Quinta-feira, 19 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Chuvas e baixas temperaturas estão previstas para os próximos dias

ter, 17 de maio de 2022 08:04

Da Redação

 

Nessa semana, uma frente fria chegou sobre Araguari, com a probabilidade de chuvas pontuais e irregulares. Essas chuvas podem vir acompanhadas ou não de raios e rajadas de vento.

Depois da passagem da frente fria, uma massa de ar frio, de origem polar, pode reduzir significativamente as temperaturas na cidade e região. De acordo com os dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a temperatura mínima pode ser inferior a 5°C, com o risco de geada.

Massa de ar frio chega no município nos próximos dias

 

Ontem, 16, a reportagem da Gazeta entrevistou o professor Rafael de Ávila Rodrigues, do Laboratório de Climatologia IGEO/UFCAT, para saber quando essa massa de ar frio chega ao município. “ Essa massa de ar entra pelo território brasileiro a partir da região sul do Brasil, proporcionando uma diminuição significativa das temperaturas. Para Araguari, a expectativa é que as temperaturas comecem a cair a partir da madrugada de hoje, com valor previsto de 11ºC. Ao longo dos próximos dias a tendência é que os termômetros registrem 4ºC” disse o professor.

Segundo, o INMET, o risco de geada na região será de moderado a forte e os danos podem ser causados, principalmente, por meio da quebra de produtividade das culturas agrícolas.

Uma cultura que sofre muito com esse fenômeno é o café, em plantas jovens, onde as copas não cobrem completamente o tronco da planta, pode acontecer a “geada de canela”, o que pode ocasionar a perda da planta. Outro ponto que preocupa os cafeicultores é quando a geada atinge uma área com frutos ainda verdes. Nesses casos, um efeito conhecido é a perda da qualidade do produto, com isso a redução no preço da produção, conhecida como “café geado”.

Rafael de Ávila também explicou, que além das noites e madrugadas muito frias, as tardes serão marcadas por temperaturas baixas e com chance de recordes na região. A redução das temperaturas mínimas está prevista para começar a partir de hoje, 17, e seguir durante toda a próxima semana.

Algumas medidas são importantes para prevenir a chegada do frio, tais como: manter-se aquecido, com uso de agasalhos; beber bastante água e manter a pele hidratada, especialmente mãos, pés, rosto e lábios; cuidado especial com a população mais vulnerável (idosos, crianças e moradores de rua), transmitindo o apoio necessário; evitar locais fechados com muitas pessoas aglomeradas; preferência por alimentos quentes (sopas e chás) e consumir frutas e vegetais.

O secretário de Meio Ambiente e membro da Defesa Civil, disse que nesses dias mais frios, é importante permanecer em casa, se possível; usar roupas mais quentes e ajudar as pessoas que vivem em situação de rua.

O secretário de Trabalho e Ação Social, Paulo Apóstolo, esclareceu, que as ações previstas para junho, foram adiantadas para essa semana. A secretaria fará uma busca ativa de moradores de rua. Eles serão levados para abrigos, para que possam dormir com mais comodidade e segurança, além disso poderão tomar banho e comer, finalizou Paulo Apóstolo.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: