Chegada de novo lote hoje possibilita avanço da imunização
ter, 29 de junho de 2021 10:34Da Redação
Grande parte dos países pelo mundo ainda lida com as consequências causadas pela pandemia da Covid-19. No Brasil, não é diferente. O grande número de óbitos, o desemprego recorde, a incerteza econômica e a desestabilização social são quadros que aferem o desastre causado pelo alastramento do vírus entre a população, deixando um rastro de mortos por todo parte.
O Brasil atingiu a marca das 513 mil mortes contabilizadas por Covid-19, de acordo com dados oficiais atualizados nesta segunda-feira, 29.
O estado de Minas Gerais, por sua vez, já soma 45.888 óbitos causados pelo novo coronavírus, ainda de acordo com os números.
Sendo assim, a vacina continua sendo a única opção cientificamente comprovada para o combate e enfrentamento à pandemia, razão pela qual as prefeituras e governos estaduais seguem em um dos maiores esquemas de vacinação da história do país.
Nesse sentido, a espera pela ‘picada no braço’ é uma esperança de dias melhores para os araguarinos e araguarinas.
A prefeitura de Araguari informou que, nesta terça-feira, 29, o município deve receber sua cota de vacinas, proveniente do 27º lote, distribuída pelo governo de Minas Gerais.
Na remessa estão inclusas doses da Pfizer (1.440), CoronaVac (1.350) e Janssen (1.135), que totalizam 3.925 imunizantes. Este é o primeiro lote contemplado com vacinas da extensão farmacêutica da Johnson & Johnson. O imunizante da Janssen é aplicado em dosagem única, ou seja, não é necessário receber a segunda dose (reforço).
O Ministério da Saúde informou que as vacinas podem ser utilizadas até agosto. “Essas vacinas fazem parte do esforço que estamos realizando para garantir a imunização da população brasileira. Até setembro, 160 milhões de brasileiros devem receber uma dose de esperança no braço”, afirmou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.
Além disso, neste fim de semana, apesar de Araguari continuar na Onda Vermelha do Minas Consciente, foram presenciadas diversas aglomerações em praças e bares pela cidade.
A prefeitura de Araguari flexibilizou, na semana passada, o comércio de bebidas alcóolicas durante o período do final de semana, haja vista uma leve melhora nos casos da doença, em termos de números locais. Em sete dos últimos onze dias não foram registrados óbitos para Covid-19, além de uma pequena quantidade de contaminados em 24 horas. Entretanto, diferente dos números apresentados no final de semana, nesta segunda-feira, 28, foram registradas três mortes para a doença, além de mais 38 casos confirmados de coronavírus.
VACINAÇÃO
As doses da Janssen são destinadas a trabalhadores do transporte e pessoas em situação de rua. Os dois públicos integram o grupo prioritário da fila da vacina.
Em diálogo com o secretário municipal de Gabinete, Flávio Soares, a reportagem questionou a respeito desses grupos e foi informado que por suas condições específicas, o ideal é que não recebam uma vacina que demanda dose de reforço. “De fato os moradores de rua e trabalhadores da área de transporte serão prioritários. A razão é que quem trabalha nesse setor está sempre em lugares diferentes, está sempre em movimento, e por isso, pode acabar negligenciando a segunda dose. No caso dos moradores de rua também há um cuidado especial. Para evitar que essas pessoas acabem não completando sua imunização ao não tomarem a segunda dose, serão prioridade no recebimento das doses únicas”, raciocinou o secretário.
A reportagem também questionou a respeito de grupos prioritários, novos locais de vacinação e avanço na idade, sendo informado que a prefeitura deve anunciar as informações após o recebimento da remessa, que está previsto para acontecer hoje, 29.
CENÁRIO MUNICIPAL
Araguari já soma 15.464 casos de infecção pelo novo coronavírus, atualmente com 3.657 pacientes em monitoramento, sendo 1.425 confirmados e 2.232 suspeitos. No que diz respeito à ocupação dos leitos de UTI, são 18 pacientes na Santa Casa de Misericórdia nas 20 vagas disponíveis. Também, estão ocupados 19 dos 54 leitos de enfermaria disponíveis nos hospitais de Araguari, sendo cinco no Santo Antônio, dois na UPA, oito no Hospital de Campanha, um na Santa Casa (enfermaria) e três no São Sebastião. Ainda, foram computados 405 óbitos confirmados para a doença, sendo três nas últimas 24 horas. As informações constam no último boletim epidemiológico municipal, divulgado pela prefeitura nesta segunda-feira, 28.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- 18,7 mil capacitadas no Triângulo qui, 19 de dezembro de 2024
- Municípios mineiros recebem royalties qua, 18 de dezembro de 2024
- Polícia Militar continua ações da Operação Natalina qua, 18 de dezembro de 2024
- Eleitos no pleito de 2024 são diplomados em Araguari qua, 18 de dezembro de 2024
- PIB de Minas avança 1,2% no trimestre ter, 17 de dezembro de 2024
- Coluna: Radar (17/12) ter, 17 de dezembro de 2024
- Sine Araguari disponibiliza diversas vagas de emprego ter, 17 de dezembro de 2024
- Prefeitura celebra o encerramento do Projeto Esporte em Ação 2024 ter, 17 de dezembro de 2024
- Diplomação dos eleitos de Araguari e Indianópolis acontece nesta terça-feira, no Fórum Oswaldo Pieruccetti ter, 17 de dezembro de 2024
- BR-050 é palco de novos acidentes com vítimas feridas ter, 17 de dezembro de 2024
> > Veja mais notícias...