Terça-feira, 19 de Novembro de 2024 Fazer o Login

Coluna: Da Redação (05/05)

qua, 5 de maio de 2021 12:28

ALERTA

Ontem, 4, infelizmente, mais três pessoas perderam a batalha para essa doença maligna: a Covid. Isso nos mostra mais uma vez que temos que continuar em situação de alerta e não esmorecer em relação à disseminação do vírus. Cada dia mais temos que vigiar e nos cuidar para que esse mal não assole nossas famílias. Fique atento!

 

TRISTEZA

Entre as vítimas de ontem, uma mulher de 40 anos, que tinha toda a vida pela frente, com isso, o vírus mostra, mais uma vez, que mesmo não sendo idoso o risco é grande e continua iminente. Deus nos ajude!

 

CASO DE POLÍCIA

Nem mesmo o Poder Executivo está livre de ataques criminosos. Segundo apurado pela coluna, foram furtados 300 metros de cabo flexível, em três pacotes de 100 metros cada, nas dependências da Secretaria de Obras. O fato pode ter ocorrido no fim de semana passado, mas o delito foi constatado apenas ontem. Não houve arrombamento no local, mas fechadura da sala invadida apresentava dificuldade de funcionamento.

 

SOLICITAÇÃO URGENTE

A rua Guanabara é considerada o coração do bairro Amorim. Além de contar com moradores tradicionais e comércios atuantes, nessa via se encontra a importante Escola Estadual Dona Eleonora Pieruccetti. Diante disso, moradores da localidade, em contato com a Gazeta, informaram que estão requerendo, formalmente, às autoridades competentes, a instalação urgente de lâmpadas de LED naquela rua, bem como travessia elevadas de pedestres nos principais cruzamentos e placas alertando sobre a presença de estudantes.

 

DE VOLTA

A secretaria de Esportes retomou ontem, 4, as aulas de natação e hidroginástica no Parque Aquático do Araguari Tênis Clube – ATC. A paralisação de aproximadamente três meses foi em função do período da pandemia Covid-19 e seguindo as restrições dos órgãos de saúde. O retorno às atividades conta com um rigoroso protocolo a ser seguido, que vai desde o distanciamento entre os alunos, aferição de temperatura e uso de álcool em gel para ter acesso ao interior do parque. A Secretaria está com vagas disponíveis com indicação de horário. Saúde é o que interessa!

 

AGORA

Hoje, a Secretaria de Saúde inicia a vacinação contra a Covid-19 para as pessoas acima de 60 anos. Os idosos com 60 anos ou mais devem procurar o Aeroporto Municipal para tomar a primeira dose da vacina Astrazeneca. Para oferecer uma vacinação mais tranquila, a organização definiu que hoje, 5, a vacinação será somente em drive-thru, das 8h às 17h, não sendo permitida a entrada com motocicletas, somente pessoas em carros. Amanhã, entre 8h e 17h, serão vacinados os pedestres. Reforçando: apenas as pessoas com 60 anos ou mais.

 

ALIVIO

Após três meses do início da Campanha de Vacinação Contra a Covid-19 em Minas Gerais, é possível observar queda na proporção de óbitos e internações pelo coronavírus entre a população com mais de 70 anos. Dados da equipe técnica da Sala de Situação da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) apontam que, na segunda quinzena de janeiro deste ano, 25,1% dos óbitos registrados no estado pela doença ocorreram entre pessoas de 80 a 89 anos. Já na segunda quinzena de abril, este número caiu para 9,9% do total de mortes registradas. Entre as pessoas acima de 90 anos, a queda foi de quase sete pontos percentuais, passando de 8,6%, do total de óbitos registrados por covid-19, para 2%. Na faixa etária entre 70 a 79 anos também é possível verificar uma redução: em janeiro, 29,5% do total de óbitos eram de pessoas nesta faixa etária. Em abril, este número reduziu para 27,4%.

 

INTERNAÇÕES

Os dados relacionados às internações também apontam queda no índice de idosos com mais de 70 anos que precisaram de UTI no estado. É possível verificar que, na segunda quinzena de janeiro, 14,8% do total de internações em UTI por covid-19 eram de pessoas na faixa etária de 80 a 89 anos. Já em abril, este número foi para 6,9%. Entre os idosos de 70 a 79 anos, o percentual de internados caiu de 20,6%, em janeiro, para 15,9%, em abril. Entre as pessoas acima de 90 anos, 5,1% estavam na UTI por covid-19 em janeiro; na última semana de abril este índice passou para 1,7% do total. A vacina garante a segurança sanitária de toda a população. Os estudos científicos publicados até o momento comprovam que, após a segunda dose, a imunidade é alcançada, individual e coletivamente.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: