Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Coluna: Pergunte ao Doutor (03/09)

sex, 3 de setembro de 2021 08:16

1-Você sabe o que são nervos periféricos?

Os nervos periféricos carregam as informações que saem do cérebro e as que chegam até ele, além de sinais da medula espinhal para o resto do corpo. Os danos a esses nervos, condição chamada de neuropatia periférica, fazem com que esse mecanismo não funcione bem. A neuropatia pode afetar um único nervo, um grupo de nervos ou nervos no corpo inteiro.

 

2-O que causa a neuropatia?

O controle inadequado da glicose, nível elevado de triglicérides, excesso de peso, tabagismo, pressão alta, o tempo em que você convive com o diabetes e a presença de retinopatia e doença renal são fatores que favorecem a progressão da neuropatia. Tanto as alterações nos vasos sanguíneos quanto as alterações no metabolismo podem causar danos aos nervos periféricos.

A glicemia alta reduz a capacidade de eliminar radicais livres e compromete o metabolismo de várias células, principalmente dos neurônios.

 

3-Qual é a doença mais comum que causa a neuropatia?

O diabetes é a causa mais comum da neuropatia periférica, e este tópico merece sua atenção também porque a neuropatia é a complicação crônica mais comum e mais incapacitante do diabetes. Ela é responsável por cerca de dois terços das amputações não-traumáticas (que não são causadas por acidentes e fatores externos).

Essa complicação pode ser silenciosa e avançar lentamente, confundindo-se com outras doenças. Portanto, embora ela queira esconder-se de você, é importante conhecer melhor a neuropatia diabética e se prevenir, para ter uma vida longa e plena.

 

4-Quais são os sinais e sintomas?

Dor contínua e constante; Sensação de queimadura e ardência;

Formigamento;

Dor espontânea que surge de repente, sem uma causa aparente;

Dor excessiva diante de um estímulo pequeno, por exemplo, uma picada de alfinete;

Dor causada por toques que normalmente não seriam dolorosos, como encostar no braço de alguém.

 

5-Como prevenir?

Examine seus pés e pernas todos os dias;

Avalie e cuide de suas unhas regularmente;

Aplique creme hidratante na pele seca, mas com cuidado para não aplicar entre os dedos;

Usar calçados adequados, indicados pela equipe multidisciplinar;

Controle eficiente da glicose;

Um bom controle da glicemia pode evitar danos neurológicos futuros.

 

6-Como o médico diagnostica a neuropatia diabética?

 

Além dos sintomas e do exame físico, o médico pode valer-se de exames complementares que incluem eletroneuromiografia (estudo da atividade elétrica nos músculos), testes da velocidade de condução nervosa e registro da velocidade na qual os sinais transitam pelos nervos.

 

7-Como o médico trata a neuropatia diabética?

 

A neuropatia diabética pode ser tratada tentando-se manter os níveis sanguíneos de glicose dentro do normal, o que, em alguns casos, pode ser conseguido pela adoção de uma dieta adequada e por exercícios físicos regulares. Em outros casos, no entanto, os pacientes necessitam tomar medicações que amenizam as queixas.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: