Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Cirurgias cardíacas de alta complexidade são realizadas por meio de convênio

sáb, 18 de novembro de 2017 05:29

Da Redação

Sexto procedimento cirúrgico está agendado para essa segunda-feira

A Santa Casa, por meio de um convênio com a prefeitura, concretizará, nessa segunda-feira, 20, a sexta cirurgia cardíaca de alta complexidade em Araguari. O convênio para a realização dos procedimentos cirúrgicos foi assinado em junho desse ano e, após quatro anos de paralização, o hospital retomou o atendimento aos pacientes.

De acordo com o secretário de Saúde, João Batista Arantes, o retorno das cirurgias cardíacas ocorreu em um momento necessário. “Estamos passando por um momento de falência do sistema público de saúde. A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) tem dificuldades para atender a toda a demanda da região do Triângulo Norte, principalmente com o fechamento do Hospital Santa Catarina do município, que fazia aproximadamente vinte cirurgias por mês”.

Hospital executou cinco cirurgias cardíacas de alta complexidade

Hospital executou cinco cirurgias cardíacas de alta complexidade

 

Com a grande demanda, o secretário afirma que os pacientes chegaram a ser encaminhados para as cidades de São Sebastião do Paraíso, Belo Horizonte e São Paulo. “Essa situação estava causando grandes transtornos para a cidade e região, mas com a retomada dessas cirurgias em Araguari, o setor público readquiriu a oportunidade de atender à população”.

O secretário comenta que, apesar da situação financeira, o município recebeu verba de emendas parlamentares para efetuar os procedimentos. “O deputado federal Tenente Lúcio (PSB) encaminhou R$ 300 mil para as cirurgias cardíacas e R$ 200 mil para cirurgias de cataratas e esse recurso conseguiu mudar o cenário de atendimentos”.

A equipe médica que atua nos procedimentos é composta por profissionais do município e da cidade de Uberlândia, sendo três cirurgiões cardíacos, dois cardiologistas clínicos, dois perfusionistas, dois instrumentadores, quatro anestesistas e um enfermeiro.

Conforme o secretário, as cirurgias são um grande benefício para a população. “Araguari tem um hospital com capacidade suficiente para fazer cirurgias cardíacas de alta complexidade. Contamos com profissionais capacitados e temos médicos com excelência para dar cobertura a essas cirurgias e fazer o acompanhamento dos pacientes”.

O secretário ressalta que o município tem conseguido diversas ampliações no atendimento público de saúde. “Mês passado houve a inauguração da sala de ultrassom do Centro Ambulatorial Dr. Romes Nader do Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos (Imepac) e os pacientes estão sendo atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Felizmente, mesmo em uma época de crise, o prefeito Marcos Coelho (PMDB) e sua equipe estão fazendo o possível para garantir o melhor atendimento à população”.

1 Comentário

  1. Expedito disse:

    O prefeito e sua equipe? Até parece, foi ajuda parlamentar se dependesse desse prefeito e sua equipe estaríamos mortos em pé. Não vejo a hora desse mandato acabar e ele sair junto com a “equipe” dele.

Deixe seu comentário: