Quinta-feira, 19 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Coluna: Inspiração (08/03)

ter, 8 de março de 2022 09:30

Bom dia a todos, especialmente todas as mulheres por seu dia!

Nos dias atuais, mais de 30 milhões de mulheres trabalham fora de casa. Apesar disso, as mulheres têm ainda um longo caminho a percorrer. Ainda hoje se estabelecem grandes “distâncias” entre homens e mulheres, e são importantes os conflitos emocionais que decorrem desse convívio.
Apesar da popularização dos debates sobre igualdade de gêneros, o feminismo e o combate ao machismo, ainda é comum ler e ouvir sobre desigualdades salariais, violência sexual, feminicídio, baixa representatividade, política, entre outros.

• Somos em maior número que os homens em índice populacional
• As mulheres hoje são mais escolarizadas do que os homens, mas isso ainda não está refletido no mercado de trabalho. Elas estão chegando mais escolarizadas, então por que o rendimento ainda não está similar?
Em relação a saúde e serviços relacionados no que tange a utilização de métodos contraceptivos, a Divisão de Estatísticas das Nações Unidas indica que o pouco acesso à informação, o casamento precoce e a falta de poder de decisão das mulheres casadas ou em união, expõem esse grupo ao risco de contraírem doenças sexualmente transmissíveis e a gravidez indesejada e ao aborto inseguro.
Em relação as estruturas econômicas, participação em atividades produtivas e acesso a recursos, só resolveremos desigualdades no mercado de trabalho se tivermos uma política integrada em relação a educação infantil e escolas regulares com tempo integral para os filhos e políticas públicas que propiciem condições de continuarem estudando, mesmo com jornada tripla em suas vidas.
A vida pública e a tomada de decisão.
Desde 1995, o Brasil possui legislação que prevê cotas eleitorais, reservando um percentual de candidaturas em eleições proporcionais para mulheres. Portanto, apenas com a Lei 12.034 de 29/09/2009, essas cotas tornam-se obrigatórias, de modo que, em eleições proporcionais, haja no mínimo 3% e no máximo 70% de candidaturas de cada sexo, para cada partido.
O IBGE, responsável pelas estatísticas oficiais brasileiras, com a divulgação do estudo de Estatísticas de gênero que apresenta os indicadores sociais das mulheres no Brasil, reforça a importância da produção de indicadores de gênero com um duplo objetivo: enriquecer o debate, proporcionando informações destacadas sobre o tema, e destacar a importância de se manter uma agenda pública permanente, que coloque a igualdade de gênero como um dos eixos estruturantes da formulação de políticas públicas no País.
Apresento aqui, o link educa.ibge.gov.br para entendermos melhor esta estrada que ainda necessitamos percorrer:
ODS5: Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.
Mulher estuda mais, trabalha mais e ganha menos do que o homem.
No Dia da Mulher, estatísticas sobre trabalho mostram desigualdades.
Frases da semana:
“Quem se apaixona por si mesmo, não tem rivais.” (Benjamin Franklin)
“Ela não nasceu para ser entendida ou decifrada. Não existe manual de instruções, não adianta procurar.”
“Ela tem dias difíceis sim.
Mas ela tem a alma de fênix.
E coração de borboleta.
Já, já ela renasce, rompe o casulo e volta voar lindamente.”

“Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota.” (Madre Teresa de Calcutá)

“As mulheres lhe parecem fracas porque você não conhece a verdadeira força delas.” (Mulher Maravilha)
“O Talibã podia tomar nossas canetas e nossos livros, mas não podia impedir nossas mentes de pensar.” (Malala Yousafzai)
“O mundo precisa de atitudes, não de opiniões. Opinião nenhuma mata a fome ou cura doença.” (Angelina Jolie)
“É importante lembrar a essas garotas o quão valiosas elas são. Eu quero fazê-las entender que uma sociedade é medida pela forma como suas mulheres e meninas são tratadas.” (Michelle Obama)
Enfim, que Deus nos abençoe!
Que sejamos renovadas com a Vossa graça para vencermos o medo, o desânimo e o cansaço!
Que o entusiasmo que significa ter Deus dentro de si, no invada para a lida, a estrada é cheia de pedregulhos ainda, mas não nos impede de seguir em frete cada dia das nossas vidas!
#paznomundo #mulheresfortalecidas
**Vereadora em seu 4º mandato, pedagoga graduada pela extinta FAFI, atual IMEPAC, advogada graduada pela UFU. Pós-graduada em Direito Público e Educação, especialização em Políticas e Gestão em Serviço Social pelo Instituto Brasileiro de Apoio aos Municípios. Ocupou os cargos de presidente da Câmara Municipal, secretária Municipal de Educação e secretária do Trabalho e Ação Social. Atou na área do ensino como; professora, diretora e supervisora

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: