Sexta-feira, 13 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Coluna: Inspiração (19/04)

ter, 19 de abril de 2022 09:18

Bom dia!

Boa semana a todos…

POLÍTICA

Em entrevista exclusiva ao Estado de Minas, deste domingo, o presidente da Assembleia Legislativa e provável candidato a vice-governador do estado, na chapa com Alexandre Kalil, Agostinho Patrus Filho (PSD) criticou a fala do governador Romeu Zema (Novo), comparando a aprovação ao funcionalismo feita pelo Legislativo a um pai que deixa seu filho se drogar. Agostinho disse que “não poderia esperar nada diferente de um governador que não conhece nem a realidade dos professores, tampouco a lastimável situação de dependência química no nosso estado.” Para ele, a falta de diálogo entre deputados e executivo ocorre “pela incapacidade deste governo em dialogar, ser transparente e verdadeiro com o parlamento”.

“Não será com portas fechadas ao diálogo que conseguiremos chegar às soluções que Minas tanto precisa” (Agostinho Patrus)

PÁSCOA

Celebramos a Páscoa, que é a palavra hebraica (pessach). Quer dizer a passagem. É tão antiga quanto Adão e Eva. Bem antes de Moisés vir ao mundo, os pastores nômades comemoravam a Páscoa. Cantavam e dançavam pela despedida do inverno e a chegada da primavera. Na nova estação a neve se ia. Os campos se cobriam de pastagens. Os alimentos abundavam. Mais tarde, os judeus começaram a festejar a Páscoa. Lembravam com sacrifícios, a saída do povo de Israel da escravidão para a liberdade. No livro “Êxodo”, a “Bíblia” conta toda a história. Em 325, os judeus instituíram a Páscoa. Com ela, exaltam a ressurreição de Cristo. Em outras palavras: a passagem da morte para a vida. Para os católicos e protestantes, a Páscoa significa a morte vicária – Jesus morreu no lugar dos homens. Para salvá-los.

Que saibamos mesmo recomeçar, reviver, refazer nossas vidas, valores, para sermos melhores, porque de pessoas insensíveis, complicadas e desumanas o mundo está cheio.

VACINA

Com o controle gradativo da Covid-19, começam a vir à tona as conseqüências da redução da cobertura de imunização, contra doenças, como: rubéola, caxumba, catapora e sarampo. Baixa vacinação traz de volta viroses erradicadas.

Segundo dados de um estado técnico, produzido pela Conferência Nacional de Municípios (CNM), nenhuma das regiões do Brasil, conseguiu atingir patamares mínimos entre os imunizantes disponíveis contra sarampo, caxumba, rubéola e catapora,

A meta de imunização pela vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, prevista pelo Ministério da Saúde é de 95%. Só que, conforme dados coletados pelo DataSUS e organizados pela CNM, essa cobertura caiu nos últimos anos. Em 2019, a segunda dose da tríplice viral alcançou 81,55% do público alvo, mas no ano passado apenas 49,62% desta população foi atingida.

PAZ

Papa Francisco faz novo apelo por paz na Ucrânia e lamenta uma “Páscoa em guerra.”

Neste domingo, o papa expressou sua solidariedade ao povo ucraniano, aos milhões de refugiados, citando as vidas interrompidas e as cidades completamente destruídas. Sob aplausos, ele lançou um apelo novo por paz.

“Que a paz na Ucrânia martirizada, tão massacrada pela violência e pela destruição desta guerra cruel e sem sentido à qual foi levada. Que uma nova aurora de esperança tenha início em breve para o fim desta noite terrível de sofrimento e morte. Que a paz seja escolhida!”, declarou.

Em sua mensagem de Páscoa, tradicionalmente política desde que está à frente do Vaticano, o papa se dirigiu aos líderes políticos como chefe de Estado. “Vamos parar de mostrar os músculos enquanto as pessoas sofrem”, afirmou em um claro recado ao presidente russo, Vladimir Putin.

O sumo pontífice também elogiou os europeus pelo acolhimento dos refugiados ucranianos. No entanto, lembrou que não é possível se habituar à guerra e convidou os fiéis a se manifestarem pelo fim das violências.

“Vamos nos engajar para reclamar a paz, de nossas varandas e nas ruas!”, convocou. “A paz é possível, a paz é necessária, a paz é a nossa principal responsabilidade”, reiterou.

SÁUDE PÚBLICA

Além das solicitações que versam sobre as ações preventivas da Saúde Bucal, há de se ressaltar a importância da assistência à população que necessita do uso de próteses dentárias, o que constitui importante serviço de saúde pública, além de ampliar a capacidade de atendimento das demandas do Sistema Único de Saúde – SUS.

 

Pensando nisto, solicitei que seja realizado o credenciamento do município de Araguari para implantação de Laboratório Regional de Prótese Dentária (LRPD), conforme preconiza o Ministério da Saúde, por meio da Portaria nº 1.670 de 1º de Julho de 2019, que credencia municípios a receberem incentivo financeiro referente à implantação de Laboratórios Regionais de Prótese Dentária (LRPD), bem como, a realização de Convênio ou Processo Licitatório com Laboratório de Prótese com intuito de realizar Prótese Total para atendimento dos munícipes.

 

Diante da demanda pelo serviço reabilitador protético e na perspectiva da assistência integral em saúde bucal, o Ministério da Saúde passou a financiar, desde 2005, o credenciamento de Laboratório Regional de Prótese Dentária (LRPD). Esse estabelecimento realiza o serviço de prótese dentária total, prótese dentária parcial removível e/ou prótese coronária/intrarradiculares e fixas/adesivas.

Município com qualquer base populacional pode ter o LRPD e não há restrição quanto sua natureza jurídica, ou seja, a Secretaria Municipal de Saúde pode optar por ter um estabelecimento próprio (público) ou contratar a prestação do serviço (privado).

O Ministério da Saúde repassa um recurso mensal aos municípios/estados para confecção de próteses dentárias, de acordo com uma faixa de produção.

Este recurso financeiro é repassado para o Fundo Municipal, no Teto Financeiro de Média e Alta Complexidade (MAC), após publicação em Portaria específica do Ministério da Saúde.

 

Estou nesta luta para que tudo seja viabilizando com maior agilidade para a prestação de serviços à população, proporcionando melhores condições de saúde e, consequentemente, a melhoria na qualidade de vida.

 

“A saúde começa pela boca.”

 

“UM SORRISO É A COISA MAIS BONITA QUE VOCÊ PODE VESTIR.”

**Vereadora em seu 4º mandato, pedagoga graduada pela extinta FAFI, atual IMEPAC, advogada graduada pela UFU, pós-graduada em Direito Público e Educação, especialização em Políticas e Gestão em Serviço Social pelo Instituto Brasileiro de Apoio aos Municípios. Ocupou os cargos de presidente da Câmara Municipal, secretária Municipal de Educação e secretária do Trabalho e Ação Social. Atou na área do ensino como; professora, diretora e supervisora.

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: