Cirurgias cardíacas de alta complexidade são realizadas por meio de convênio
sáb, 18 de novembro de 2017 05:29Da Redação
Sexto procedimento cirúrgico está agendado para essa segunda-feira
A Santa Casa, por meio de um convênio com a prefeitura, concretizará, nessa segunda-feira, 20, a sexta cirurgia cardíaca de alta complexidade em Araguari. O convênio para a realização dos procedimentos cirúrgicos foi assinado em junho desse ano e, após quatro anos de paralização, o hospital retomou o atendimento aos pacientes.
De acordo com o secretário de Saúde, João Batista Arantes, o retorno das cirurgias cardíacas ocorreu em um momento necessário. “Estamos passando por um momento de falência do sistema público de saúde. A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) tem dificuldades para atender a toda a demanda da região do Triângulo Norte, principalmente com o fechamento do Hospital Santa Catarina do município, que fazia aproximadamente vinte cirurgias por mês”.

Hospital executou cinco cirurgias cardíacas de alta complexidade
Com a grande demanda, o secretário afirma que os pacientes chegaram a ser encaminhados para as cidades de São Sebastião do Paraíso, Belo Horizonte e São Paulo. “Essa situação estava causando grandes transtornos para a cidade e região, mas com a retomada dessas cirurgias em Araguari, o setor público readquiriu a oportunidade de atender à população”.
O secretário comenta que, apesar da situação financeira, o município recebeu verba de emendas parlamentares para efetuar os procedimentos. “O deputado federal Tenente Lúcio (PSB) encaminhou R$ 300 mil para as cirurgias cardíacas e R$ 200 mil para cirurgias de cataratas e esse recurso conseguiu mudar o cenário de atendimentos”.
A equipe médica que atua nos procedimentos é composta por profissionais do município e da cidade de Uberlândia, sendo três cirurgiões cardíacos, dois cardiologistas clínicos, dois perfusionistas, dois instrumentadores, quatro anestesistas e um enfermeiro.
Conforme o secretário, as cirurgias são um grande benefício para a população. “Araguari tem um hospital com capacidade suficiente para fazer cirurgias cardíacas de alta complexidade. Contamos com profissionais capacitados e temos médicos com excelência para dar cobertura a essas cirurgias e fazer o acompanhamento dos pacientes”.
O secretário ressalta que o município tem conseguido diversas ampliações no atendimento público de saúde. “Mês passado houve a inauguração da sala de ultrassom do Centro Ambulatorial Dr. Romes Nader do Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos (Imepac) e os pacientes estão sendo atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Felizmente, mesmo em uma época de crise, o prefeito Marcos Coelho (PMDB) e sua equipe estão fazendo o possível para garantir o melhor atendimento à população”.
1 Comentário
Deixe seu comentário:
Últimas Notícias
- Duplicação da BR 381 tem estudos seg, 8 de dezembro de 2025
- DA REDAÇÃO – 6 DE DEZEMBRO dom, 7 de dezembro de 2025
- CANTINHO DO MÁRIO – 6 DE DEZEMBRO dom, 7 de dezembro de 2025
- Prefeitura de Tupaciguara promove o Natal Luz 2025 dom, 7 de dezembro de 2025
- Olé F.A vai até Uberlândia jogar as semifinais nas categorias sub-15 e sub-17 dom, 7 de dezembro de 2025
- Uberlândia: veículos com placas idênticas são apreendidos pela Polícia Rodoviária Estadual dom, 7 de dezembro de 2025
- Câmara aprova medidas estratégicas em sessão extraordinária do Legislativo dom, 7 de dezembro de 2025
- Vereador Nego reforça ações por melhorias na saúde, na infraestrutura e na organização urbana de Araguari dom, 7 de dezembro de 2025
- Prefeitura de Indianópolis promove seminário de boas práticas com foco na gestão e ações docentes dom, 7 de dezembro de 2025
- Futebol Solidário Família Fachinelli dom, 7 de dezembro de 2025
> > Veja mais notícias...

O prefeito e sua equipe? Até parece, foi ajuda parlamentar se dependesse desse prefeito e sua equipe estaríamos mortos em pé. Não vejo a hora desse mandato acabar e ele sair junto com a “equipe” dele.