Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Centenas de araguarinos disputam cargo político nas eleições 2016

sex, 19 de agosto de 2016 05:07

Da Redação

Chapas devem atender exigências quanto a candidatura de mulheres

O prazo para registro de candidaturas foi encerrado na segunda-feira, 15. No município, 265 pessoas irão disputar o pleito para vereador, e cinco, para prefeito. Segundo o chefe da 16º Zona Eleitoral, Fernando Guetti, conforme legislação eleitoral, cada partido deve, necessariamente, ter pelo menos, 30% de candidaturas femininas nas chapas. Isto significa dizer que, se um partido lançar vinte candidatos a vereador, por lei, seis deles precisam ser mulheres.

Cartório atende na rua Doutor Afrânio, 124, Centro

Cartório atende na rua Doutor Afrânio, 124, Centro

 

No entanto, o chefe do Cartório ressalta que a lei não é efetiva. “Na maioria das vezes, os partidos utilizam de uma brecha na legislação. Eles registram os 30% de candidatura e na semana seguinte essas mulheres renunciam. O que acontece na prática é isso, não só em Araguari, mas no Brasil inteiro”.

Para Divino Antônio de Oliveira, coordenador de uma partido político, a falta de apoio financeiro é um dos principais problemas enfrentados pelas mulheres que desejam se eleger. “Em geral os partidos estão mais preocupados em cumprir a lei do que realmente ajudar no ingresso da mulher na carreira política. A maioria não consegue vencer e acaba sendo usada apenas para preencher as cotas”, analisou.

Em Araguari, 87.433 pessoas estão aptas a votar nas eleições 2016. Em Indianópolis, o número de eleitores é de 4.906.

O primeiro turno está marcado para 2 de outubro, e os candidatos terão, a partir desta semana, quarenta e cinco dias para realizar comícios, distribuir material gráfico e organizar passeatas e carreatas.

Ao longo dos últimos dois anos, mudanças na lei eleitoral foram aprovadas pelo Congresso Nacional e sancionadas pelo governo. Com as modificações, as campanhas, que antes começavam após 5 de julho (conforme a Lei 9.504/97) tiveram o início adiado para depois de 15 de agosto (de acordo com a Lei 13.165/15) o que reduziu o período de 90 para 45 dias.

4 Comentários

  1. JHONAS disse:

    EU ESTOU CANSADO DE TANTAS PROMESSAS E NADA ACONTECE, ACREDITO QUE DEVEMOS ACREDITAR EM ALGO INOVADOR, PODEMOS SIM ACREDITAR EM NOVOS CANDIDATOS NESSA ELEIÇÂO, EU E MINHA FAMILIA, IREMOS DAR O NOSSO VOTO DE CONFIANÇA AO CANDIDATO MARCOS VERISSIMO, ELE PARECE SER INOVADOR COM PROJETOS E IDEIAS BEM CLARAS,ENTRE OUTROS CANDIDATOS QUE PARECEM SER MUITO BONS, ENTAO DEVEMOS ACREDITAR EM PESSOAS NOVAS NO PODER POLITICO, PARA NAO TER O O VOTO DISPERDIÇADO…

  2. Mariana Silva disse:

    Só voto em candidatas,e com currículo de trabalho social,ou então voto nulo.

  3. Luciano disse:

    Queria ver se o cargo fosse trabalho voluntário, sem receber nenhuma gratificação, qual seria o número de candidatos. Acredito que nenhum trabalhe pela real essência que e pela cidade e cidadãos. Esta é a forma mais fácil de passar em um concurso público onde os corretores somos nós o povo.

  4. Eliane disse:

    Existe umas três categorias que ultimamente só venho anulando devido aos votos de legenda.
    Se voto em um candidato, o voto vai abastecer o outro que não quero. Se voto em fulano, o voto vai para sicrano. Aí não compensa votar, o negócio é anular. Os bons são poucos conta-se nos dedos. Eu acompanho tudo que acontece, estou por dentro de tudo.

Deixe seu comentário: