Terça-feira, 10 de Setembro de 2024 Fazer o Login

CDL Araguari em destaque

sáb, 2 de agosto de 2014 00:00

abertura Cantinho do Mário
Este é um ano muito especial para a classe empresarial e lojista do município, em razão das comemorações de 35 anos da Câmara de Dirigentes Lojistas de Araguari.  Para discorrermos sobre a data é preciso mostrar um pouco da história da entidade e do que ela representa para a cidade.   Confira.

A CDL – Araguari – então Clube de Diretores Lojistas, foi fundada em 20 de novembro de 1978, pelos empresários José Brandão (presidente da entidade na gestão 79/80), Sebastião Lafaiete, Ismael Nonato Ferreira, Matusalém Júlio da Silva, Wilson Honório de Lacerda, Sílvio Roberto Alves, Nairon Perfeito, Guaracy Faleiros Machado (in memorian), João Alves dos Santos, Ricardo Carraro, Dimas de Araújo, Fernando Araújo, Euler Roberto Coutinho (in memoriam), Jaime Silva e Márcio Marra Resende (in memorian).    O OBJETIVO ERA LUTAR EM FAVOR DE TUDO O QUE É IMPORTANTE E JUSTO PARA A COMUNIDADE.
cdlari
Seguindo esta linha, conclui-se que a história da CDL está interligada com a criação do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).  Afinal, com o crescimento das vendas a prazo ou no crediário, o lojista precisava de informações cadastrais seguras sobre seus clientes.   E é por meio do SPC que o associado consegue os dados necessários para tornar sua venda mais segura e, consequentemente, evitar os calotes.

Atualmente está integrado ao SPC-BRASIL o maior e melhor banco de dados Nacional. O SPC é um departamento que possibilita socializar o crediário, proporcionando a todos os cidadãos, até mesmo os de baixa renda, o acesso aos bens de consumo por meio de financiamentos diretos das lojas, financeiras ou bancos.

Além de defender os interesses de seus associados, economicamente falando, a CDL-Araguari também sempre se posicionou nas áreas social e política, como mostram as reivindicações apresentadas aos poderes constituídos em benefício da coletividade.

Em 1987, a então diretoria, presidida por Roberto Resende Cury, lançou a pedra fundamental para construção da sede própria da entidade, mas a conquista se concretizou mais tarde, em 1993, na gestão do presidente Carlos Roberto de Ávila.

Com a sede própria, a CDL cresceu em estrutura física, modernidade, tecnologia e em número de associados. Também ampliou o mix de produtos e serviços, para fomentar o comércio local.

Em 1999, as constantes e rápidas mudanças estimularam a CDL-Araguari a criar uma instituição que contribuísse de forma efetiva, para o crescimento econômico dos empresários.  A proposta era fazer do “cliente/correntista”, o dono de seu próprio “banco”.  Daí, a CDL-Araguari fundou a Aracoop (Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo do Comerciante).

Atualmente, o volume de ferramentas disponi-bilizadas em favor do empresário e do consumidor em geral, permite à CDL-Araguari a consagração como uma das mais completas instituições representativas do município.   Além do SPC-Brasil, são oferecidos serviços de Alerta Cidadão, Medicina do Trabalho, campanhas e promoções, palestras, cursos, treinamentos, consultoria jurídica, assessoria em segurança do trabalho, envio de e-mail marketing, e até o novíssimo serviço de Certificação Digital que é exigência da lei e que a CDL implantou rapidamente para atender seu público mais especial: seus associados.

Seu presidente atual é o nosso amigo Sebastião dos Santos Totó, honesto, dinâmico, trabalhador, idealista, assessorado por seus pares com os mesmos predicados.

Parabéns a CDL e a todos os diretores e a cidade por ter uma instituição desse porte administrada por pessoas que trabalham sem visar nenhum benefício financeiro, apenas amor pela cidade.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: