Sexta-feira, 20 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Coluna: Direito e Justiça (20/10)

qui, 20 de outubro de 2022 08:09

Direito e Justiça:

 

Pinga – Fogo:

(Para quem quiser entender…)

 

– A situação do nosso país é muito perigosa. Estamos completamente divididos, muito mais do que deveria ser entre “irmãos” de um mesmo país. Basta uma faísca…!

 

– A História doutrina como e por que começam as guerras e as revoluções, mas não como acabam. Aqueles que não a estudam e não aprendem, serão obrigados a repeti-la. Nem sempre pelo melhor…!

 

– As elites mais burras são as que querem tudo para si e nada para o povo. Amealham muito mais do que precisam para uma vida inteira e depois, cedo ou tarde, deixam tudo por aí, para os outros. Fazem o bolo crescer, mas nunca o repartem. Perdem tudo…!

 

– Eu também acredito – como muitos – que essas eleições presidenciais serão de fato as mais importantes e decisivas da nossa história. Dois lados, dois estilos, dois projetos. Passado tudo isso, espero que o país se recomponha, para que possa enfrentar e sobreviver às intempéries que se avizinham. Vivemos, como nunca antes, num mundo de lobos ferozes e famintos. Países fracos irão sucumbir…!

 

Mentiram demais sobre o voto impresso e auditável:

– Tem muita gente que, ao falar sobre o voto impresso e auditável, omitiu, truncou ou falseou a verdade na maior desfaçatez e cara-de-pau. Disseram que, uma vez impresso o voto, o respectivo comprovante seria entregue ao eleitor e assim estarias violado o caráter sigiloso ou secreto do voto. Não era desse jeito que se pretendia fazer. Era e é mentira. O comprovante cairia num depósito inserido na própria urna eletrônica (modelo novo), ou em um anexo, ficando à disposição da Justiça Eleitoral, para uma futura e eventual conferência (ou auditagem) parcial ou total. A urna eletrônica continuará a existir. Simples assim…!

 

O problema não está na urna eletrônica:

Sim, é isso mesmo! O problema maior ou único não deveria estar centralizado nas urnas eletrônicas. Assim sendo, tirando a possibilidade de impressão do voto, para uma futura e eventual recontagem parcial ou total – que foi aprovada pelo Congresso Nacional em 2015 e depois julgada inconstitucional pelo STF—, a preocupação deveria referir-se às complexas e internas questões de programação, contagem e totalização, para que a vontade real do eleitorado seja mesmo respeitada. Esperta ou tolamente, desviaram o foco e deu no que deu. Ou seja, em nada…!

 

A Comissão de Transparência do TSE:

Propositalmente ou por um deslize momentâneo – o tempo é que dirá – convidaram-se as Forças Armadas (especialmente o Exército por seu núcleo de especialistas em guerra cibernética), para comporem a Comissão de Transparência, criada no âmbito do TSE, atuando ao lado de outras instituições de igual renome (como a OAB, a Polícia Federal, etc.). Apesar do clima tenso que envolve o pleito e que se acirra ainda mais à medida que a data marcada para o 2º Turno da eleição presidencial escoa, auguro que tudo corra na mais perfeita ordem. Que o vencedor seja aquele que, sem truque algum, conseguir amealhar a maioria dos votos válidos. Depois, que passe a governar com dignidade e em prol deste grande país, que é o Brasil. Desejar outra coisa não é ser democrático…!

 

Raciocinem comigo:

1º) – Se você é apenas “meio honesto” então você não é honesto. Se você não é honesto, só pode ser desonesto. Porque ou se é honesto ou não se é. Inexiste meio termo neste tipo de coisa. Não tem como dar um “jeitinho”.

 

2º) – Se a obra pública que foi entregue é daquelas chamadas de “meia boca”, então é uma porcaria. Ou presta ou não presta. Também aqui não existe meio termo. Provavelmente houve desvio de dinheiro e superfaturamento, material de baixa qualidade, coisas assim. Isso é muito corriqueiro nessas plagas tupiniquins. Pois, o povo aceita: reclama no começo, mas depois se cala e esquece. Paciência…!

 

3º) Enquanto aquele gestor que “rouba, mas faz” for encarado positivamente pela maior parte da nossa população não vai ter jeito de melhorar, não haverá jeito de acabar com a roubalheira sistêmica e generalizada. Não adiantam CPI, órgãos de controle, delegados, promotores, juízes e ministros. Deixaram roubar, mas não sabiam de nada. E assim continuará solta a impunidade escandalosa, que arruína o nosso país.

4º) Já disse, mas redigo. A CF diz que todos nós somos iguais perante a Lei. O problema é que alguns são mais iguais e outros são menos iguais. Deve ser por isso que a justiça é cega. Mas, nesses dias complicados, ela também me parece ser surda, muda, burra e mal-intencionada. Posso estar enganado ou exagerando, mas me parece, sim…!

 

5º) Também já disse, mas redigo. Não vejo beleza na miséria ou no infortúnio humano e tampouco vislumbro virtude na pobreza merecida e inconsequente, seja ela material ou moral. Porém, não há como negar que por aqui a possibilidade de ascensão social para os vulneráveis é muito difícil, quase impossível ou mesmo impossível. Isso tem que mudar, tem que melhorar. Passou da hora de substituir uma oligarquia odiosa por uma meritocracia autêntica. Privilégios, protecionismos, mordomias e discriminações, inversões de valores, coisas assim têm que ceder lugar para um grande país como deveria ser o nosso. Eu disse “grande país”…!

 

Sugestões preciosas para quem já está na fase dos ENTA:

(40, 50, 60, 70, 80, 90)

 

Verifique sempre:

1) – Pressão arterial;

2) – Glicose;

3) – Triglicérides;

4) – Colesterol.

 

Reduza ao máximo:

1) – Sal;

2) – Açúcar;

3) – Farináceos;

4) – Produtos processados.

 

Alimentos necessários:

1) – Verduras;

2) – Legumes;

3) – Feijão;

4) – Nozes;

5) – Ovos;

6) – Óleo de coco;

7) – Castanhas;

8) – Frutas.

 

Três coisas que você deve esquecer:

1) – Sua idade;

2) – Seu passado;

3) – Suas queixas.

 

Três coisas essenciais:

1) – Amigos;

2) – Pensamentos positivos;

3) – Casa arrumada e aconchegante.

 

Três coisas fundamentais:

1) – Sorrir / rir sempre:

2) – Atividade física;

3) – Controlar o peso.

 

Sete coisas indispensáveis:

1) – Não espere ter sede para beber água;

2) – Não espere ter sono para dormir;

3) – Não espere se cansar para descansar;

4) – Não espere ficar doente para fazer exames médicos;

5) – Não espere receber milagres para confiar em Deus;

6) – Não espere ter problemas para seguir confiante.

7) – Não espere obter das pessoas aquilo que elas não têm ou não podem dar.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: