Sexta-feira, 13 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Coluna: Da Redação (20/05)

qui, 20 de maio de 2021 08:17

NOTÍCIA TRISTE

Uma gestante teve óbito confirmado por Covid-19, em Araguari. A informação foi dada pela prefeitura no boletim diário de ontem. A jovem de apenas 21 anos não resistiu às complicações da doença. Até quando passaremos por essas situações?  Será que não poderiam ter sido evitadas tantas mortes? Quem são os reais responsáveis?

 

FECHOU

Atividades no Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (CIAC) e no prédio do administrativo/Prefeitura de Araguari foram suspensas ontem, 19, em função de casos suspeitos e confirmados de covid-19 nos locais, precisando serem interditados para total limpeza e sanitização. As atividades internas e o atendimento à população são retomados, normalmente, hoje, 20, a partir das 8h (CIAC) e 7h (Administrativo da Prefeitura).

 

“PEGANDO FOGO”

Fechado desde março de 2020, devido a pandemia da covid-19, o Vitrola Ambiente Cultural, em Araguari, teve que se reinventar durante esse período. Uma das formas foi a realização e transmissão de “Lives” exclusivas. Assim surgiu o “Pegando Fogo”, um festival periódico realizado pelo Vitrola e que tem por objetivo divulgar e potencializar a criação de musical autoral da região e de todo país. O evento será realizado em três domingos diferentes e vai reunir três atrações por dia de festival, sendo que todos artistas participantes são do Triângulo Mineiro.

 

AGENDA

As transmissões acontecerão sempre a partir das 18h, exclusivamente pelo canal do Vitrola no Youtube: http://youtube.com/vitrolaambientecultural

23 de maio – André Salomão, Berilo e Douglas Alessi
30 de maio – Luiz Salgado, O Eremita e Uganga
06 de junho – Trem das Gerais, Canábicos e Black Pantera

 

TERCEIRA ONDA?

Nos últimos 15 dias os hospitais privados de São Paulo registraram alta de 7% de contaminados de Covid-19 com ingresso em leitos e UTIs. Interrogações dos médicos: seria uma terceira onda? O relaxamento aumentou bastante. E os vacinados com segunda dose se achando totalmente imunizados. Não é bem assim…

 

MAIS PROBLEMAS

Dados do Programa Nacional de Imunizações (PNI) indicam que aproximadamente 212 mil mineiros tomaram a segunda dose da vacina contra a Covid-19 fora dos prazos indicados na bula. E esse número vai aumentar muito, pois outras 530 mil pessoas já deveriam ter recebido o complemento no Estado, mas as injeções adicionais não haviam sido aplicadas ou ao menos registradas no sistema até a última segunda-feira. De acordo com um levantamento, a maioria dos casos refere-se à vacina Coronavac (Sinovac/Butantan), a mais utilizada no Brasil e cujo intervalo recomendado é menor, de 14 a 28 dias entre as doses. Mas também já existem milhares de registros de aplicações da Covishield (AstraZeneca/Fiocruz) fora do período adequado, de 28 a 84 dias.

 

CPI

Em uma semana pouca coisa mudou no front da política. A CPI da Covid-19 continua a mobilizar as atenções, os bolsonaristas tentam sair pela tangente no banco de testemunhas e, ao que se infere, o relatório final incriminará o governo e membros de sua equipe apontando má gestão da pandemia e provas recaindo sobre a responsabilidade de gestores e ex-gestores. Indagação que se impõe: o presidente será responsabilizado, além de seus auxiliares? Sim. Mas será punido com impeachment? Não. Não haveria tempo e condições objetivas para uma decisão com tal dimensão.

 

 

2 Comentários

  1. Anônimo disse:

    Quando estava lá na China, ninguém acreditava que vinha para cá. E o povo via nos jornais que a coisa lá estava feia. De qualquer jeito esse vírus chegaria até aqui. A única forma teria sido fechar o país inteiro, proibir viagens internacionais, chegada de navios, ter proibido o carnaval, fechado fronteiras. Tem país que fez isso, só que às pessoas obedeceram e hoje eles estão quase que livre do vírus, mas brasileiro não aceita e também é difícil devido a ser um pais de terceiro mundo, com uma grande quantidade de pobres. Agora a única solução é aprender a conviver com essa doença, assim como aprendemos a conviver com outras.

  2. Anonimo disse:

    É cada asneira: fechar as fronteiras de um país como.o Brasil, este leitor deve ter fugido da escola nas aulas de geografia. Nem os Venezuelanos conseguimos impedir a entrada no país

Deixe seu comentário: