Sexta-feira, 13 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Coluna: Da Redação (08/04)

sex, 8 de abril de 2022 09:30

CULTURA

Araguari vai receber um evento muito especial, aberto gratuitamente a toda população, e que vai marcar de forma acolhedora este momento de retorno das atividades culturais presenciais. ‘Bosque Te Quero Bem’ está sendo realizado pela Cia Cultural EMCANTAR, com apoio do deputado federal, Zé Vitor (PL-MG) e da Prefeitura Municipal, por meio da FAEC – Fundação Araguarina de Educação e Cultura e da Secretaria de Meio Ambiente, terá início neste mês de abril e seguirá até junho, proporcionando shows com artistas regionais em uma forte mobilização cultural e social no Bosque John Kennedy.

Além de reconhecer, valorizar e divulgar artistas regionais, o evento tem o objetivo de promover a visitação ao Bosque, após sua revitalização.

 

ATRAÇÕES

10/04 (domingo) – Trem das Gerais

15/05 (domingo) – Kayami Satomi

05/06 (domingo) – André Salomão

26/06 (domingo) – Musical Otone abrirá show de Luiz Salgado

 

PROGRESSO

Um dos principais benefícios que a prefeitura pode oferecer à população é o asfalto. Ruas como a Antônio Mordente Filho e a Horácio de Morais, estavam em péssimas condições, totalmente degradadas. Foi preciso a reconstrução desde a base para fazer um novo asfalto. A prefeitura mantém equipes de trabalho conservando ruas, avenidas e estradas em diversos setores e até na zona rural.

 

SINALIZAÇÃO

A Secretaria de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana – SETTRANS segue o cronograma de reforço e novas pinturas da sinalização estratigráfica nas vias públicas de Araguari. Avenidas e ruas estão recebendo o benefício, que é importante para segurança dos condutores e pedestres. A via que faz margem nos trilhos e liga a avenida Belchior de Godoy a rua Jaime de Araújo recebeu nova pintura após ser recapeada.

 

BOA NOTÍCIA

Há um ano, a macrorregião de saúde Triângulo do Norte vivia o pior momento da pandemia da covid-19. Entre os meses de fevereiro e março de 2021, a taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), para assistência a pacientes com coronavírus encontrava-se na capacidade máxima e doentes foram transferidos para hospitais de outras regiões de Minas Gerais. O quadro começou a mudar com a vacinação contra a doença, iniciada na segunda quinzena de janeiro. No final de março de 2021, pouco mais de 100 mil doses haviam sido aplicadas na macrorregião, conforme registro no vacinômetro da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). Atualmente, a macrorregião regista 3 milhões de doses aplicadas, sendo 90% de cobertura na primeira dose ou dose única, 87% de cobertura na segunda dose e 59% de cobertura na dose de reforço, considerando a população acima de cinco anos de idade.

 

PÉSSIMA NOTÍCIA

Minas Gerais lidera o ranking de desastres naturais entre todas as 27 unidades federativas do Brasil, nos últimos 10 anos, de acordo com estudo feito pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e divulgado nesta quinta-feira (7/4). Ao todo, foram 8.095 registros no estado, de 2013 até 2022. A CNM definiu como desastres naturais ocorrências por: estiagem ou seca (41,3%); doenças infecciosas virais, como o coronavírus (27,6%); chuvas (8,3%); enxurradas (4,2%); vendavais (3,2%); inundações (3,2%); incêndios florestais em parques (2,1%); alagamentos (2,2%); incêndios florestais em áreas não protegidas (1,7%); chuvas de granizo (1,4%); deslizamentos (1,3%); e demais, não especificados (3,4%).

FAKENEWS

É falsa a informação de que a Justiça Eleitoral está cancelando os títulos de pessoas com mais de 70 anos, para impedir que elas participem das Eleições 2022. Trata-se de mais um episódio de desinformação, que já foi esclarecido pelo TSE, por diversas agências de checagem e nas redes sociais do TRE-MG. O voto para pessoas a partir dos 70 anos é facultativo. A regra está prevista no artigo 14, parágrafo 1º, inciso II, alínea “b”, da Constituição Federal. Por isso, esses eleitores não são obrigados a votar nem a justificar a ausência às urnas.

 

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: