Cemig energiza novo transformador e entrega ampliação da Subestação Araguari 2, elevando em 50% a capacidade energética do município
ter, 16 de dezembro de 2025 08:00Da Redação

Legenda 1: O prefeito Renato Carvalho, vereadores e empresários participaram da cerimônia de energização do novo transformador, ressaltando os benefícios para a indústria e o desenvolvimento da cidade.
A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) entregou nesta segunda-feira, 15, a obra de modernização e ampliação da Subestação Araguari 2, com a energização de um novo transformador, ampliando em 50% a capacidade do sistema elétrico da cidade e reforçando a confiabilidade no fornecimento de energia.
O investimento, estimado em R$ 160 milhões, representa um marco para o desenvolvimento de Araguari, garantindo maior segurança operacional, redução de indisponibilidades no sistema e capacidade para atender à expansão urbana, industrial e ao agronegócio. O aporte integra um conjunto de obras da Cemig na região, somando-se à Subestação Araguari 4, que ainda está em andamento.
O prefeito Renato Carvalho participou do ato de entrega e destacou a importância estratégica da obra para o crescimento industrial do município. “Além do aumento da capacidade, essa ampliação fomenta diretamente a indústria de Araguari. Hoje contamos com 118 indústrias e uma capacidade de 50 MVA; agora avançamos para 75 MVA e, em um futuro próximo, chegaremos a 135 MVA. Trata-se de uma ampliação muito robusta”, afirmou.
Também presente, o presidente do HUSF, José Júlio Lafayette ressaltou o impacto regional do investimento.
“Esse investimento fortalece a infraestrutura elétrica, garante maior segurança no fornecimento e cria condições para que Araguari continue crescendo, atraindo novos empreendimentos e atendendo com qualidade o setor produtivo e a população”, declarou.
O superintendente regional da Cemig, Welinton Cassiano, enfatizou que a conclusão do empreendimento prepara o município para novos investimentos. “Hoje efetivamente concluímos esse empreendimento, que nos permitirá mais capacidade. Novas indústrias que queiram se instalar em Araguari terão energia disponível. Essa ampliação demonstra o compromisso da Cemig com a cidade”, destacou.
O presidente da Câmara Municipal de Araguari, vereador Giulliano Tiba, também participou da solenidade e lembrou a atuação do Legislativo na cobrança por melhorias no sistema elétrico.
“Cobramos muito por meio de requerimentos e ofícios, porque somos constantemente cobrados pela população em relação à energia. Hoje é uma tarde muito feliz para Araguari”, afirmou.
Com a entrega da Subestação Araguari 2 modernizada, Araguari se consolida como um polo estratégico no Triângulo Mineiro, fortalecendo sua infraestrutura energética, ampliando a capacidade de atração de novas indústrias, melhorando o atendimento ao agronegócio e garantindo mais qualidade e estabilidade no fornecimento de energia à população.

Legenda 2: A subestação de Araguari, agora modernizada, oferece maior capacidade de fornecimento de energia, refletindo diretamente no crescimento econômico e na atração de novos empreendimentos.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Agronegócio mineiro cresce ter, 16 de dezembro de 2025
- Polícia Militar reforça segurança dentro do período de Natal sem ocorrências de destaque ter, 16 de dezembro de 2025
- Supercopa dos Campeões – A.A.A. Resgate ter, 16 de dezembro de 2025
- Campeonato Society Trintão do Pica-Pau – JAC Veículos ter, 16 de dezembro de 2025
- Campeonato Mineiro Fut7 – Araguari Fut7 ter, 16 de dezembro de 2025
- IGREJA DO EVANGELHO QUADRANGULAR REALIZA A 14ª EDIÇÃO DO “NATAL DO AMOR” EM ARAGUARI ter, 16 de dezembro de 2025
- Araguari recebe no próximo fim de semana encenação do Caso dos Irmãos Naves ter, 16 de dezembro de 2025
- RADAR -16 DE DEZEMBRO ter, 16 de dezembro de 2025
- DA REDAÇÃO – 16 DE DEZEMBRO ter, 16 de dezembro de 2025
- Copinha Sub-17 de Futsal LAFS – Olé F.A ter, 16 de dezembro de 2025
> > Veja mais notícias...
