Cemitério Bom Jesus é alvo de furto e vandalismo
sex, 14 de setembro de 2018 05:38Da Redação
Crime é recorrente e ocorre durante o período noturno desde segunda-feira
Desde segunda-feira o cemitério Bom Jesus é alvo de vandalismo e furtos. Os suspeitos tentam levar durante a noite objetos dos túmulos como vasos, letras, imagens de santos de bronze, argolas e, inclusive, fotografias. Ao depender do peso, os objetos são deixados para trás.

Criminosos chegam a furtar fotografias e quebrar imagens de santos nos jazigos
Durante uma visita ao local, a Gazeta do Triângulo observou o retrato do vandalismo. Um dos túmulos, anteriormente ornamentado, já não possuía mais os adornos cuidadosamente selecionados pelas famílias. Em outro, um espaço vazio dava lugar a uma imagem do São Jorge, a qual foi arrancada do túmulo. Os retratos dos sepultados foram retirados pelos criminosos em uma das lápides.
Os crimes, segundo relatos, continuam ocorrendo. “Na noite passada entraram no cemitério de novo, mas não levaram nada, apenas depredaram e vandalizaram jazigos. Acredito que isso não seja questão só de furto mais, mas que tenha outra intenção por trás disso”, disse o diretor dos cemitérios João Gabriel Araújo dos Santos.
Várias ocorrências foram registradas e procedimentos de segurança devem ser estabelecidos. “Vai ser feito um levantamento agora, vamos solicitar orçamento de três empresas para poder estar colocando cerca de concertina no cemitério, mas o processo licitatório é demorado”, coloca o diretor dos cemitérios.
Em relação à contratação de seguranças, o servidor afirma que estão sendo realizadas tentativas. “Vai ser publicado no Correio oficial o chamamento de quatro vigias do processo seletivo que teve da prefeitura. Serão dois vigias em um dia e dois em outro. Quanto mais rápido eles se apresentarem para o serviço, acredito que mais rápido consigamos coibir o crime”, afirma.
Segundo ele, pode haver dificuldade em preencher as vagas. “Quando as pessoas são informadas que é para trabalhar no cemitério elas perdem as vezes a vontade de vir”, coloca. O diretor acredita que isso deva-se ao histórico do cemitério. “O último segurança que trabalhou aqui, durante uma tentativa de furto no cemitério Bom Jesus, foi amarrado e espancado, então acredito que isso influencia”, disse.
Conforme explica, a responsabilidade do município é de zelar pelos cadáveres, e não pelos jazigos. “A pessoa, quando tem a concessão da área que é garantida pelo alvará, verifica que lá consta apenas a medição da área em si. Tudo que a pessoa constrói nos jazigos, seja por vaidade ou por zelo, não é mais de responsabilidade da prefeitura”, coloca.
6 Comentários
Deixe seu comentário:
Últimas Notícias
- Processo de cassação de vereador de Varginha será julgado nesta sexta-feira qua, 25 de março de 2026
- Elas transformam realidades e movem o agro qua, 25 de março de 2026
- Vereadores de Além Paraíba terão auxílio qua, 25 de março de 2026
- DA REDAÇÃO – 25 DE MARÇO qua, 25 de março de 2026
- Prefeitura de Indianópolis fortalece vínculos comunitários com ações descentralizada do CRAS qua, 25 de março de 2026
- Prefeitura de Araguari inaugura Centro de Convivência da Pessoa Idosa qua, 25 de março de 2026
- Bombeiros encontram corpo de idoso que se afogou no Rio Paranaíba qua, 25 de março de 2026
- CPI DA CEMIG: CÂMARA MUNICIPAL DE ARAGUARI MIRA FALHAS NO FORNECIMENTO DE ENERGIA qua, 25 de março de 2026
- 9ª Região da Polícia Militar divulga nota referente à ocorrência de troca de tiros qua, 25 de março de 2026
- Parcerias políticas garantem novos veículos com acessibilidade para a frota municipal de Romaria qua, 25 de março de 2026
> > Veja mais notícias...
A prefeitura tá preocupada apenas em fazer festas e outras coisas…… O cemiterio já devia ter cameras e iluminacao, além de cercantina
Araguari esta tomada por usuários de drogas vitima desse governo incompetente,ja que quem constrói e responsável ja aviso desde ja quem fazer vandalismo ou roubar alguma coisa no túmulo da minha mãe vai receber a justiça doa lei do garimpo eu não tenho misericórdia com ladrão de espécie alguma ainda mais se desrespeitar o lugar de descanso de meus entes queridos. Ta dado o recado ja que o diretor o CAPACHÃÕ do prefeito disse quem e responsável de cuidar são os donos dos alvarás eu estou cuidando do meu .
Ass BRUKUTU SINCERO #CORAGEMPARAFAZEROCERTO e dizer também ass BRUKUTU
Deveria ter concertina e fio de alta tensão passando por dentro, holofotes e uns cinco pit bull correndo pra lá e pra cá, acompanhados por uns quatro vigias. Tem que eletrocutar todos que tentar entrar lá durante as noites. Câmeras tem que ser daquelas que giram em todas as direções.
O que causa nais indignação e o CAPACHÃÕ do prefeito dizer que a prefeitura não e responsável PELOS roubos e vandalismo,e dizer que e ” vaidade fazer alguma obra no túmulo do ente querido. O cara e despreparado para ser diretor de um cemitério,Não sabe nem ao menos se expressar #coragemparafazerocerto e dizer também ass BRUKUTU SINCERO
Esse tipo de ato já acontece a muito tempo no país. Nos cemitérios do Estado de SP e capital roubam cruzes, placas, vasos e tudo que veem pela frente. Chegam a violar sepulturas para roubar joias e dentes de ouro. Já li muita reportagem em jornais sobre esse assunto. O cemitério pode ser até bem humilde que eles não respeitam procuram até comida que as pessoas colocam, que na verdade é errado. As coisas erradas criadas pela bandidagem vai correndo país afora por causa das drogas. Se bem que pegaram até um estilista famoso roubando vasos no cemitério lá em São Paulo depois disso ele até sumiu da televisão. Todos dizem que faltam segurança nos cemitérios.
O problema de vandalismo acontece no Brasil inteiro até parece uma cultura não respeitar as coisas. Uns três anos atrás estive nesse cemitério procurando túmulo de parentes e vi várias ações de vandalismo. Mas isso aí não é um caso isolado só de Araguari. Pires do Rio menos de 200 quilômetros de Araguari está em Goiás os cemitério tb sofre com vandalismo.