Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Cidade de Araguari completa 128 anos de desenvolvimento no Triângulo Mineiro

sáb, 27 de agosto de 2016 05:11

Da Redação

História do município teve início nas primeiras décadas de 1800 com o arraial Brejo Alegre

Araguari completa 128 anos de emancipação político-administrativa nesse domingo, 28. Diversas atividades estão sendo promovidas pela prefeitura durante esse mês em comemoração ao aniversário da cidade.

De acordo com a historiadora Jucélia Abadia Peixoto, coautora dos livros “Araguari e sua história” e “Ferrovia em Araguari”, esse é o período em que a população busca informações sobre a história da cidade. “É um momento de introspecção em que as pessoas enaltecem os acontecimentos do passado. Nesse período, as escolas trabalham a história do município, são programados vários eventos, as empresas homenageiam a cidade e isso leva um pouco mais de conhecimento sobre o lugar em que elas vivem. É um momento em que a cidade é valorizada”.

Construções da cidade de Araguari na década de 40 e Palácio dos Ferroviários

Construções da cidade de Araguari na década de 40 e Palácio dos Ferroviários

 

A historiadora comenta que a valorização do município deveria ocorrer durante todo o ano. “Percebemos muitas críticas relacionadas ao município e uma valorização apenas nesse período, que deveria ocorrer o ano todo. As pessoas deveriam conhecer nossos patrimônios históricos e ressaltar as coisas positivas que a cidade oferece o ano todo. Na década de 90, foi lançado o slogan ‘Viver aqui é bom demais’, então, acredito que é isso que deve ser repassado, principalmente no aniversário da cidade”.

Praça Manoel Bonito na década de 60 após a reforma de modernização

Praça Manoel Bonito na década de 60 após a reforma de modernização

 

A história do município teve início nas primeiras décadas de 1800, quando uma pequena capela, algumas residências e cômodos comercias formavam o arraial chamado Brejo Alegre. Em 28 de agosto de 1888, foi elevada à categoria de cidade, com o nome de Araguary e cresceu no entorno da Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus da Cana Verde.

Em 1896, a chegada da Cia Mogiana de Estrada de Ferro propiciou o desenvolvimento do município e aumento considerável da população. Com a instalação da Estrada de Ferro Goiás, no ano de 1906, que ligou a cidade ao estado de Goiás, o município foi transformando-se gradativamente.

Recordação da praça Manoel Bonito na década de 70

Recordação da praça Manoel Bonito na década de 70

 

Araguari pertence ao Circuito Turístico Triângulo Mineiro e é rica em bens patrimoniais e naturais, como o Bosque John Kennedy e mais de 120 cachoeiras e quedas d’água. A cidade também possui diversos patrimônios históricos como: Palácio dos Ferroviários (1928), que desde 2006 tornou-se sede da prefeitura e Museu dos Ferroviários; Casa da Cultura Abdala Mameri (1910); 2ª Batalhão Ferroviário (1965), também conhecido como Batalhão Mauá e 11º Batalhão de Engenharia de Construção; Câmara Municipal (1917); Praça dos Ferroviários (década de 30).

Jucélia Abadia convida todos a conhecerem a história do município. “Conhecer o passado nos fornece uma dimensão mais clara do presente. Somente conhecendo o passado é que podemos pensar no futuro e em melhorias. Acompanhamos a história da cidade e observamos momentos em que havia tão poucos recursos, mas as pessoas se doavam. Acredito que essa é uma das coisas que mais precisamos. A doação em prol da coletividade, para que Araguari cresça e se desenvolva ainda mais”.

 Praça Manoel Bonito antes da reforma realizada na década de 60

Praça Manoel Bonito antes da reforma realizada na década de 60

 

Programação de aniversário

A programação de aniversário do município de Araguari é variada e conta com atividades culturais, inaugurações de obras e eventos. Nesse sábado, 27, a partir das 9h, acontece o 26º Torneio de Pássaros de Araguari, na rua Virgílio de Melo Franco, 225 e a Marcha Para Jesus, promovida pelo Conselho de Pastores de Araguari (Conpar), com a concentração na praça Getúlio Vargas.

O Desfile Cívico será realizado no domingo, 28, na praça Getúlio Vargas, a partir das 9h, e contará com a participação de mais de 50 entidades. Ainda no domingo, serão realizadas as inaugurações da pavimentação asfáltica do bairro Brasília (8h, na alameda Eugênio Nasciutti, esquina com a avenida Comissão Cruls); pavimentação do bairro Goiás parte alta (10h30, na avenida Coronel Belchior de Godoy, esquina com a rua Orlando Cézar Vieira); e a final do Campeonato Interbairros de Futebol de Campo (15h30, no estádio Sebastião César da Silva – Fluminense).

A inauguração do viaduto “Maria de Fátima C. Pereira – Neguinha”, que liga os bairros São Sebastião e Independência, acontece na quarta-feira, 31, a partir das 9h, no bairro São Sebastião. Além disso, a prefeitura realiza também, a partir das 18h30, a inauguração da iluminação ornamental do canteiro das avenidas Mato Grosso e Coronel Belchior de Godoy.

Ainda como parte da programação de aniversário do município, a Fundação Araguarina de Educação e Cultura (Faec) realiza o 10º Encontro Regional e 3ª Mostra Nacional de Teatro de Araguari, que acontece de 2 a 4 de setembro na Casa da Cultura Abdala Mameri e a 4ª Feira Cultural Gastronômica, que ocorrerá entre os dias 7 e 11 de setembro, na praça Getúlio Vargas.

13 Comentários

  1. Carlos Rodolfo Silveira Stopa disse:

    A reforma da Pça Manoel Bonito, a demolição da Estação da Mogiana, um bosque denominado “John Kennedy” [eu já senti na pele o quando os americanos nos desprezam!] …
    apenas marcas de uma “modernização” que implica em em perda de memória, perda de referenciais históricos.

  2. Eliane disse:

    O Brasil não tem memória, adora destruir o antigo. A estacão da RFFSA só conseguiu se salvar porque foi comprada a pouco tempo. O Bosque tem o nome desse grande homem porque os Estados Unidos mandou verbas para as cidades que colocassem os nomes de seus heróis, pelo menos foi o que me foi passado na Escola. Um recado para quem desmanchou a Mogiana que eu sei muito bem quem foi. NÃO GOSTEI!

  3. Leandro disse:

    A praça Manoel Bonito ser reformada da maneira que foi ao meu ver foi uma grande perda cultural também para nós com relação a arquitetura.. ela era linda já… bastava uma restauração!

  4. RONALDO FARIA disse:

    Concordo com TODOS os comentários feitos e, por favor, peço a quem tem conhecimento de qual administração nefasta ocorreu a demolição da Estação da Mogiana, que o faça, sem medo nenhum, mesmo porque todo cidadão araguarino precisa saber desta gestão tão prejudicial à Araguari.
    Outro fato a denunciar foi a retirada dos lindos postes em ferro que havia na Avenida Tiradentes na década de 60 e pra onde foram… Em qualquer cidade que possui destes postes se nota o quanto são duradouros e enfeitam a cidade. Mas os administradores de Araguari só caminham na contramão da patrimônio histórico da cidade.

  5. Eliane disse:

    A mogiana foi demolida na gestão de Neiton de Paiva Neves. Disseram que não poderia atrapalhar o progresso da cidade. Conservasse pelo menos o prédio para um museu.

  6. Eliane disse:

    Vou fazer uma ratificação: Não é no governo do Neiton que a mogiana foi demolida, ele ainda não era prefeito.. É o prefeito que esteve de 1976 a 1980, Vou pesquisar Temos um conhecido que construiu nessa época.. Vou ver se acho uma lista para confirmar.

  7. Eliane disse:

    De acordo com as eleições municipais, esse período até 1982 foi Fausto Fernandes de Melo, aquele que fez o Poliesportivo.

  8. Hulda Silva de Morais. disse:

    Preciso ir até Araguari e buscar informações sobre os meus tataravós e bisavós que foram pra essa cidade a convite de Bonifácio de Andrada.
    Onde posso ter essas informações?
    Desejo muita prosperidade para o povo dessa cidade.
    Desde já, sou grata se puderem me enviar qualquer informação.
    Att. Hulda Morais.

  9. Geni Abdala da Silva. disse:

    No dia 27 de Dezembro de 1961 mudei-me de Araguari Retornei a cidade só por duas vezes.A vida quis assim Acompanho com carinho o crescimento dessa cidade querida. Mas fico triste ao saber da demolição da MOGIANA.Quantas vezes embarquei nessa estação.E a reforma da praça,a demolição do correto tão lindo,tão típico.Não gostei.Por favor alguem me esclareça, quem foi Abdala Mameri?

  10. Fabian disse:

    Quem foi coronel Belchior de Godoy na história de Araguari? Alguém sabe me informar?

  11. MESSIAS disse:

    Sou de São Paulo, mas meu pai nasceu em Araguari em 1922 (Dilson Gama) já falecido. Também fiquei indignado com o que fizeram, mas no Brasil é assim mesmo, fazem tudo por dinheiro.

  12. Carlos disse:

    Parabéns ao livro e trabalho de jucélia Abadia Peixooto
    E aparecida da gloria vieira.
    Meu nome é carlos eduaardo. Filho de carlos de araguari e neto decaugusto de araguari.
    Meu avo nasceu em1900 e meu pai em 1934, meu bisavo chamado salvino era um grab
    Nde empreendedor, construiu a escola grupo raul soares na av tiradentes.
    É uma pena o prédio da mogiana não ter sido tombado . O livro de araguari me fez enxergar a beleza da cidade de araguari. A importância do padre lafayete de godoy. Me fez aprender o nome das ruas antigas e novas no centro de araguari. Me fez aproximar meu pai conhecendo meu avo e a historia da estrada de ferro. A minha familia desenvolve paralelameente do surgimento de araguari, até após a iiGuerra mundial. Muitos foram para anápolis e goias. So minha avó foi para bh. Teria muito prazer em corresponder com jucelia e aparecida sobre o que a minha familia fala do orgulho deter morado em araguari e ter estudado no grupo e colégio regina pacis
    Meu tio quase faleceu no acidente de avião , quaendo desistiu de viajar em 1947
    Valor que dei a linda cidade quando estive agora em 14 de fevereiro de 2020 , outro tio trabalhou. Na companhia prada de eletrecidade

  13. Carlos disse:

    Meu avo nasceu em 1900 e minha avó em 1908, minhas tias e tios nasceram em araguari. Morreram 2 irmaos de meningite com poucos 3 anos de vida
    Meu avô trabalhou com cinema, com telégrafo na revolução de 30, trabalhou, na estrada de ferro goias,aposentando depois da guerra. Trabalhou como chefe de estacção. Meu pai foi batizado , como irmãos e. Irmãs. , Tios e tias Na igreja matriz

Deixe seu comentário: