Cerca de 100 mudas de árvores são plantadas na área do ribeirão das Araras
sáb, 14 de abril de 2018 05:01por Carolina Rodrigues
Entende-se por educação ambiental todos os processos pelos quais os indivíduos constroem competências e valores voltados para a conservação do meio ambiente, o que incide diretamente nos bens de uso comum, essenciais à qualidade de vida e sustentabilidade. Esta definição se encontra na Lei nº 9795/1999, que dispõe sobre a Política Nacional de Educação Ambiental.
Dentro deste processo de educação para o meio ambiente, existe a prática não-formal, que envolve todas as atividades voltadas à sensibilização da coletividade, além da importância da participação na defesa qualitativa das questões ambientais. Em todos os casos, a educação ecossistêmica é uma iniciativa não somente do poder público, mas também de empresas privadas, entidades de classe, meios de comunicação e sociedade em geral.

O ato contou com o apoio de representantes públicos e empresa privada
Na manhã de ontem, dia 13, houve uma ação de educação ambiental na nascente do ribeirão das Araras, no bairro São Sebastião. Cerca de 80 crianças e adolescentes do Centro Educacional Municipal Tenente Coronel Vilagran Cabritta e Escola Estadual José Carneiro da Cunha participaram de um ato simbólico, plantando 100 mudas de árvores no local.
Segundo José Vitor de Resende Aguiar, engenheiro agrônomo e professor universitário, “foi um ato simbólico, porém muito importante; um passo positivo, voltado a estimular, nas crianças e jovens, o desejo de cuidar do meio ambiente, o que significa cuidar da vida”.
A ação faz parte de um projeto maior, que também está sendo feito nas cidades de Ituiutaba, Prata e Monte Carmelo; o Cidade Positiva, “um movimento que estimula a participação das pessoas em promover a cidadania”, aponta José Vitor Aguiar, colaborador do movimento. É uma organização, criada em 2015 e formada por representantes de diversos segmentos da sociedade, reunidos em prol da construção de uma cidade mais vibrante e humana – os principais pilares envolvem a realização de estudos técnicos, fomento à participação popular, estímulo ao debate e cooperação.
O ato contou com o apoio do Programa de Educação Ambiental Gira Sol – da secretaria de Educação –, secretaria de Meio Ambiente, Polícia Militar de Meio Ambiente e a empresa Monsanto. A coordenadora do programa Gira Sol, Silvia Helena Fernandes de Sousa, ressalta que foi “um trabalho ecológico que, além de prazeroso, chamou a atenção para a importância de cobrar, do poder público e de toda sociedade, a recuperação ambiental”.
A coordenadora relembra que o local foi atingido por um incêndio de grandes proporções, em julho de 2017; o que destruiu o trabalho de recuperação que estava sendo feito. Desta forma, ela ressalta a necessidade de manutenção do que foi plantado. “Nós demos o pontapé; um plantio para reforçar que precisamos cuidar do local, em si, e das nascentes, em geral”.
Este plantio também coopera com o projeto do Ministério Público de recuperação da área natural, importante para a região e que contribui no abastecimento do lençol freático do município. “São pequenas atitudes que farão a grande mudança. Embora simbólico, demos um grande passo”, reitera José Vitor Aguiar.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Senar Minas amplia catálogo com dois novos treinamentos ter, 3 de fevereiro de 2026
- Cidades de MG entre as 100 maiores arrecadações ter, 3 de fevereiro de 2026
- Mesmo com um desfalque importante, o Dallas venceu mais uma e praticamente assegurou sua vaga na próxima fase ter, 3 de fevereiro de 2026
- RADAR – 03 DE FEVEREIRO ter, 3 de fevereiro de 2026
- Cascalho Rico intensifica combate à Dengue com a retirada de centenas de pneus e reforça compromisso ambiental ter, 3 de fevereiro de 2026
- Polícia Militar registra ocorrências de tráfico e prisões por furto e receptação no fim de semana ter, 3 de fevereiro de 2026
- DA REDAÇÃO – 03 DE FEVEREIRO ter, 3 de fevereiro de 2026
- Estão abertas as inscrições para a Lista de Espera por vagas na Rede Municipal de Ensino ter, 3 de fevereiro de 2026
- Grupiara celebra 63 anos com grande festa, show de Dyogo & Deluca e resgate das tradições locais ter, 3 de fevereiro de 2026
- Aman Agronegócios e LDT Engenharia/Drakes vencem de novo e ficam próximos da classificação ter, 3 de fevereiro de 2026
> > Veja mais notícias...
