Domingo, 22 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Coleta de sangue é realizada hoje no posto avançado de Araguari

qui, 28 de janeiro de 2016 08:20

Da Redação

O Posto Avançado de Coleta de Sangue (PAS) de Araguari realiza nesta quinta-feira, 28, uma nova ação para coletar cerca de 60 bolsas de sangue.  A doação é aberta a toda a população e novos doadores podem procurar o PAS para se cadastrar. Quem é doador e está devidamente cadastrado deve ir hoje à unidade (antigo Hospital dos Ferroviários), das 7 às 17h.

A secretária de Saúde, Lucélia Rodrigues, informa que a partir de agora as coletas serão regulares e acontecerão semanalmente. “Com isso os doadores de Araguari, que estão entre os mais efetivos da região, não terão que se deslocar até Uberlândia, podendo fazer as doações na unidade local”, relatou a secretária.

A doação é aberta a toda a população e novos doadores podem procurar o PAS e se cadastrar

A doação é aberta a toda a população e novos doadores podem procurar o PAS e se cadastrar

 

Uma equipe do Hemominas fará o acompanhamento do trabalho nesta e em mais algumas ações, para avaliar se a equipe local está apta a realizar as coletas sem a necessidade de supervisão.

Após a coleta, as bolsas de sangue são destinadas ao Hemominas em Uberlândia. “A prefeitura é responsável pelo transporte e também por buscar sangue para transfusão em Araguari. Como nós temos um índice grande de doadores, o posto permite mais comodidade e amplia a possibilidade de receber doadores e mais doações num período de tempo menor,” ressalta a secretária.

Segundo ela, a ação é direcionada para reforçar o estoque do Hemominas no período de Carnaval, quando há redução de doações e aumento na necessidade de sangue devido a acidentes ou casos de violência. O Posto Avançado de Coleta de Sangue está instalado na rua José do Patrocínio, 205, esquina com rua Estrela do Sul, Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3690-3137.

Condições e restrições

A Fundação Hemominas adota como critérios básicos para avaliar quem se encontra ou não apto a doar sangue aqueles estabelecidos pelo Ministério da Saúde e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) órgãos responsáveis pela legislação nacional de hemoterapia. Além desses, a Hemominas observa outros critérios, fundamentados em literatura nacional e internacional, visando à proteção e segurança de doadores e receptores.

Algumas situações, pela sua natureza mais delicada, somente podem ser discutidas com o profissional responsável pela triagem do candidato à doação. O candidato é entrevistado por um profissional de saúde, que faz algumas perguntas de caráter pessoal e íntimo. As informações prestadas são mantidas em rigoroso sigilo.

Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos. Pessoas com mais de 60 anos somente poderão doar caso tenham realizado uma doação antes dessa idade, independente do sexo, e devem respeitar o intervalo mínimo de seis meses entre as doações.

A doação de sangue é realizada considerando-se um volume máximo por quilo de peso. A coleta é também proporcional ao volume de anticoagulante em cada bolsa de coleta, razão que limita a coleta de volumes menores de sangue. O peso para coleta em homens é acima de 50 Kg (450ml de sangue) e mulheres entre 50 e 55,9 Kg (410 ml de sangue) e com 56 kg (450ml de sangue).

Mais informações estão disponíveis no site: www.hemominas.mg.gov.br/doacao/doacao-de-sangue/condicoes-e-restricoes

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: