Quarta-feira, 04 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Codemig e parceiros promovem programa de revitalização e modernização dos distritos industriais

ter, 31 de janeiro de 2017 05:51

Da Redação

A Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) vem dando continuidade ao Programa de Revitalização e Modernização de Distritos Industriais. A iniciativa foi lançada em 2015, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE-MG). Após estudo detalhado das demandas e potencialidades dos 53 distritos industriais da Codemig, estão sendo trabalhadas as necessidades de cada negócio e as demandas coletivas, para definir as ações de melhoria.

Diante disso, os municípios elaboraram um plano de ação que considerou sete eixos temáticos: Governança; Infraestrutura e Logística; Mercado e Imagem; Competividade Industrial; Capacitação e Recursos Humanos; Ciência e Tecnologia; Aspectos Econômicos e Financeiros.

Em Araguari, por exemplo, é fácil encontrar vários terrenos que podem ser utilizados por empresas. Segundo Mauro Cunha, diretor da Fiemg e presidente do Sindicato das Indústrias de Alimentação de Araguari, este cenário irá mudar, uma vez que, com base nesse trabalho, foram selecionadas prioridades do município. “A iniciativa visa à regularização dos distritos com apoio dos empresários e parceiros. Conseguimos incluir Araguari no projeto e fizemos um plano de ação que atende as prioridades ambientais, de estruturação e das empresas como escrituras e impostos. Agora estamos em processo de execução,” contou.

O próximo passo do programa envolve, no caso de Araguari, a implantação da governança no local, com a participação de lideranças empresariais, Prefeitura e Governo estadual, bem como implementação das atividades e ações prioritárias iniciadas. A medida pretende implantar os procedimentos operacionais de interlocução. Diante disso, será realizada uma reunião no dia 6 de fevereiro, para tratar sobre a priorização das ações com as lideranças para que seja iniciada a execução das ações prioritárias. “Não podemos perder tempo e deixar o distrito abandonado. Há empresas com planos de investir no município e precisamos reestruturar aquele espaço para abrigar empresas em Araguari,” ressaltou.

Os investimentos previstos pela Codemig para o Programa em 2016 foram de aproximadamente R$ 30 milhões. A iniciativa seguirá até 2018. Além de Araguari, também estão incluídos no programa os municípios Belo Horizonte (distrito do Jatobá), Contagem, Betim, Divinópolis, Governador Valadares, Ipatinga, Ituiutaba, Juiz de Fora, Montes Claros, Pouso Alegre, Sete Lagoas, Uberaba, Uberlândia e Araxá.

Historicamente, a criação de espaços preparados para receber plantas industriais no Brasil data do início do século XX. O Estado de Minas Gerais foi pioneiro nessa empreitada. Desde o final do século XIX, se pensava no setor industrial como uma das principais formas de desenvolvimento econômico estadual.

Prioridades

O mapeamento encomendado pela Fiemg dos 53 distritos industriais administrados pela Codemig em Minas, que reúnem mais de 7,4 mil empresas de acordo com a entidade empresarial, indicou pelo menos quatro prioridades de correção da perda de características dessas áreas ao longo do tempo. A regularização dos terrenos,  parte deles invadidos ou no abandono, foi citada como a primeira necessidade dentro da proposta de revitalização dos distritos.

Em seguida, aparecem medidas para melhorar os sistemas de segurança, incluindo a interação com a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, e a infraestrutura de serviços públicos, como energia e rede de telecomunicações. A adequação do licenciamento ambiental ficou na quarta posição entre as prioridades.

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: