Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Coluna: Da redação (09/03)

qua, 10 de março de 2021 00:30

GRAVE

O estado de saúde do deputado estadual Luiz Humberto Carneiro (PSDB) é grave, segundo informações do boletim médico do Hospital Santa Genoveva, divulgado ontem, pela assessoria de imprensa do parlamentar, em uma rede social. O prontuário de LHC também informou que ele precisou ser intubado, após realizar uma traqueostomia no fim da tarde da última segunda-feira, 8. Segundo a assessoria do deputado, o procedimento cirúrgico de possibilitar a entrada de oxigênio por meio da traqueia foi realizado para dar mais conforto respiratório e facilitar a recuperação do paciente. Outros detalhes sobre a condição de saúde de Carneiro foram informados no mesmo boletim: pressão arterial mantida por medicamento; frequência cardíaca estável; respiração por aparelho; volume urinário adequado; função renal normal; infecção em tratamento; neurológico sedado e quadro clínico grave.

 

HISTÓRICO

Luiz Humberto Carneiro está internado no Hospital Santa Genoveva, em Uberlândia, há 28 dias. Ele foi internado no dia 9 de fevereiro para tratamento da Covid-19 e na noite do dia 15 foi transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). LHC tem 67 anos e está no sexto mandato de deputado estadual. Vamos rezar para a recuperação do parlamentar.

 

SEM CRITÉRIOS

E a cada dia podemos perceber que esta doença maldita não está se limitando a idosos e grupos de riscos. No último boletim epidemiológico municipal foi registrado óbito de um homem de 34 anos, sem comorbidades. Sinal, a cada dia crescente, de que todos estão expostos aos graves riscos da covid-19.

 

CONFUSÃO

Enquanto se registram recordes de contaminações e mortes por Covid-19, o Estado vai, pouco a pouco, sendo pintado de várias cores, que, na cabeça na população, transforma-se em uma paleta confusa e ineficiente. Com os diferentes protocolos introduzidos por municípios, a população não sabe em que faixa (cor) está inserida nem como se comportar.

 

SEM RUMO

Enquanto na capital mineira o comércio não essencial está fechado e as pessoas podem circular à noite, em outras 21 cidades da Grande BH foi criada e adotada ontem a Onda Lilás, em que lojas podem ficar abertas durante o dia, mas os moradores devem respeitar “toque de recolher” das 20h às 5h. Bebidas geladas não podem ser vendidas nem em supermercados. No momento em que 78,5% dos leitos de UTI de Minas estão ocupados, encontramos no mapa do Estado um colorido confuso e ineficaz de Ondas Verde, Amarela, Vermelha, Roxa e a recém-criada Lilás.

 

DESORIENTAÇÃO

Segundo especialistas, o programa Minas Consciente, desenvolvido pelo Estado para orientar os municípios conforme os indicadores da epidemia em cada região, foi pouco eficiente. A cartilha passou por diversas alterações desde abril de 2020, quando foi lançada. O governo de Minas deveria ter assumido uma gestão mais impositiva. Ele criou uma cartilha sugestiva, deixando a critério dos prefeitos, que muitas vezes atuam movidos pela política local. Em alguns lugares, o poder econômico dita as leis.

 

POR AQUI

Em nossa cidade, no ano passado, a cada imposição da prefeitura, um grupo de interessados na abertura de seus negócios ia para a prefeitura para reivindicar seus direitos. Associações formavam filas para um bate papo com o prefeito e muitas vezes a pressão do Legislativo local também pesava para a produção dos decretos.

 

MANIFESTAÇÃO

Espalhou-se pelas redes sociais sobre manifestação dos empresários locais para a reabertura de seus comércios. Ontem, 9, um vídeo rodou as redes sociais, com o dono de uma loja de calçados da cidade convocando todos para juntos pressionarem os governos municipal e estadual para liberarem a abertura de algumas atividades classificadas como não essenciais.

 

ADIADA

No mesmo dia, foi informado pelo Comando da Policia Militar em Araguari, que houve contato com os organizadores da carreata dos comerciantes, esclarecendo que na Onda Roxa o cidadão não pode sair de casa a não ser para serviços essenciais. Portanto não sendo permitidas carreatas e manifestações. Desta feita, a manifestação deve ser adiada.

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: