Sexta-feira, 13 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Coluna: Da Redação (10/05)

qua, 10 de maio de 2023 08:07

QUASE LÁ

Informações de que a nova agência da Caixa Econômica, que estará localizada na avenida Senador Melo Viana, 860, saída para Caldas Novas, está praticamente pronta para sua inauguração, que deve ocorrer ainda neste mês. Todos os equipamentos foram instalados, mobiliários e os caixas eletrônicos.

 

JEMG

Depois do sucesso do último ano, mais uma etapa dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) ocorre em Araguari, entre os dias 15 a 21 de maio. A abertura oficial ocorre no dia 16 de maio, na praça Manoel Bonito. Estudantes de municípios como Araguari, Uberlândia, Araporã, Campina Verde, Indianópolis, Monte Alegre de Minas, Nova Ponte, Tupaciguara, dentre outros, estarão presentes no evento esportivo.

 

CONCURSO CULTURAL

A FAEC publicou licitação na modalidade Concurso, visando a realização do 54º CONCURSO NACIONAL DE CONTOS E POESIAS ABDALA MAMERI, a ser realizado no município. As inscrições estarão abertas entre os dias 15 de maio e 31 de julho, pelo site da FAEC. Mais informações podem ser adquiridas pelo telefone (34) 3690-3220.

 

CONSELHO TUTELAR

Estão abertas as inscrições para a eleição dos novos membros para o Conselho Tutelar quadriênio 2024/2027, podendo ser realizadas até o dia 26 de maio. A eleição será realizada no dia 1º de outubro deste ano. Os membros do Conselho Tutelar serão escolhidos através do voto direto, plurinominal, podendo o eleitor votar em até cinco candidatos, facultativo e secreto. Os Novos Conselheiros Tutelares eleitos serão nomeados e tomarão posse no dia 02 de janeiro de 2024, para um mandato de quatro anos.

 

ANTEPROJETO

O vereador e presidente da Câmara, Rodrigo Piracaíba (Patriota), apresentou anteprojeto para criação da Semana Municipal do Empreendorismo Feminino, em Araguari, a ser comemorada anualmente, prevendo a realização, pelo Poder Público, de campanhas de conscientização da população sobre os desafios enfrentados pelas mulheres empreendedoras, além de demais eventos alusivos ao tema.

 

REQUERIMENTO

Vereadora Eunice Mendes (PSB) pleiteou, em sessão ordinária da Câmara, a construção de Escola do Ensino Fundamental no Portal dos Ipês I e II, uma vez que os moradores dos referidos residenciais contam apenas com Escolas do Ensino Infantil. Tal requerimento é visto como muito importante pela comunidade local. Como sustentado pela vereadora, de acordo com o Estatuto das Cidades e o Projeto Minha Casa Minha Vida, os residenciais devem ter todos os institutos de ensino para que os munícipes fixem raízes nos locais onde residem.

 

EXPRESSO SAÚDE

O Expresso Saúde do Imepac estará hoje, 10, no Portal dos Ypês, na Rua Maria Geralda da Silva, nº 91, próximo ao CMEI Lybia Vieira, a partir das 13h, oferecendo gratuitamente Consultas de Clínica Médica e de Pediatria. É necessário a apresentação de CPF e Cartão Sus, além de Cartão de Vacina para o atendimento pediátrico.

 

 

MATRÍCULA CANCELADA

Uma aluna da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) teve sua matrícula cancelada por não atender aos critérios de cotas étnico-raciais da instituição de ensino. Apesar de se autodeclarar como pessoa de etnia parda/negra, a estudante foi submetida a uma Comissão de Heteroidentificação, que não reconheceu sua condição autodeclarada com base em critérios fenotípicos, como a cor da pele, textura do cabelo e formato do rosto. O Tribunal Federal Regional da 6ª Região confirmou a legitimidade da decisão administrativa da universidade.

 

PRISÃO

Um dos foragidos da Justiça mais procurados do Estado de Minas Gerais, Cláudio Romeu de Oliveira, conhecido como “Véio”, e condenado pela Justiça de Frutal por tráfico de drogas, foi preso na tarde desta segunda-feira, 8, aqui no Triângulo Mineiro, em Uberaba. A prisão foi resultado da ação do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado – Gaeco Regional de Uberaba, com o apoio do 67º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e da Polícia Penal de Minas Gerais.

 

REGULAMENTADA

O governo federal formalizará a regulamentação da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195, de 2022) nesta quinta-feira, 11, com a assinatura do decreto que regulamenta a lei. Aprovada pelo Congresso Nacional ainda durante o primeiro semestre do ano passado para apoiar e socorrer os trabalhadores da cultura durante a pandemia da covid-19, a lei prevê, dentre outros pontos, o repasse federal de R$ 3,862 bilhões do Fundo Nacional de Cultura (FNC) para municípios, estados e o Distrito Federal investirem na produção de eventos culturais.

 

 

5 Comentários

  1. Eliane disse:

    ESSE NEGÓCIO DE COTAS É RIDÍCULO, A PESSOA TEM QUE ESTUDAR E PASSAR SEJA ELA DE QUALQUER COR, NÃO EXISTE RAÇA NEGRA E SIM RAÇA HUMANA, AINDA MAIS A POPULAÇÃO BRASILEIRA QUE É UMA MISTURA DE RAÇAS. TODOS TEMOS INTELIGÊNCIA BASTA ESTUDAR E SE DEDICAR AOS ESTUDOS. É LÓGICO QUE UMA CRIANÇA MAL ALIMENTADA NOS PRIMEIROS MESES DE VIDA E DEPENDENDO TAMABÉM DE OUTROS, VAI TER UMA DIFICULDADE MAIOR NOS PRIMEIROS ANOS ESCOLARES.

  2. Eliane disse:

    SOU A FAVOR DE COTAS NO TRABALHO PORQUE TEM EMPREGADORES QUE GOSTAM DE DISCRIMINAR AS PESSOAS SEJAM ELAS POBRES, NEGROS E OUTROS.
    TEM UMA ESCOLA ESTADUAL QUE ERA PARA SER LEVADA PARA LÁ, MAS COMO NÃO SE PODE ESPERAR NADA DO GOVERNO ESTADUAL, PENSO QUE O MUNICÍPIO É QUE VAI TER QUE CONSTRUIR PORQUE O BAIRRO É MUITO DISTANTE E AS ESCOLAS QUE TEMPOS ATRÁS FORAM CONSTRUÍDAS PARA FICAREM PRÓXIMAS AOS ALUNOS AGORA JÁ SE ENCONTRAM BEM DISTANTES DELES E ELES É QUE ESTÃO TENDO QUE SE DESLOCAREM ATÉ AS MESMAS. ÓTIMO PROJETO.

  3. Junior disse:

    E agora a UFU sofrerá um processo. É O PT bagunçando a vida da juventude. FAZIUELI.

  4. Eliane disse:

    Esse negócio de cotas só serve para tumultuar, a pessoa se interessou em fazer o vestibular, estudou bastante, foi aprovado, alcançou média não interessa a cor da pele, a característica do cabelo, todos tem que concorrer de igual para igual, a não ser que a faculdade não quer aceitar. Na Faculdade particular não existe isso pois eles precisam de todos para manter o trabalho. E muita gente que fez faculdade na época do PT para depois eles pagarem o governo, diz que deram o calote é por isso que foi cortado.

  5. - disse:

    Vá estudar Eliane.
    Não sabe nada sobre cotas e vem falhar groselha na internet.

Deixe seu comentário: