Quinta-feira, 26 de Março de 2026 Fazer o Login

Casa legislativa autoriza repasse financeiro à Liga Araguarina de Futebol

qua, 25 de abril de 2018 05:24

Da Redação

Campeonatos aquecem setor comercial e reduzem a criminalidade, afirma presidente da LAF

Na sessão da Câmara Municipal dessa terça-feira, 24, os vereadores aprovaram o projeto 070/2018 referente a subvenção anual no valor de aproximadamente 122 mil reais que serão pagos em seis parcelas a Liga Araguarina de Futebol (LAF). O vereador Giulliano Sousa Rodrigues “Tibá” (PTC) ressaltou os comentários pessimistas em relação ao projeto do auxílio financeiro.

“Escutamos muitas conversas, inclusive, de que não haveria futebol amador. Eu, assim como os meus companheiros, Leonardo Rodrigues (PP) ‘Léo Mulata’ e Lucio Flávio R. da Cunha (PSDB) ‘Queijeira’, sabemos da importância deste projeto e com certeza a nossa torcida é para que a bola volte a rolar nos gramados que é o nosso futebol profissional, o que temos na cidade. Desejo sucesso nesta nova empreitada”, disse, ao se dirigir ao responsável pela Liga, que acompanhou a sessão.

A próxima ação, que será viabilizada no Legislativo, é a apresentação de anteprojeto para que o recurso seja pago em três parcelas. “Para este ano não foi possível fazer emenda, mas para 2019 será feita com o intuito de que, até meados do ano, o pagamento seja feito, mesmo porquê são nos primeiros seis, sete meses de governo que há um número expressivo de recursos recebidos pela prefeitura em relação a impostos, portanto, sendo possível repassar o recurso a Liga”, considerou.

A expectativa do atual presidente da LAF, Cleibimar Resende, é que a prefeitura cumpra com o compromisso. “Se o pagamento iniciar em maio e for conforme o previsto, conseguimos fechar o calendário no mês de novembro”, destacou.

Sobre os gastos com os campeonatos, o presidente afirma que o poder público gasta anualmente em torno de R$4,50 por jogador. “São doze equipes na primeira divisão, oito na segunda. São vinte clubes, dezoito equipes de interbairros mais doze equipes no futebol sênior. No total são quase mil atletas”, contou.

Conforme informou, os jogos são promovidos aos sábados na parte da tarde e aos domingos de manhã. “Sem contar das oportunidades de serviço oferecidas como o vendedor de espetos, da cerveja, o dono do bar, a padaria, o posto de gasolina. Tudo isso se movimenta em torno do futebol amador”, lembrou.

O presidente acrescentou que nestas épocas de campeonato o índice de criminalidade tende a diminuir. “Temos a informação do comando da Polícia Militar de que os registros de crimes são reduzidos”, acrescentou.

 Demais projetos em pauta

Na sessão da Câmara também recebeu aval o Projeto de Resolução 004/2018 que aprova as contas da prefeitura municipal de Araguari relativas ao exercício de 2014, referente a finanças e orçamentos e tomadas de contas.

O PL 085/2018 também estava em pauta, mas a votação foi adiada. Segundo o vereador responsável pelo pedido, Sebastião Joaquim Vieira “Tiãozinho” (PRP),o assunto referente aos direitos adquiridos de servidores precisa ser estudado.

“Trata-se de uma revogação de um caput onde, no meu ponto de vista, servidores serão prejudicados. Podemos até ir no promotor conversar para ver se a gente ameniza essa situação”, propôs.

Ele afirma que no projeto é retirado o direito adquirido do servidor efetivo que é solicitado para uma função de cargo de confiança. “Depois de dez anos dessa ocupação se ele voltar para sua função de efetivo perde os seus direitos, conformea supressão deste artigo. Se votarmos de maneira favorável a este projeto, estaremos em desfavor ao servidor público”, alertou.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: