Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Cartório registra aumento na busca por serviços de regularização eleitoral

sáb, 23 de abril de 2016 08:16

Da Redação

Atendimentos também ocorrem aos sábados e domingos, das 7 às 13h

O prazo para que a população regularize a situação eleitoral termina em 12 dias. Os interessados em transferir, revisar ou tirar o Título de Eleitor devem comparecer ao Cartório Eleitoral até o dia 4 de maio.

Até o momento, cartório registrou 91.745 moradores aptos para as eleições municipais

Até o momento, cartório registrou 91.745 moradores aptos para as eleições municipais

 

De acordo com informações da 16ª Zona Eleitoral, que compreende os municípios de Araguari e Indianópolis, existem 91.745 eleitores aptos para as eleições municipais desse ano. Devido ao prazo final de regularização eleitoral, a equipe registrou um aumento na busca pelos serviços. Geralmente, em anos não eleitorais e fora do período final de cadastramento, o público médio diário é de 30 pessoas, enquanto, nos últimos dias, o Cartório Eleitoral tem recebido aproximadamente 120.

Os cidadãos que realizarem qualquer modificação no Título de Eleitor, também passam pelo cadastramento biométrico. Durante o cadastro, são coletadas as impressões digitais de todos os dedos das mãos do eleitor e uma fotografia, feita no momento do atendimento, que é utilizada somente para o registro no sistema.

A biometria não é obrigatória para a próxima eleição, porém, os interessados em realizar o procedimento devem comparecer ao cartório portando uma cópia e o documento de identificação oficial com foto (no qual conste o nome dos pais e data de nascimento), Título de Eleitor (se tiver), CPF (se tiver), e comprovante de endereço. Os eleitores do sexo masculino que estiverem fazendo o título pela primeira vez devem apresentar também o comprovante de quitação com o serviço militar obrigatório.

O Cartório Eleitoral está cadastrando pessoas interessadas em realizar o trabalho de mesário voluntário na próxima eleição. Para isso, devem comparecer portando o documento de identidade, sendo que a participação vale o dia de trabalho e um certificado de 10 horas para os alunos do curso de Direito do Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos.

Os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira, das 12 às 18h, e, até o dia 4, aos sábados e domingos, das 7 às 13h, no Cartório Eleitoral, localizado na rua Dr. Afrânio, 124, Centro.

Calendário Eleitoral

As determinações do Calendário Eleitoral devem ser respeitadas pelos partidos políticos, candidatos, eleitores e pela própria Justiça Eleitoral. As propagandas eleitorais serão permitidas somente a partir do dia 16 de agosto, exceto em rádio e TV, que começam apenas no dia 26 de agosto. O descumprimento da medida pode gerar multa de R$ 5 mil a R$ 25 mil.

A relação dos candidatos às eleições majoritárias deve ser disponibilizada pelos Tribunais Regionais Eleitorais ao Tribunal Superior Eleitoral até o dia 12 de setembro. O último dia para a divulgação da propaganda eleitoral gratuita e realização de debate no rádio e na televisão é 29 de setembro. Os candidatos podem fazer divulgação na imprensa escrita até o dia 30 e a distribuição de material gráfico, a promoção de caminhada, carreata, passeata ou carro de som é permitida até o dia 1º de outubro. A eleição ocorre no dia 2 de outubro e, caso seja necessário o segundo turno, no dia 30 de outubro.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: