Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Coluna: Da Redação (28/08)

sex, 28 de maio de 2021 08:17

NOVO DECRETO

A partir de ontem, 27, um novo decreto passou a valer no município, com mudanças na aplicação de penalidades para estabelecimentos comerciais que descumprirem as regras sanitárias e as condições de funcionamento dos locais.  Antes, após a terceira notificação de irregularidade pela Força tarefa, o comércio ou outro tipo de estabelecimento era fechado por tempo indeterminado, enquanto durasse o período de pandemia. Agora, com a terceira notificação, o local é fechado por 30 dias e na quarta notificação, o período se estende para 60 dias.

 

SEGUE O BAILE

Por enquanto, não há mudanças em relação ao comércio em geral, em termos de horários e condições de funcionamento. Isso vale para os serviços essenciais e não essências. Araguari permanece na Onda Amarela do Programa Minas Consciente, devendo seguir todas as regras pertencentes a esta classificação. De acordo com a Administração do Município, a qualquer momento um novo decreto mais restritivo poderá ser publicado, se não houver a colaboração de comerciantes, donos de bares e restaurantes, e população em geral.

 

SANITIZAÇÃO

Ontem, 27, o Serviço de Zoonoses realizou a sanitização de todo Complexo Esportivo do Araguari tênis Clube – ATC, que compreende o Ginásio Poliesportivo General Mário Brum Negreiros, sede da Secretaria de Esportes, quadras externas e todo complexo aquático. A higienização foi necessária devido a um caso de Covid-19 confirmado de um dos funcionários da Secretaria. Devido ao processo, não aconteceram atividades no ATC na manhã de ontem e os trabalhos retornaram normalmente às 13h. A coisa está feia…

 

FOLGA

A prefeitura de Araguari, por meio do Decreto nº 123 de 27 de maio de 2021, decretou ponto facultativo nas repartições e autarquias públicas municipais na sexta-feira, dia 4 de junho, dia posterior ao feriado de Corpus Christi, também em razão às medidas de prevenção ao contágio pelo novo coronavírus, podendo limitar o contato direto de servidores em um mesmo espaço por 4 dias. Os serviços da prefeitura ficarão suspensos no feriado, dia 3 de junho, e no dia seguinte. Os trabalhos essenciais, como na área da saúde, da UPA (Unidade de Pronto Atendimento), cemitérios, albergues e a Força Tarefa serão realizados. Sobre a coleta de lixo, não haverá atividades na quinta-feira, dia 3, com o atendimento normalizado na sexta-feira, 4, e no sábado, 5.

 

ATENÇÃO

O semáforo localizado na Avenida Teodolino Pereira de Araújo, cruzamento do antigo Fórum, no Centro da cidade, será desligado hoje, às 8h. O local será sinalizado e com agentes de trânsito no local, controlando o tráfego na via. O semáforo será desativado para manutenção. Cuidado redobrado!

 

LIBEROU

O governo de Minas Gerais vai permitir que cidades de algumas microrregiões do Estado avancem à Onda Verde, a mais branda do programa Minas Consciente, pela primeira vez desde que a nova flexibilização começou, em 31 de março, após a criação e adoção da Onda Roxa, mais restritiva, em todo o Estado. A decisão foi tomada pelo Comitê Extraordinário Covid-19 e anunciada ontem.

 

DEUS NOS AJUDE

As microrregiões contempladas para a Onda Verde são de Turmalina/Minas Novas/Capelinha, Montes Claros/Coração de Jesus, Francisco Sá, Caratinga e Coronel Fabriciano/Timóteo. Nessa fase, todo o comércio pode funcionar com restrições mais brandas. Os eventos não têm limite de público e os hotéis podem abrir com 100% da capacidade, por exemplo. Além disso, as micros de Curvelo, Barbacena, João Pinheiro e Além Paraíba evoluíram, saindo da vermelha para a amarela. Já as microrregiões de Guanhães, João Monlevade, Araçuaí, Viçosa, Brasília de Minas/São Francisco/Januária, Pirapora, Oliveira/Santo Antônio do Amparo e Ubá regridem da amarela para a vermelha.

 

NA MESMA

De modo geral, o comitê optou pela manutenção das 14 macrorregiões de Saúde nas ondas do Minas Consciente em que já se encontram. Com isso, as macrorregiões Centro, Centro Sul, Jequitinhonha, Leste, Leste do Sul, Nordeste, Noroeste, Oeste, Sul e Triângulo do Sul permanecem na Onda Vermelha, enquanto as regiões Norte, Triângulo do Norte, Vale do Aço e Sudeste seguem na amarela.

 

QUEM DECIDE

Em caso de divergência entre as ondas da macro e da microrregião, o prefeito decide qual seguir. Com exceção da Onda Roxa, vale lembrar que todas as demais têm adesão opcional dos municípios. No Estado, a taxa de incidência da doença apresentou crescimento de 6%. A taxa de ocupação de leitos de UTI para pacientes com Covid-19 está em 79,55%, e, no caso de enfermaria, é 78,21%. Em Minas Gerais, 253 pacientes aguardam por internação em UTI e outros 410 por um leito de enfermaria, segundo a Secretaria de Estado de Saúde.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: