Sábado, 21 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Cell Broadcast é tema de reunião da Defesa Civil em Indianópolis

qui, 25 de julho de 2024 13:20

Da Redação

 

O Cell Broadcast é um serviço de mensagens em massa baseado em redes de telefonia móvel. Permite o envio de mensagens instantâneas a todos os dispositivos dentro de uma determinada área geográfica, como alertas de emergência, informações públicas ou comerciais. Diferencia-se de SMS tradicionais por não exigir números individuais e ser distribuído por células de rede, alcançando rapidamente um grande número de usuários simultaneamente.

Recentemente, membros da Defesa Civil de Araguari e região se reuniram em Indianópolis para tratar sobre o sistema Cell Broadcast, um projeto do Governo Federal, através do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, juntamente com a Defesa Civil.

A reunião contou com a presença de representantes da Secretaria Nacional de Defesa Civil
Divulgação

 

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Araguari, Lucenildo Batista, os cidadãos receberão alertas em duas situações: a severa, indicando que existe aproximação de perigo (chuvas muito fortes, terremotos, vendavais) e a extrema, indicando que alguma atitude precisa ser tomada imediatamente, como a evacuação do local,

 

É importante ressaltar que, os alertas podem acontecer até mesmo quando o aparelho celular estiver sendo usado, serão recebidas mensagens de texto, em formato pop up, sobreposto ao conteúdo que eventualmente esteja sendo acessado no celular. Além disso, a depender do tipo de emergência, a mensagem poderá acionar um sinal sonoro no celular, mesmo se estiver no modo silencioso, o que vai permitir maior funcionalidade do alerta nas situações de risco.

 

“A reunião aconteceu em Indianópolis, pois a cidade está entre os onze municípios brasileiros selecionados para a implantação do sistema, devido à sua rede de telefonia. Nós teremos esse alerta em Indianópolis e região no dia 10 de agosto, será realizado um teste para que o município possa receber esse sistema. Até o fim do ano, todo o pais receberá esses alertas, não sendo necessária

a realização de nenhum cadastro”, disse Lucenildo Batista.

 

Ainda, conforme o coordenador da Defesa Civil, as pessoas não precisam se alarmar, será realizado apenas um teste para que a população tenha consciência daquilo que acontecerá no futuro. “Duas pessoas da Secretaria Nacional de Defesa Civil nos apresentaram esse projeto. O prefeito de Indianópolis, Lindomar Amaro, também esteve presente na reunião”, concluiu Lucenildo Batista.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: