Domingo, 22 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Cartilha do IBGE aponta dados relevantes sobre o município para as Eleições 2016

sáb, 24 de setembro de 2016 05:27

Da Redação

Instituto divulgou dados relativos à saúde, economia, população e outros

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está realizando a distribuição do folheto “O seu município em números 2016”. O objetivo é conscientizar os eleitores sobre o papel dos administradores municipais, além de trazer dados sobre diversos setores relevantes da cidade, como educação, saúde e economia.

Censo Demográfico registrou um crescimento populacional de mais de dez mil pessoas

Censo Demográfico registrou um crescimento populacional de mais de dez mil pessoas

 

De acordo com a técnica em informações geográficas e estatística da agência do IBGE em Araguari, Roosemary de Cáritas Azevedo Sousa, o objetivo do material é levar aos eleitores e demais envolvidos no processo eleitoral as informações necessárias para qualificar os debates e possibilitar aos cidadãos uma escolha consciente e embasada. “O eleitor poderá ter acesso a diversas informações sobre o seu município, como população e domicílios, saúde, economia, educação e Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)”.

A técnica comenta que as informações são importantes tanto para os eleitores, quanto para os candidatos. “A cartilha traz um retrato do município e, com esses dados, a população se conscientiza e terá subsidio para poder cobrar dos políticos melhorias para a cidade. Além disso, os próprios candidatos podem ter acesso a esses dados para estarem mais bem orientados em debates e discussões”.

Segundo a cartilha do IBGE, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) em Araguari é considerado alto (0,773) e é superior ao do Estado de Minas Gerais (0,731) e do país (0,727). Em relação ao setor de população e domicílios, o censo demográfico demonstrou que a maior parte da população possui renda de até um salário mínimo, seguida pela população que recebe até dois salários mínimos. A menor porcentagem é a que recebe acima de cinco salários mínimos, seguido pelos que recebem até meio salário mínimo e até cinco salários mínimos.

O censo registrou um crescimento populacional de mais de dez mil pessoas entre os anos 2000 e 2010, sendo que mais de 90 mil pessoas dos sexos masculino e feminino são habitantes da zona urbana e menos de dez mil da zona rural. Dentre os moradores de ambas as zonas, 65% estão entre as faixas etárias de 15 e 59 anos, 20% entre 0 e 14 anos e 15% possuem 60 anos ou mais. Atualmente, a população estimada do município é de 116.267 habitantes.

Os dados mostram também que em média, 90% do lixo do município é coletado diretamente pelo serviço de limpeza, excetuando uma pequena porcentagem que é queimada em propriedades e outros que são depositados em caçambas de serviço de limpeza.

Em relação à educação, o número de matriculas em creches caiu do ano de 2012 para 2013, mas se manteve relativamente estável entres os anos de 2013 e 2015. O número de matrículas na pré-escola se manteve estável entre os anos 2012 e 2013, mas cresceu do ano de 2013 para 2014 e se manteve estável no ano de 2015. As matriculas no ensino fundamental, ao contrário, vem decaindo do ano de 2012 para 2015.

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) dos anos finais (6º a 9º ano) decaiu do ano de 2011 para 2013 no município, mas ainda assim se manteve acima da média estabelecida pelo Ministério de Educação. A nota municipal se manteve acima das notas Estadual e Federal.

A cartilha relatou também que o município possui três hospitais gerais e 19 unidades de saúde voltadas para a Atenção Primária. Na área de saúde, os dados demonstram que a taxa de mortalidade infantil no município decresceu consideravelmente desde o ano 2012 e que as notificações de caso de dengue também diminuíram desde o ano de 2010.

Na área de economia, o IBGE apontou que o Produto Interno Bruto (PIB) do município é maior na área de serviços, seguido por indústria, administração, impostos e agropecuária. O PIB per capta no município decresceu do ano de 2012 para 2013 e o setor que ocupou o maior número de pessoas foi o de serviços, seguido pela indústria. Entre os anos de 2012 e 2013, todos os setores apresentaram crescimento na ocupação de pessoas, exceto o setor de agricultura, que apresentou decréscimo.

Sobre a cartilha

As informações contidas no folheto foram produzidas por fontes oficiais, sobre diversos aspectos de cada um dos 5.570 municípios brasileiros. Os dados referem-se à população e domicílios, economia, saúde, educação e Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). “O município é onde passamos nossa vida, desenvolvemos nossas relações cotidianas e sentimos mais diretamente o impacto dos acontecimentos e decisões políticas. Em momentos de eleição municipais, fica evidente a importância de escolhermos com atenção quem comandará a vida política do nosso lugar nos próximos anos, Para tomar a decisão mais consciente, a informação é fundamental”.

Além das informações sobre o município, o folheto também apresenta uma explicação sobre o trabalho do prefeito e vereador no município, para que o eleitor tenha conhecimento do que pode ser esperado e cobrado de cada representante eleito. “O voto é uma forma do cidadão se expressar, então, nada melhor do que ter acesso às informações oficiais, reunidas num só lugar e de maneira simples e sucinta, para ajuda-lo a decidir quem votar e saber o que pode esperar, fiscalizar e cobrar dos políticos eleitos a partir do próximo ano”. O folheto também auxilia os candidatos, de forma que possam conhecer melhor seu município e estarem cientes da viabilidade dos compromissos assumidos durante os processos eleitorais.

O instituto irá distribuir mais de 1,1 milhão de folhetos, através das 584 agências do IBGE espalhadas pelo país. Além disso, todos os candidatos que estão cadastrados na base de dados do Tribunal Superior Eleitoral receberão a versão digital do folheto. Os interessados também podem acessar as informações no canal Cidades@, disponível no site www.cidades.ibge.gov.br.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: