Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Chuva causa alagamentos e danos estruturais na cidade

sex, 1 de dezembro de 2017 05:07

por Tatiana Oliveira

Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais não foi acionado. Segundo eles, não houveram vítimas

A chuva de quarta-feira, 29, à tarde causou diversos danos estruturais na cidade. O Corpo de Bombeiros informou que a tempestade durou cerca de uma hora e meia e causou vários alagamentos, mesmo assim não foram acionados. “Não houveram vítimas, então não atendemos ocorrências”, coloca o sargento Gonçalves, do CBMMG.

Um carro foi parar dentro de um buraco que surgiu na rua Marciano Santos, no Centro de Araguari. Segundo a Polícia Militar (PM), o veículo estava estacionado na rua Marciano Santos quando o asfalto cedeu. Ninguém se feriu. Os militares contaram que não havia passageiros ou motorista dentro do carro no momento da queda.

Morador simula pesca durante alagamento no residencial Madri

Morador simula pesca durante alagamento no residencial Madri

 

Segundo informações da secretaria de Obras e da Superintendência de Água e Esgoto – SAE, há pouco mais de 30 dias o local recebeu manutenção, por um problema semelhante. “Nosso pessoal foi lá, colocou um caminhão cheio de cascalho lá dentro e ontem, quando o buraco abriu, não tinha cascalho mais, ele sumiu. Foi uma fatalidade”, afirma o secretário da pasta Jaime Sebastião Batagline. “Vamos nos reunir com técnicos, engenheiros, para discutir sobre o que aconteceu. Também quero um levantamento de quanto tempo existem as galerias pluviais ali”, completa.

O local recebe obras hoje novamente, mas o secretário não garantiu que o problema esteja resolvido. “Estamos colocando cascalho e vamos asfaltar novamente, mas há grandes chances de acontecer novamente naquele trecho ou em outros pontos do Centro da cidade, pois não sabemos se o problema são as galerias”, explica.

Alagamento

Vários pontos registraram alagamentos na cidade. O problema é recorrente, principalmente na rua Bias Fortes, no cruzamento entre as avenidas Coronel Teodolino Pereira de Araújo e Bahia, e no residencial Madri. “Estive no Madri as 19h de quarta-feira com outros secretários e engenheiros para avaliarmos a situação. Quando chegamos, a água da chuva alcançou mais ou menos meio metro de altura no local”, conta Batagline. Conforme explicado à Gazeta do Triângulo, a galeria pluvial é antiga e a vazão é pouca. “Demora várias horas para baixar a quantidade de água. Ainda não temos como prever quando isso será corrigido. Apenas quando retornar o período da seca é que poderemos avaliar”, coloca.

: Trecho de desabamento recebeu reformas a aproximadamente um mês

Trecho de desabamento recebeu reformas a aproximadamente um mês

 

Buracos

Após a passagem da chuva, vários buracos foram abertos nas vias públicas. “Outro caos são os buracos. Até ontem estávamos fazendo a operação tapa buracos, mas com a chuva aumentando temos que aguardar, caso contrário, o trabalho será desperdiçado. O problema é que, quanto mais chove, mais buracos são abertos. Essa luta vai ser constante”, explica o secretário de Obras.

Deu certo

Em contrapartida aos problemas registrados com a chuva de quarta-feira, as obras da Estação de Tratamento de Esgoto Central – ETE Central – provaram bom funcionamento. “A galeria pluvial da ETE funcionou. Estive lá no momento da chuva e constatamos que muita água passou por ali”, afirma o secretário de Obras. Conforme conta o engenheiro da Prefisan, Matheus Sales Mendes, “o risco de desabamento agora é zero”.

Ponte do Stopa

Um local que também foi vítima das chuvas foi a Ponte do Stopa, que recebeu recuperação de aterro pouco tempo atrás. “A chuva levou mais de 1/3 do trabalho que fizemos lá. Vejo que no futuro o local pode, inclusive, ser interditado”, afirma Batagline.

1 Comentário

  1. José Luiz Ferreira disse:

    Serviço de recuperação da ponte do Stopa deve ter sido feita com estooa,

Deixe seu comentário: