Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Coluna: Da redação (20/03)

sáb, 20 de março de 2021 08:00

ESPERANÇA

Ontem, 19, o governo de Minas Gerais entregou o oitavo lote, com quase 60 mil doses de vacina, que é o maior a chegar ao Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de MG. As doses da CoronaVac foram enviadas pelo governo às regionais de saúde.

 

ALVO

De acordo com o governo de Minas Gerais, nesta etapa de vacinação, a recomendação é destinar os imunizantes a 7% dos trabalhadores da saúde e 47% das pessoas de 75 a 79 anos. A vacinação segue diretrizes do Ministério da Saúde (MS) em alinhamento com o Conselho Estadual de Secretaria de Saúde de Minas Gerais (Cosems-MG). Mas cabe a cada Prefeitura definir a própria estratégia.

 

PROCEDÊNCIA

A CoronaVac é a vacina do Instituto Butantan feita em parceria com o laboratório chinês Sinovac. Em outras remessas, o Estado também enviou o imunizante da AstraZeneca, popularmente conhecida como vacina de Oxford, que foi desenvolvida pela universidade do Reino Unido e pelo laboratório AstraZeneca; a Fiocruz também desenvolve a vacina no Brasil. Ambas tiveram o uso emergencial e foram aprovadas pela Anvisa no dia 17 de janeiro.

 

OITAVO LOTE

Este é o oitavo lote de vacinas que chega a Minas Gerais. A vacinação no estado começou no dia 18 de janeiro, com a chegada das primeiras 577.480 doses da CoronaVac.  No total, Minas Gerais recebeu 2.627.180 doses do governo federal. No total, 959.962 mineiros receberam a primeira dose. Destes, 400.658 receberam as duas doses.

 

LOGISTICA

Esperamos, agora, que a prefeitura organize a logística para aplicação da vacina e não cause desconforto para os idosos. Uma medida interessante adotada pela cidade do Rio de Janeiro é a separação de gêneros para a vacinação, ou seja, um dia as mulheres e no outro os homens. Fica a dica.

 

PROTESTO

Inconformados com o decreto publicado ontem pela prefeitura de Araguari, vários comerciantes da região central se concentraram na esquina da rua Marciano Santos com rua Rui Barbosa, onde decidiram pela abertura de suas lojas. Com lista de adesão de mais de 80 lojistas, resolveram nesses próximos dias abrirem suas lojas para funcionamento normal. Lembrando que, pelo novo Decreto da Prefeitura de Araguari, o comerciante pode vender no balcão, mas o cliente não pode entrar na loja.

 

UFA

A Petrobras reduz o preço do litro da gasolina, na média, em 4,95% nas refinarias, a partir de hoje, 20. Foi a primeira queda no ano. Até então, a gasolina acumulava seis aumentos, totalizando 54%. O preço do diesel, por sua vez, segue inalterado. O impacto do reajuste nas refinarias, porém, não repercute de forma imediata no custo da gasolina nos postos de combustível.

 

ACIDENTE

Ontem, 19, por volta das 14h, a 2ª Companhia de Bombeiros Militar se deslocou à BR-050, mais especificamente no km 23, sentido Araguari-MG/ Catalão-GO, em razão de acidente entre dois caminhões que trafegavam no mesmo sentido na via.  Uma das vítimas, o condutor de um dos veículos, estava preso nas ferragens com possível lesão em tórax, pélvis e membros inferiores. Após o desencarceramento da vítima realizado pela equipe do Corpo de Bombeiros Militar, a mesma foi repassada para a Eco Vias, concessionária que administra a BR 050, para os devidos cuidados e transporte para o hospital.

 

RAPIDINHAS

-Lei Seca continua valendo no município;

– Novo decreto reabre os templos religiosos, salões de beleza e barbearias;

– Pressão foi grande no chefe do Executivo com relação à reabertura das igrejas, inclusive por parte de secretários do atual governo;

– Resumindo a semana: Se for dirigir não beba, mas se for beber, não me chame, pois é proibida aglomeração.

Bom final de semana!

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: