Sexta-feira, 20 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Cerca de mil estrangeiros são assistidos atualmente em Araguari

qui, 14 de setembro de 2023 08:00

Da Redação

Milhares de venezuelanos imigraram para o Brasil
** Divulgação

Segundo dados oficiais do IBGE, a população de Araguari é de quase 118 mil habitantes, o que é motivo de muita controvérsia. Independente disso, quem anda pela cidade, quase sempre encontra pessoas oriundas de outros países, especialmente da América do Sul e América Central, que procuram no Brasil uma oportunidade de recomeço em suas vidas.

 

A reportagem apurou que, atualmente, cerca de mil estrangeiros são assistidos pela Prefeitura de Araguari, através da Secretaria de Trabalho e Ação Social, empresas e instituições parceiras, bem como a própria sociedade local.

 

Esses imigrantes chegam ao município, na maioria dos casos, em busca de emprego, até porque muitos vêm com seus familiares, em razão da grave crise social e econômica de seus países. Segundo levantamento, pelo menos 600 venezuelanos moram em Araguari, além de outras dezenas de chilenos, haitianos, equatorianos, uruguaios entre outros.

 

De acordo com a Constituição Federal, todos os estrangeiros residentes no país possuem os mesmos direitos como se brasileiros fossem. “Assim que chegam a Araguari e são identificados, são providenciados, de imediato, os documentos, caso necessário, e são inseridos no Cadastro Único para que tenham direitos a todos os programas do Governo Federal, do Estado e do Município, como o Bolsa Família, a redução de tarifas diversas, e também são encaminhados para a Rede, abrindo portas nas escolas, estabelecimentos de saúde e empresas”, assegurou o secretário de Trabalho e Ação Social, Paulo Apóstolo.

 

Ele acrescentou que, nas situações de muita vulnerabilidade, há uma mobilização da prefeitura junto com a sociedade civil para atender essas famílias estrangeiras. “Fazemos a montagem das casas deles, seja com a doação de móveis, aluguel de residências, aluguel social, além de alimentos, roupas e outros”, afirmou o secretário.

 

Paulo Apóstolo acrescentou que há diferença entre estrangeiros e imigrantes. Esses últimos passam por Araguari rapidamente e seguem para outras cidades, sendo andarilhos ou moradores de ruas. Esses também são assistidos pelo poder público enquanto se encontram no município.

 

A imigração venezuelana no Brasil foi motivada pelo cenário de crise vivido na Venezuela, que enfrenta um caos político, econômico e institucional. O país vive instabilidades no governo desde 2013. A falta de emprego e de recursos básicos para a sobrevivência resultou em uma situação de miséria, fome, agravamento de doenças e violência.

 

Por causa disso, milhares de venezuelanos começaram a migrar para outras regiões à procura de melhores condições de vida e oportunidades de emprego. Um dos principais destinos escolhidos pelos imigrantes foi o Brasil – hoje com aproximadamente 500 mil venezuelanos acolhidos.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: