Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Coluna: Da redação (03/03)

qua, 3 de março de 2021 09:50

 

VACINAÇÃO

Hoje, 3, começa a vacinação de idosos com 85 anos de idade, através das 1.650 doses recebidas pelo município nesta terça, 2.
A prefeitura esclareceu que mesmo os que não fizeram o cadastro poderão receber o imunizante, dirigindo-se para o local das aplicações com comprovante de endereço, RG e CPF e, se possível, cartão de vacinação em mão.
A gestão tem expectativa de que a imunização de idosos entre 80 e 84 anos possa acontecer na sexta, 5, ou, imediatamente após a vacinação dos idosos de 85 anos, com doses da CoronaVac destinadas a esse público pelo Governo Federal.
Os que apresentarem sintomas de gripe ou síndromes respiratórias são orientados a aguardarem e não irem vacinar e, na próxima remessa, poderão receber a dose com prioridade.

 

CAOS

Ontem, em uma reunião entre o prefeito e o presidente da CDL em Araguari, uma verdadeira bomba foi jogada na população. O chefe do Executivo araguarino comparou a situação atual da cidade com a de Manaus no auge de sua crise da pandemia.

 

EMERGÊNCIA

Em sua fala, o prefeito também afirmou que o governador Romeu Zema convocou uma reunião emergencial para que uma atitude mais enérgica seja tomada para conter o avanço da doença e, consequentemente, o número de mortes.

 

FREE

Um pedido feito pelo presidente da CDL ao chefe do Executivo foi a suspensão imediata da cobrança da Zona Azul no centro da cidade, enquanto durar o decreto que proíbe a abertura do comércio não essencial. Nada mais justo, uma vez que se as lojas estão fechadas, não tem sentido essa cobrança.

 

IMPOSTO

Outro ponto abordado pelo presidente da CDL foi a isenção do IPTU para os comerciantes que estão sofrendo essa fase de ‘vacas magras’, devido à pandemia. Com as receitas quase zeradas e com despesas atuantes, Pedro Luiz enfatizou a importância dessa isenção para que os empresários possam continuar com seus comércios abertos e, assim conseguir cumprir com suas obrigações financeiras.

 

UBERLÂNDIA

Ontem, o coordenador da rede de urgência e emergência da Secretaria Municipal de Saúde, Clauber Lourenço, informou que até as 12h a cidade já tinha mais 18 mortes por Covid-19, somando assim 1.106 óbitos pela doença. Ele também falou sobre a situação de leitos na cidade.

 

FÉ E DESESPERO

Há imagens de uma profissional da saúde ajoelhada na porta da UAI Luizote orando, além de familiares de pacientes que se ajoelharam em frente à unidade pedindo pela melhora. A UAI Luizote está com atendimento direcionado para pacientes com Covid-19 e está lotada. O boletim divulgado pela Prefeitura na segunda-feira apresentava 100% de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na cidade. Após as redes pública e privada de saúde de Uberlândia não terem mais vagas em UTI, a Prefeitura divulgou ações para conseguir dar assistência aos pacientes. Entre elas estão 100 novos capacetes para oxigenação não invasiva e pedido de ajuda ao Estado e à União. Além disso, a iniciativa “Juntos por Uberlândia”, criada por empresários, entidades e comunidade, lançou a campanha ‘Respira Uberlândia’, para arrecadar dinheiro e abrir novos leitos de UTI exclusivos para Covid-19.

 

ESTRANGULAMENTO

Uberlândia tem atualmente mais de 330 pessoas aguardando por uma vaga em hospitais da cidade. São 184 pacientes na fila de espera por um leito de UTI e 152 pessoas esperam por vagas em enfermaria. Além disso, dos que estão na fila esperando por uma UTI, 60 pacientes já estão intubados por causa da gravidade dos casos. Atualmente, 250 pessoas estão em UTIs de Uberlândia. A rede do Sistema Único de Saúde (SUS) em Uberlândia atualmente está com três perfis de pacientes: os que já procuravam atendimento no SUS; os que têm convênio, mas os hospitais privados estão lotados e procuraram o SUS; e pacientes da região que estão procurando Uberlândia. São casos de emergência que não podem ter atendimento negado. Um verdadeiro caos.

 

ENSINO

O ano letivo da rede estadual em Minas será iniciado para os alunos na próxima segunda-feira, ainda de forma remota. A primeira semana será dedicada à comunicação entre estudantes e equipe escolar e na semana seguinte, a partir do dia 15, as teleaulas voltarão a ser transmitidas na Rede Minas, das 7h30 às 12h30, e reprisadas na TV Assembleia. O Estado também disponibilizará acesso gratuito a diretores, professores e estudantes ao Google Sala de Aula, programa que permite compartilhar atividades e conversar por vídeo com os docentes. O acesso aos estudantes, para adaptação, será a partir do dia 8 de março, e os professores poderão acessar o programa a partir de hoje. Cada professor visualizará apenas as turmas a que dá aula.

 

DISTÂNCIA

Como em 2020, o Estado continuará utilizando os Planos de Estudo Tutorados (PET), que, neste ano, passam a ser bimestrais. A distribuição segue como antes: o material será disponibilizado no aplicativo Conexão Escola 2.0, pelo site, e os alunos sem internet receberão o material em casa. O material inicial poderá ser acessado a partir de hoje.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: