedia. A alegria ainda é maior por esta coluna ser veiculada aqui no Jornal Gazeta do Triângulo, um dos periódicos mais tradicionais e respeitados do nosso estado.
Sou araguarino, com muito orgulho. Daqui sai em busca da formação profissional, sempre pretendendo voltar. Primeiramente fui para Uberaba, onde conclui a faculdade de Medicina pela Universidade de Uberaba. Em seguida, fiz residência em Ortopedia e Traumatologia na UNICAMP-SP, finalizando subespecialidade em Cirurgia do Quadril. Caminho árduo, que durou 10 anos, cheio de desafios, abdicação e grandes experiências, mas que hoje me traz sentimentos de realização e dever cumprido.
Atualmente sou membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), acompanho o Grupo de Quadril do Hospital de Clínicas da Unicamp e integrante da equipe de cirurgia de quadril do Hospital Regional de Piracicaba, onde realizo semanalmente cirurgias de artroplastia, ou seja, tratamento das doenças do quadril com prótese.
No estado de São Paulo, realizo atendimento especializado nas patologias da articulação do quadril, além de ortopedia geral, tratamento de fraturas, procedimentos guiados por ultrassom e escopia, dor aguda e crônica.
Como disse no início, meu desejo sempre foi regressar à terra que eu nasci e tanto amo. E aqui estou! Iniciarei minha agenda de atendimentos, neste mês de fevereiro, no Hospital Santo Antônio, seguindo os legados de meu avô, Dr. Belisário Rodrigues da Cunha, e pai, Dr. Nelson Cunha, quem me espelhei grandemente em toda minha jornada.
O atendimento será aberto para todas as idades, mas principalmente para os idosos, faixa etária que é acometida por inúmeras patologias ortopédicas, causando dor e perda na qualidade de vida, sendo assim, o atendimento terá como objetivo acolher o paciente de forma integrada, buscando de forma individualizada a promoção da saúde do idoso.
De início, alternarei meus compromissos entre Minas Gerais e São Paulo, onde continuarei atendendo, e constantemente buscando aperfeiçoamento, trazendo sempre para os pacientes de Araguari, o que há de mais atual e comprovado pela ortopedia moderna.
E para completar ainda mais minha alegria no esperado retorno, recebo este convite especial de estar com vocês nas terças-feiras. Quinzenalmente tratarei temas variados sobre ortopedia, a fim de trazer, à população, informações e dicas para sua saúde musculoesquelética.
Nesse primeiro momento, gostaria somente de demonstrar um pouco da minha satisfação. Na próxima coluna, esclarecerei um tema que está bastante em voga, porém, com uma abordagem diferente: COVID E DOR NO QUADRIL, QUAL A RELAÇÃO?
Até a próxima!
2 Comentários
Deixe seu comentário:
Últimas Notícias
- Cresce aviação executiva em Araxá sáb, 31 de janeiro de 2026
- DA REDAÇÃO – 31 DE JANEIRO sáb, 31 de janeiro de 2026
- Dallas Mavericks e Los Angeles Lakers fazem o duelo do G3 na 4ª rodada sáb, 31 de janeiro de 2026
- Sebastião Nego leva à votação Projeto de Lei que regulamenta descarte de canetas injetáveis sáb, 31 de janeiro de 2026
- Competição começa neste domingo com seis equipes sáb, 31 de janeiro de 2026
- Com a aproximação do Carnaval, Bombeiros preparam efetivo para garantir a segurança da população sáb, 31 de janeiro de 2026
- Araguari empossa novos membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais sáb, 31 de janeiro de 2026
- Araguari e região ficam sob alerta de chuva intensa neste final de semana sáb, 31 de janeiro de 2026
- CANTINHO DO MÁRIO – 31 DE JANEIRO sáb, 31 de janeiro de 2026
- Prefeitura de Romaria reforça compromisso com a cultura e turismo no Carna Roma 2026 sáb, 31 de janeiro de 2026
> > Veja mais notícias...

Bom dia Dr.
Sou um saudosista e queria parabenizá-lo pela profissão que escolheu.te fala meu avô trabalhou muitos anos proDr .belizário.minha mãe e todos os meus tios naceram la.levei minhã mãe lá depois de cinquenta anos .ela quase não reconheceu nada, mudou tudo,mas vi cara de felicidade dela, abraço e boa sorte na cidade natal.
Bom dia Dr.
Sou um saudosista e queria parabenizá-lo pela profissão que escolheu.te fala meu avô trabalhou muitos anos proDr .belizário.minha mãe e todos os meus tios naceram la.levei minhã mãe lá depois de cinquenta anos .ela quase não reconheceu nada, mudou tudo,mas vi cara de felicidade dela, abraço e boa sorte na cidade natal.meu avô era João do prado e marido da Blandina do prado.