Sexta-feira, 13 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Coluna: Da Redação (06/04)

ter, 6 de abril de 2021 08:20

EXPRESSO SAÚDE

O Expresso Saúde, do IMEPAC, está presente hoje, 6, na Praça Getúlio Vargas, no centro de Araguari, das 7:30 às 13:00, com atendimento de clínica médica. E na quinta, 8, na Rua Maria Geralda da Silva, nº 91, no Portal dos Ipês II, no mesmo horário, com atendimentos de clínica médica e também pediátrico. Ontem, as atividades foram realizadas no Bairro Bela Suíça. Iniciativa que merece ser sempre aplaudida e divulgada.

 

ESPERANÇA

As regiões do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas Gerais receberam ontem, 5, quase 127,5 mil doses de vacinas CoronaVac e AstraZeneca/Oxford. Esta é a maior remessa já encaminhada para as regiões. A distribuição faz parte do décimo primeiro lote recebido pelo Estado na última quinta-feira, com mais de 1 milhão de doses. As mesmas foram encaminhadas para as Superintendências Regionais de Saúde (SRS) de Uberlândia e Unaí, que abrange Paracatu. As superintendências de Uberaba e Patos de Minas e a Gerência Regional de Saúde de Ituiutaba devem retirar as doses em Uberlândia. A distribuição aos 76 municípios está prevista para ser realizada hoje, 6, e com isso, com toda certeza, a vacinação em nossa cidade deve ser retomada. Graças a Deus!

 

QUANTITATIVOS

Do total recebido pelas regiões, 109.060 doses são da CoronaVac – das quais 2.110 são extras – e 18.420 são da AstraZeneca. Segundo a orientação do Programa Nacional de Imunizações, os imunizantes da CoronaVac serão utilizados para iniciar a imunização dos profissionais das Forças de Segurança; para aplicar a primeira dose em idosos entre 65 e 69 anos; e como segunda dose em trabalhadores da Saúde e em idosos entre 70 e 79 anos. Já as vacinas da AstraZeneca serão aplicadas como segunda dose para os trabalhadores da Saúde.

 

SEGURANÇA

No grupo prioritário das Forças de Segurança estão os trabalhadores envolvidos em atendimento e transporte de pacientes, resgates e atendimento pré-hospitalar, ações de vacinação contra a Covid-19 e de vigilância das medidas de distanciamento social, com contato direto e constante com o público, independentemente da categoria.

 

FICAM AQUI

Para Araguari foram disponibilizadas 5.590 doses da Coronavac, mais 30 doses extras, e 370 doses da AstraZeneca.

 

TRISTE RECORRÊNCIA

Um jovem, de 21 anos, morreu afogado na tarde do último domingo no Rio Araguari, 4, entre Uberlândia e Araguari. Conforme o Corpo de Bombeiros, o rapaz estava sob a ponte do rio na BR-050 quando tentou atravessar o local a nado. Ele não conseguiu concluir o trajeto e se afogou. Um pescador que estava no local conseguiu retirar o jovem da água. Contudo, quando as equipes dos bombeiros chegaram, o médico constatou que ele já estava sem vida. A Polícia Militar e a perícia da Polícia Civil foram acionadas para os trabalhos de praxe. O corpo do rapaz foi retirado do local e encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML). Nesse período de calor, muitas pessoas estão indo pescar e se esquecem dos perigos de nadar em rios e represas, e nem sempre o planejado sai como imaginado. Triste realidade!

 

GRANDE PERDA

No último sábado, Araguari recebeu com muita tristeza a notícia da morte do promotor de justiça aposentado, Dr. Valdir Dias que travava uma luta contra o Alzheimer. Proprietário do Jornal Diário de Araguari, juntamente com sua companheira de todas as horas, Vanessa Klock, se desdobravam com muita garra e dedicação a serviço da imprensa escrita local.

 

DESPEDIDA

Após rápido velório em Araguari, o corpo do promotor aposentado Valdir Dias seguiu para cidade de Uberaba, onde nasceu, e foi sepultado na tarde deste domingo. Apesar de não ser araguarino, Valdir não escondia sua paixão pela cidade que o recebeu há quase vinte anos. O prefeito Renato Carvalho decretou três dias de luto.

 

HOMEM RESPEITADO

Dono de um coração imenso e uma inteligência sem igual, era um respeitado conselheiro dos políticos locais, que buscavam suas orientações e experiência. Nossos sentimentos à sua companheira Wanessa Klock e aos filhos, Hernan, Keka, Rener e Lucas.

 

NA CONTA

A nova rodada do auxílio emergencial começa ser paga hoje, 6, pela Caixa, a quem já recebia o benefício em dezembro de 2020. Os pagamentos ocorrem de acordo com o mês de nascimento do beneficiário, e nesta semana, além de amanhã (para os nascidos em janeiro), está previsto um depósito na sexta-feira (para os nascidos em fevereiro). Somente no prazo de duas a quatro semanas após o depósito o dinheiro poderá ser sacado em espécie ou transferido para uma conta corrente. Com quatro parcelas de R$ 150 a R$ 375, dependendo da família, é necessário cumprir requisitos para ter direito à nova rodada. Como no ano passado, o benefício será depositado nas contas poupança digitais dos trabalhadores informais e inscritos no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), onde poderá ser movimentado pelo aplicativo Caixa Tem.  Para os beneficiários do Bolsa Família, o pagamento ocorre de forma distinta. Os inscritos no programa social podem sacar diretamente o dinheiro nos dez últimos dias úteis de cada mês. O auxílio emergencial somente será pago quando o valor for superior ao benefício do Bolsa Família.

 

RAPIDINHAS

– Araguarino faz acusações contra a Santa Casa de Araguari;

– Hospital contesta afirmação e consegue, na justiça, a retirada de vídeo;

– Comissão de Saúde da Câmara Municipal promete analisar o caso;

– Araguari volta para a Onda Vermelha;

– Os serviços não essenciais voltam a funcionar, mas ‘toque de recolher’ permanece;

– Lei seca em Araguari perde seu efeito e estabelecimentos comerciais podem vender bebidas alcoólicas;

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: