Sexta-feira, 13 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Circuito Frutifica Minas acontece nesta sexta-feira em Araguari

sex, 26 de julho de 2019 05:35

Da Redação

Araguari recebe nesta sexta-feira, 26, uma das etapas do circuito Frutifica Minas, evento itinerante promovido pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (SEAPA) por meio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG). A iniciativa conta ainda com apoio da prefeitura por meio da secretaria de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Agronegócios, de parceiros públicos e da iniciativa privada.

Voltados a produtores, estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores e profissionais do setor, os encontros realizados nos municípios mineiros pretendem incentivar a qualidade das frutas produzidas no Estado, além de difundir boas práticas de produção entre os fruticultores, aperfeiçoar a gestão do negócio e estimular o crescimento da comercialização. De acordo com a organização, as atividades terão início às 13h e serão realizadas no Parque de Exposições Rondon Pacheco, situado à praça Sérgio Pacheco, no bairro Jóquei Clube.

Frutifica Minas tem como objetivo a melhoria na quantidade e qualidade das frutas produzidas no Estado

Frutifica Minas tem como objetivo a melhoria na quantidade e qualidade das frutas produzidas no Estado

As inscrições são gratuitas e serão feitas no local. Conforme a programação, a abertura oficial do evento acontece às 13h30 e, ao longo do dia serão realizadas três palestras, sendo a primeira às 14h. Na oportunidade, Diego Monteiro Castro responsável pela gerência da agência Sicoob Aracredi Araguari, ministrará o tema “Crédito Agrícola – Linhas de Crédito para Fruticultura”.

Em seguida, o engenheiro agrônomo José Rafael Silva, diretor proprietário dos Viveiros Flora Brasil Araguari localizado as margens da BR 050, irá abordar sobre o cultivo de maracujá na palestra “Avanços Tecnológicos e perspectivas (novas variedades produtivas e resistentes tolerantes a pragas e doenças). Mais tarde, às 16h15 será a palestra “Fomento/Incentivo à produção de maracujá para indústria” com o administrador de empresa Leandro Vinicius dos Santos.

Atualmente, o Circuito é considerado o maior evento da fruticultura mineira. Segundo a Emater, o Frutifica Minas é constituído de uma série de eventos, como palestras técnicas, oficinas e dias de campo para debater questões relacionadas à fruticultura no estado. Ele é realizado desde 2010, em parceria com a Seapa, Epamig, universidades federais de Lavras e Viçosa, além de prefeituras e instituições privadas e públicas.

O programa tem como proposta socializar tecnologias para melhorar a quantidade e a qualidade das frutas produzidas no Estado e assim, aumentar a renda do produtor, mantendo e gerando empregos no segmento. A demanda pela fruticultura tem sido crescente entre os produtores, principalmente por ser uma atividade de alta remuneração, quando bem conduzida no campo e na fase de comercialização da produção.

O estado de Minas Gerais ocupa o 4º lugar na produção nacional de frutas, gerando mais de 550 mil empregos diretos e indiretos. Para o secretário de Agricultura, Danilo Franco Gonçalves, a fruticultura é uma atividade que utiliza grande quantidade de mão de obra, sendo bastante viável nas pequenas propriedades. A prática também é responsável pela geração de empregos e, para isso ocorrer, é necessário o estabelecimento de parcerias com os setores de produção, pesquisa e extensão, comercialização, na busca pela obtenção de frutas de boa qualidade na região, que tem destaque especial na cafeicultura e cresce na fruticultura. No caso da cultura do maracujazeiro é uma das poucas regiões brasileiras que permanece produzindo por mais de 30 anos. “O evento pretende estimular a troca de informações e para isso, convidamos a todos os interessados, pois, teremos rodadas de palestras e debates importantes para promover o potencial da fruticultura em nossa cidade e região.”

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: