Quinta-feira, 19 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Coleta seletiva abrange todas as regiões do município

sex, 24 de junho de 2022 11:28

Da Redação

Caminhão da coleta seletiva

No dia 22 de junho, a Prefeitura de Araguari, através da Secretaria de Meio Ambiente divulgou que o município segue com 100% de coleta seletiva. Essa conquista aconteceu em maio do ano passado e desde essa época os profissionais seguem empenhados para manterem a meta, mesmo com o crescimento da cidade.

A coleta seletiva é uma ferramenta utilizada para recolher vários tipos de resíduos, que são classificados conforme sua origem. Ela é a forma ecológica mais adequada para o descarte de lixo e associada aos temas educação ambiental e desenvolvimento sustentável, evita a poluição do solo e das águas.

Esse tipo de descarte de materiais traz muitas vantagens para o município, como: promoção da consciência

ambiental dos cidadãos; prevenção do desperdício de recursos naturais não renováveis; promoção da reciclagem (reaproveitamento de materiais); melhora economia (diminuir custos de produção, geração de empregos); prolongamento da vida útil dos aterros sanitários.

De acordo com Secretaria de Meio Ambiente, os caminhões da coleta seletiva percorrem todo o município, cumprindo um cronograma de trabalho, que compreende a região central e os bairros.

Nas segundas-feiras, os caminhões passam nas seguintes localidades: Jardim Botânico; Interlagos; Parque dos Verdes; Portal do Cerrado; Cidade Nova; Ipê; Alvorada Granville; Goiás; Goiás (Parte Alta); São Judas e Morada de Fátima.

Nas terças-feiras, os moradores dos bairros: Aeroporto; Aeroporto Sul; Gutierrez; Chancia; Millenium; Novo Horizonte; Gaivota e Amorim, podem esperar os agentes para descartarem seus recicláveis.

Nas quartas-feiras, os bairros São Sebastião; Mauá; Allan Kardek; Vieno; Vila Olímpica; Bela Vista; Maria Eugênia; Santa Helena e o distrito de Piracaíba, são os contemplados pela coleta seletiva.

Nas quintas-feiras, os caminhões passam nas seguintes regiões: Madri; Portal de Fátima; distrito de Amanhece, Santiago; Jóquei Clube (lado esquerdo); Milanio; Bosque; Sibipiruna; Miranda; Ouro Verde; Paraíso; avenida

Cornélia Rodrigues da Cunha e comunidade de Porto Barreiro.

Nas sextas-feiras, os moradores dos bairros: Santa Terezinha; Independência; Panorama; Jóquei Clube (lado direito); Bela Suíça; Monte Moriá; Fátima e da avenida Cornélia Rodrigues da Cunha, podem esperar a passagem do caminhão da coleta seletiva.

Aos sábados, os agentes passam nos bairros: Rosário; Industrial, Centro e Jardim Regina

“Vejo que a preocupação maior de todos não se limita à sustentabilidade ambiental, mas também à sustentabilidade social. Do que seria apenas lixo, essas mãos garantem trabalho e renda para as famílias que mais precisam. Fora que Araguari está sendo cuidada pela própria população, que precisa continuar colaborando”, destacou o secretário de Meio Ambiente, Guilherme Santana.

É importante mencionar, que todo o material coletado é encaminhado para a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Araguari (ASCAMARA)

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: