Quinta-feira, 12 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Coluna: Da Redação (13/05)

qui, 13 de maio de 2021 10:37

ABANDONADOS

Criada em 18 de dezembro de 2017, a Lei 5976 que dispõe sobre a remoção de veículos abandonados nas vias públicas do município de Araguari está sendo cumprida pela Secretaria de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana. A SETTRANS passou a fazer o trabalho de remoção dos veículos, apoiada pelo Ministério Público Estadual e pelo 53º Batalhão de Polícia Militar. O Artigo 2 da Lei ressalta que, são considerados abandonados, os veículos que estiverem estacionados em logradouro público por prazo superior a 30 (trinta) dias e que apresentem algumas características desse abandono.

 

FIQUE ATENTO

Se você tem um veículo com alguma dessas características, fique atento:  com a falta de algum vidro, frontal, traseiro ou lateral; com a falta de algum farol ou luz de sinalização de trânsito; sem pneus ou rodas; com um ou mais pneus furados, sem qualquer indicativo no sentido de providência para o conserto; sem motor, total ou parcialmente; com a carroceria em mau estado de conservação, apresentando evidentes sinais de colisão, ferrugem ou depreciação; com a falta de emplacamento, ressalvadas as situações permitidas pela legislação de trânsito; coberto de sujeira, poeira e/ou pichado a demonstrar sua inutilização; com acúmulo de lixo, presença de água, tanto em seu interior como exterior.

 

DENÚINCIA

O trabalho da SETTRANS segue uma recomendação do Ministério Público, a partir do momento em que os veículos abandonados são denunciados. Assim que a Secretaria de Trânsito é informada pelo MP, vai até o local e notifica o proprietário do veículo que, em 10 dias, precisa remover o veículo abandonado do local. Nesta notificação são emitidas três vias, uma para o proprietário, outra é fixada no vidro do veículo e a outra fica para em poder da Secretaria de Trânsito. Em 10 dias retorna ao local e caso o veículo ainda permaneça em via pública, em caráter de abandono, a Polícia Militar é acionada e gerado o Boletim de ocorrência com apreensão e remoção do veículo para o pátio credenciado da Polícia Civil/Detran- MG. Finalidade: leilão de sucata.

 

INVESTIMENTO

O Prefeito de Araguari Renato Carvalho, vice-prefeita Maria Cecília, prefeito do Rio Branco no Acre Tião Bocalom, secretários, engenheiros e técnicos visitaram a indústria de energia fotovoltaica que está sendo instalada no município, a Ecogen, de São Paulo. Serão 4 unidades no total. Só durante as obras de implantação do primeiro complexo são cerca de 60 funcionários diretos.

ENCANTADO

O prefeito de Rio Branco, que já morou em Araguari e está na região para realização de exames médicos, ficou encantado com a usina, com capacidade de 2,5 megawatts, e declarou que a capital do Acre também precisa de uma usina deste porte.

 

COMO FUNCIONA

O funcionamento da energia solar fotovoltaica é baseado no fenômeno que ocorre quando partículas de luz solar (fótons) colidem com os átomos de silício presentes no painel solar, gerando um deslocamento dos elétrons, que cria uma corrente elétrica contínua, chamada de energia solar fotovoltaica.

 

CALÇADÃO

O Secretário de Planejamento, Orçamento e Habitação, Wesley Lucas Mendonça, acompanhado da Gerente de Projetos Luciana Brasileiro, da Arquiteta Maria Aparecida de Lima e o Subsecretário de Obras, Lucas Martins participaram de uma reunião na Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL, para apresentar o Projeto Inicial do “calçadão” a ser construído na Rua Rui Barbosa. Duas emendas parlamentares vindas do Deputado Federal Lafayette Andrada, orçadas em R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais), serão destinadas à obra.

 

PASSADO

Lembrando que, no passado, uma grande maioria de comerciantes estabelecidos na via eram avessos a criação desse ‘famoso’ calçadão. Vamos aguardar e ouvir a voz do comerciante.

 

CRISES

Uma crise entrando na outra. É assim que se desenha a paisagem dos últimos dias. Convivemos com a maior crise sanitária dos últimos 100 anos; sofremos com a crise na economia, que não dá sinais de grande alento; padecemos de uma crise crônica na política, que continua a operar os velhos métodos, e reabre o que já se chama de “tratoraço”, nos moldes dos tempos dos “anões do orçamento”; e, o que não é novidade, a crise hídrica, com a carência de chuva em algumas regiões e que, segundo palavras do próprio presidente da República, vai dar “de cabeça” na população. Sob essa teia emaranhada espraia-se a crise social, com o empobrecimento de milhões de habitantes do meio-baixo da pirâmide, a classe média C.

 

EM TEMPO

Na Semana da Enfermagem, comemorada de 12 a 20 de maio, profissionais descrevem a rotina nos hospitais, que vai além de acompanhar de perto as necessidades imediatas do paciente e atuar como elo entre ele e o restante da equipe multiprofissional de uma unidade de saúde. Essenciais nesse momento de pandemia, os trabalhadores de Enfermagem viram sua rotina se transformar no início do ano passado, com a chegada dos primeiros casos de infecção pelo novo coronavírus e têm trabalhado diuturnamente para o bem-estar de todos os pacientes. Se tornam amigos e sofrem com suas complicações. Parabéns a todos os profissionais de enfermagem pelo trabalho ímpar que têm realizado em nossa cidade, e no mundo.

 

SOLIDARIEDADE

A Fundação Hemominas convoca doadores voluntários de sangue, de todos os tipos sanguíneos, em especial os dos tipos O positivo, O negativo e A positivo a comparecerem nas unidades para realizarem a doação, e ajudar a reverter a situação de queda nos estoques de sangue no estado. Atualmente, os estoques de sangue estão, em média, 48% abaixo do ideal, sendo que a queda dos tipos O negativo, O positivo e A positivo chega a 60%. Apesar da suspensão das cirurgias eletivas em função do atendimento a pacientes de covid-19, a Fundação Hemominas lembra que, a todo instante, pessoas sofrem acidentes, necessitam de cirurgias de urgência, de transplantes e outros cuidados. Além disso, alguns pacientes – como os portadores de anemias falciformes, hemofilia e outras doenças crônicas – precisam, constantemente, receber transfusão de sangue e hemocomponentes. A Fundação Hemominas segue rigorosamente os procedimentos e critérios de prevenção ao coronavírus em todas as unidades, a fim de proporcionar segurança para quem doa e sangue de qualidade para o paciente. Vamos fazer nossa parte, em Araguari o posto de recolhimento fica na rua José Carrijo, 205 – Centro, e acontece às quintas-feiras, das: 7h às 11h30.

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: