Domingo, 01 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Coluna: Da redação

qui, 28 de maio de 2020 01:51

RECONHECIMENTO

O vereador Warley Maravilha usou a tribuna da Câmara para destacar o trabalho feito pela dupla araguarina Dyogo e Deluca, no último sábado. Os artistas, com o fabuloso apoio do Gustavo (Açai.com), realizaram uma live beneficente em prol do Abrigo Cristo Rei e da Casa do Caminho, em Araguari. Ao realizadores, os nossos parabéns, e ao edil um destaque por reconhecer os envolvidos para o recebimento de uma Moção de Aplauso.

BASTIDORES

Corre nos bastidores da política araguarina que o grande número de pré-candidatos a prefeitura deve beneficiar o atual gestor, Marcos Coelho. Com o ‘racha’ nos votos, Marcão sairia fortalecido para o pleito desse ano.

NÚMEROS

De acordo com o apurado pela Gazeta, hoje seriam 13 postulantes ao cargo máximo do Executivo, um número nunca visto antes em nossa cidade.

SOBRIEDADE

O atual gestor continua sua administração sem afirmar, realmente, se vai disputar a sua reeleição, inclusive em um recente debate feito pelo A1 Notícia, afirmou que estava participando única e simplesmente como atual prefeito e não como pré-candidato.

GOLPE BAIXO

Ontem também circulou pelas redes sociais um usuário que estava utilizando a foto do prefeito Marcos Coelho em seu perfil. Uma verdadeira vergonha, que mostra cada vez mais o quão baixos podem ser as pessoas que preferem denegrir a imagem de seus desafetos, ao invés de mostra um trabalho digno.

REMAKE

Lembrando que, em Araguari, algumas pessoas já se utilizaram dessa forma ‘baixa’ em denegrir a imagem de algumas pessoas e instituições e, felizmente, foram penalizadas pela ação. Fica a dica!

O PLEITO MUNICIPAL

Teremos, provavelmente, o pleito municipal em início de dezembro, por volta do dia 6. Será o pleito do rebate, com um voto de protesto do eleitor à forma como tem sido tratado e um desabafo ao modus operandi da mesmice política. Jovens e mulheres com boas chances de votação.

MARKETING

Resgatamos aqui, os cinco eixos do marketing eleitoral: pesquisa, formação do discurso (propostas), comunicação (bateria de meios impressos – jornalísticos e publicitários – e eletrônicos), articulação política e social e mobilização (encontros, reuniões, etc.). A mobilização dá vida às campanhas. Energiza os espaços e ambientes. A articulação com as entidades organizadas e com os candidatos a vereador manterá os exércitos na vanguarda. A comunicação é a moldura da visibilidade. Principalmente em cidades médias e grandes. Sem ideias, programas, projetos, os eleitores rejeitarão a verborragia. E, para mapear as expectativas, anseios e vontade, urge pesquisar o sistema cognitivo do eleitorado.

ÊNFASES

O planejamento de uma campanha abriga todos os aspectos, com a inclusão das metas, objetivos, estratégias, táticas, meios e recursos, equipes e estrutura de operação, sistema de marketing, estudo dos adversários, etc. O mais importante é o foco sobre os eixos do marketing eleitoral, acima apresentados: a pesquisa, a proposta de discurso (os programas), a comunicação, a articulação e a mobilização. A pesquisa objetiva mapear interesses e expectativas do eleitorado. É vital para estabelecer e/ou ajustar o discurso do candidato. Sem pesquisa, atira-se no escuro. A pesquisa qualitativa tem a vantagem de descobrir os mapas cognitivos dos eleitores, aquilo que eles estão pensando. É fundamental, na medida em que o mapeamento do sistema de interesses e expectativas do eleitorado deverá ser o centro do discurso.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: