Sexta-feira, 13 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Codemig e Fiemg realizam o plantio de mudas de árvores nativas do cerrado na Represa das Araras

sáb, 7 de fevereiro de 2015 01:16
A empresa responsável chegou ao município e deve efetivar o projeto ao longo da semana
Projetos de recuperação do local existem há anos, porém, foram abandonados. Foto: Roberto Rufino

Projetos de recuperação do local existem há anos, porém, foram abandonados. Foto: Roberto Rufino

DA REDAÇÃO – A empresa responsável pelo plantio de 1600 mudas de árvores nativas do cerrado na Represa das Araras, chegou ao município nessa sexta-feira, 6. A ação é uma parceria entre a prefeitura, Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) e Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg).

De acordo com o secretário de Desenvolvimento e Turismo, Clésio de Meira, existem projetos para a recuperação do local há muitos anos. “As gestões passadas iniciaram ações na represa e o espelho d’água chegou a encher novamente, mas esse trabalho de recuperação foi abandonado e, desde essa época, a represa vem secando cada vez mais”.

O secretário explica, ainda, que a secretaria de Meio Ambiente possui um projeto de recuperação para o local, porém, a demanda de recursos financeiros é alta. “A prefeitura obteve as mudas através de uma compensação ambiental da Codemig e Fiemg que, a princípio, seria feita em Belo Horizonte, mas buscamos as entidades e conseguimos que Araguari fosse contemplada com esse projeto. As 1600 mudas foram oferecidas para a secretaria de Meio Ambiente e eles indicaram a Represa das Araras como o melhor local para o plantio, por ser um grande manancial de águas”.

Segundo o secretário, o local possui alguns problemas de vizinhança e rompimento de cerca de gado. “Faremos a cerca de preservação do espelho d’água e o plantio das árvores, além de cuidar do local por dois anos. É um projeto que o prefeito Raul Belém (PP) determinou, e agora, com essa parceria, poderemos concretizar. A equipe chegou ao município com um mapeamento e fará o trabalho nos próximos dias”.

O secretário comenta que a situação da Represa das Araras é bastante crítica. “Não adianta apenas dizer que é um estado crítico, que é nosso espelho d’água e nosso aquífero mais importante, nós temos é que agir. Essa é uma ação do governo atual que irá transformar esse projeto em realidade”.

3 Comentários

  1. Claudio Aguiar disse:

    Poderia ser um ponto turístico de nossa cidade uma atração para a população e para visitantes, porém encontra-se abandonada.

  2. Josias disse:

    Iniciativa importante.É bom olhar tambem a situação do piçarrão,onde a espanção agricola chegou bem perto do córrego.

  3. biro-biro disse:

    ISTO VAI SER UM GRANDE PASSO PARA O AVANÇO DA PRESERVAÇÃO E QUE SEJA FEITA EM TODOS OS MANANCIAIS E REPRESAS QUE CIRCUNDÃOA NOSSA CIDADE GRADATIVAMENTE.PARABENS!

Deixe seu comentário: