Segunda-feira, 23 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Cavalgada agitou a cidade no final de semana

ter, 25 de março de 2014 00:01
Cerca de 500 cavaleiros tomaram as principais ruas e avenidas da cidade no último sábado, 22. Foto: Divulgação

Cerca de 500 cavaleiros tomaram as principais ruas e avenidas da cidade no último sábado, 22. Foto: Divulgação

DA REDAÇÃO – Cerca de 500 cavaleiros tomaram as principais ruas e avenidas da cidade no último sábado, 22, em desfile encerrado com grande estilo na Chácara Duas Torres, onde aproximadamente mil pessoas participaram de uma grande festa comemorando movimento. O evento foi realizado pela Nutriminas com apoio da Equipe Dr. Idson – Som e Eventos, que ficaram surpresos com o resultado do evento que superou todas as expectativas.

Saiba mais

A cavalgada é uma das grandes e principais tradições de Araguari, mas as cavalgadas têm como ponto de partida a domesticação dos cavalos existentes por toda a Europa e África, principalmente na região do Oriente Médio.

No caso especificamente das cavalgadas, a prática do esporte é diretamente ligada à origem da raça do cavalo. As preferidas para cavalgada são os marchadores, Quarto de Milha e Mangalarga Marchador.

No caso do Brasil as cavalgadas foram introduzidas como esporte há pouco tempo com todo o crescimento do interior, trazendo muitos adeptos a essa atividade. A raça Mangalarga foi desenvolvida no Brasil através do cruzamento de um cavalo Andaluz com Éguas Nacionais de origem Ibérica.

Em São Paulo passaram por transfusões de sangue árabe, anglo-árabe, Puro sangue Inglês e American Sadle Horse, que deram a característica da marcha trotada. Por esse aspecto a raça Mangalarga dividiu-se em duas: Mangalarga em São Paulo e Mangalarga Marchador em Minas Gerais.

Os marchadores são os melhores definidos dessa forma pelo seu jeito de andar, que consiste em andar com as duas patas da esquerda e depois com as duas da direita. É muito cansativo para os cavalos a marcha, mas para o cavaleiro a montaria fica muito tranquila e com pouco impacto.

O Quarto de Milha surgiu a partir de cavalos selvagens Mustangs, trazidos para a América pelos colonizadores espanhóis. É um cavalo de trabalho e para lidar com o gado tornou-se imbatível. Possuindo bastante velocidade em curtas distâncias, é considerado o animal mais versátil do mundo comportando-se bem em saltos, tambores, balizas, enduro, hipismo rural, lida com o gado e corridas planas.

O Quarto de Milha é conhecido com esse nome por ser um cavalo imbatível nessa distância (402m = um quarto de milha).  Ele pode ter vários tipos de pelagem. As reconhecidas pela ABQM (Associação Brasileira de Quarto de Milha) são: Alazão, Baio, Alazão Tostado, Baio Amarilho ou Palomino, Castanho, Lobuno, Rosilho, Preto, Zaino e Tordilho.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: