Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Coluna: Da redação (18/03)

qui, 18 de março de 2021 00:50

POLÊMICA

Pastor da Igreja Presbiteriana Central de Araguari fez um vídeo que circulou nas redes sociais polemizando culto ecumênico realizado no Palácio dos Ferroviários no último final de semana. “Nós não queremos invocar JESUS ao lado de ESPÍRITAS, nós cremos que o espiritismo invoca o DIABO, não subiremos em nenhum púlpito ao lado de ESPÍRITAS, de IDÓLATRAS de FEITICEIROS, de qualquer outra pessoa que professe outro EVANGELHO”.

 

REPERCUSSÃO

As opiniões foram variadas e em sua maioria as palavras foram classificadas como intolerância religiosa. Qual sua opinião? Na minha, religião, futebol e política não se discute, como diria os mais sensatos.

 

HOMENAGEM

Ontem recebemos a triste notícia de mais um ser iluminado que realizou seu passamento. Honor Machado, um homem bom, inteligente, caridoso, um ser humano incomparável. Ele nos deixou e também deixou uma lacuna muito grande em nossa cidade.

 

HISTÓRIA

Senhor Honor é natural de Araguari, viúvo da senhora Elza Ganzarolli Machado. Passou a infância e juventude em nossa cidade. Serviu o Exército em Caçapava/SP, ocupando o cargo de Sargento, durante três anos. Ao dar baixa em 1948, foi para Uberlândia, se arriscou no comércio de materiais para construção. Em 1950 voltou para Araguari, possuía algumas noções de clínica e prótese dentária que adquiriu com seu cunhado e como sentia uma queda pela profissão começou a exercê-la. Então apareceu uma oportunidade, comprou um gabinete dentário e para completar foi presenteado com uma coleção de livros sobre Clínica Dentária. Começou a trabalhar no estado Goiás como dentista prático, permanecendo três anos naquele Estado. Por fim, concluiu que seu futuro estava aqui e voltou para sua terra natal. Trabalhou trinta e quatro anos na profissão, se aposentando em 1978. Espírita desde criança, era o mais antigo Obreiro Maçom em atividade em Araguari. Foi iniciado na Loja Maçônica União Araguarina em 1953. Foi Presidente por dois anos da Loja Maçônica União Araguarina, seis anos da Loja Maçônica Fênix, “inclusive fundador”. Possuía o grau 33, o mais alto grau maçônico. Foi jurado por cinquenta anos, enquanto não pediu para ser poupado permaneceu sendo requisitado. Foi presidente do Patrimônio Histórico de Araguari por três anos. Foi eleito vereador no tempo em que os vereadores não eram remunerados; secretário da Santa Casa por dois anos; secretário da Icasa, do Educandário Espírita, do Abrigo dos Velhos Cristo Rei; presidente e secretário do Centro Espírita Caridade; secretário da Loja Maçônica União Araguarina; secretário da AAMPI (Associação de Amparo à Maternidade dirigida pela dona Hilda Borges) por 25 anos; trabalhou na ACIA. Recebeu diversas medalhas, comendas menções honrosas pelo seu serviço prestado à comunidade, Lojas, Instituições e outros. E ainda, foi membro da Academia de Letras de Araguari por cerca de 40 anos. Seu Honor deixará saudades e grandes ensinamentos. Descanse em paz grande homem.

 

ALERTA

Quem descumprir o toque de recolher em Minas Gerais, pode ter que cumprir até um ano de prisão. Responsável pela fiscalização da regra, a Polícia Militar informou que vai atuar para orientar os moradores do Estado. Contudo, o cidadão que insistir em infringir as recomendações sanitárias será autuado. Segundo a PM, aplicação de sanções administrativas cabe às prefeituras municipais, sendo que o papel da PM é na orientação, na conversa, nesse realinhamento de conduta do cidadão que esteja descumprindo qualquer medida. E, na persistência desse cometimento, ele pode ser conduzido pelo artigo 268 de descumprir a medida sanitária. E pode incorrer de um mês até um ano de detenção. Também pode acontecer outros delitos, como a desobediência e desacato em razão da intervenção policial. Fica a dica.

 

ESPERANÇA

Novo carregamento de vacina contra a Covid-19 chegou ontem, 17, no aeroporto internacional de Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte. As doses serão destinadas a pessoas com 75 anos ou mais de idade. Ao todo, chegaram ao Estado 509 mil doses da vacina CoronaVac, desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório Sinovac. Mais de 900 mil pessoas receberam a primeira dose da vacina em Minas Gerais desde o início da campanha de vacinação. Só 393 mil já receberam a segunda dose. O Estado recebeu 2,1 milhões de doses.

Os imunizantes devem ser repassados aos municípios ainda esta semana para ampliar a oferta aos idosos e demais públicos prioritários.

 

RAPIDINHAS

– Mais um acidente grave na BR-050 deixa uma vítima fatal.

– Câmara Municipal aprova participação de Araguari em consórcio de vacinas

– Prefeitura, enfim, dá andamento às obras de recapeamento na rua Padre Nicácio. Lembrando que esse trabalho estava incluído no projeto Finisa, votado pelo Legislativo em 2020 e autorizado pela gestão Marcos Coelho.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: